sexta-feira, 27 de setembro de 2024

’68 Chevy Nova – Hot Wheels (1968-1972)

Nova SS, com motor 350 cid

A terceira geração do Chevrolet Nova surgiu em 1968, oficialmente denominado Chevy II Nova, e o nosso Opala teve sua frente claramente inspirada neste modelo, além do motor de seis cilindros com 230 cid (3,8 L) e mais tarde o 250 cid (4,1 L) que veio equipar os nossos Chevrolet por aqui . Carro compacto para os americanos, era equipado com motores de quatro e seis cilindros com 153 cid (2,5 litros) e 230 ou 250 cid (3,8 ou 4,1 litros). Havia também dois novos V8: u com 307 cid (5,0 litros) com 200 hp, um 327 cid (5,3 litros) com 275 hp, e um 350 cid (5,7 litros) com 295 hp. Havia também dois V8 opcionais de 396 cid (6,5 litros): um com 350 hp e outro com 375 hp a 5600 rpm e 415 lb-ft de torque a 3600 rpm. Era um Muscle-Car com uma suspensão avançada de fábrica.

Os motores V8 tinham carburação quádrupla Quadrajet, câmbio Saginaw de quatro marchas, e logo ficou disponível um câmbio semi-automático (sem pedal de embreagem) baseado no Powerglide denominado Torque-Drive, com um custo menor do que o totalmente automático. Esta transmissão era oferecida apenas para os modelos de quatro e seis cilindros. As ooutras opções eram a Powerglide de três marchas para a maioria dos modelos e a Turbo-Hydramatic de três marchas disponível apenas para os V8 maiores e mais potentes.


O Nova Super Sport (SS) foi transformado de um nível de acabamento para um pacote de performance em 1968. Com um V8 de 350 cid (5,7 litros) e 295 hp, com suspensões reforçadas e outros equipamentos para aumentar o desempenho, o Nova SS era um dos menores Muscle-Cars fabricados em Detroit. Ainda havia opcionais duas versões do V8 Big-Block com 396 cid (6,5 L) gerando 350 hp ou 375 hp a 5600 rpm e 415 lb-ft de torque a 3600 rpm. As opções de câmbio eram a M-21 manual de quatro marchas com relações mais curtas; a manual reforçada M-22 “Rock Crusher” de quatro marchas e a automática Turbo-Hydramatic 400 de três marchas. Freios a disco dianteiros eram opcionais para o Nova SS.

A plataforma denominada X-Body trazia a inovação de um subframe dianteiro, onde eram afixados o trem de força e as suspensões, recurso que somente os carros maiores tinham. Opcionais incluíam freios com assistência a vácuo, direção hidráulica, ar-condicionado, cintos no banco traseiro e encostos de cabeça.

Para os anos seguintes, em 1969 a GM retirou o termo “Chevy II” e ficou somente com Chevrolet Nova, recebendo pequenas atualizações na aparência, e novas combinações de motores e versões de acabamento.

Nova Rally, 1971

Algumas se destacaram, como a Rally Nova (1971-1972), somente na configuração cupê, que tinha suspensões reforçadas, e podiam ter molas de lâmina única na traseira, dependendo dos opcionais pedidos. O visual insinuava que era um Muscle-Car, com faixas laterais, grade preta, retrovisor com carenagem aerodinâmica, rodas Rally de 14x6”, mas esta versão não podiam ser combinadas com o motor V8 turbo-Fire de 350 cid e 200 hp, por duas razões: uma, os clientes podiam ter o Nova com visual esportivo sem precisar pagar pelo motor mais potente, e outra, que o seguro do SS era mais caro por causa do motor mais potente. A versão Rally vendeu 7.700 unidades em 1971 e 33.319 em 1972.

Yenko Supernova

Outra versão em destaque era o Yenko Nova, feito pelo ex-piloto e especialista em Muscle-Car Don Yenko, dono da concessionária Yenko Chevrolet, de Canonsburg, Pennsylvania. Ele customizava Chevelles e Camaros para competir com os Mustang, Plymouth Barracudas e Dodge Challenger, e também preparou os Nova, que também acabaram sendo chamados de Yenko Supernovas, devido ao incremento de performance dos modelos. Estes tinham o subchassi dianteiro e a suspensão reforçados, para acomodar motores V8 de 427 cid (7,0 L). Registra-se que 37 unidades foram construídas por Yenko, das quais apenas sete delas estão cadastradas e conhecidas hoje.

O ano de 1972 foi o melhor desta geração, apesar de pouco mudar, as vendas atingiram 349.733 unidades, das quais 139.769 eram equipadas com motores de seis cilindros. Os modelos mais procurados pelos colecionadores são os carros entre 1968 e 1971, especialmente as versões SS equipados com motores V8 de fábrica.

Da minha coleção



O casting desta miniatura é uma versão alternativa (2009) do primeiro Nova feito pela Hot Wheels em 2004, que não tem o scoop no capô do motor. Desde então ambos os modelos aparecem sempre todos os anos. A miniatura é da Série Rod Squad, de 2020, e a decoração remete à pintura dos aviões Curtiss P-40B Warhawk, esquadrão de pilotos americanos que defenderam a China contra a invasão japonesa na Segunda Guerra, e que ficaram conhecidos como "Flying Tigers".





Referências:

https://www.motortrend.com/features/chevrolet-nova-history-generations-specifications-photos/

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2768_Chevy_Nova

https://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Chevy_II_/_Nova

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