Nova SS, com motor 350 cid
A terceira geração do Chevrolet Nova surgiu em 1968,
oficialmente denominado Chevy II Nova, e o nosso Opala teve sua frente
claramente inspirada neste modelo, além do motor de seis cilindros com 230 cid
(3,8 L) e mais tarde o 250 cid (4,1 L) que veio equipar os nossos Chevrolet por
aqui . Carro compacto para os americanos, era equipado com motores de quatro e
seis cilindros com 153 cid (2,5 litros) e 230 ou 250 cid (3,8 ou 4,1 litros).
Havia também dois novos V8: u com 307 cid (5,0 litros) com 200 hp, um 327 cid
(5,3 litros) com 275 hp, e um 350 cid (5,7 litros) com 295 hp. Havia também dois
V8 opcionais de 396 cid (6,5 litros): um com 350 hp e outro com 375 hp a 5600
rpm e 415 lb-ft de torque a 3600 rpm. Era um Muscle-Car com uma suspensão
avançada de fábrica.
Os motores V8 tinham carburação quádrupla Quadrajet, câmbio
Saginaw de quatro marchas, e logo ficou disponível um câmbio semi-automático (sem
pedal de embreagem) baseado no Powerglide denominado Torque-Drive, com um custo
menor do que o totalmente automático. Esta transmissão era oferecida apenas para
os modelos de quatro e seis cilindros. As ooutras opções eram a Powerglide de
três marchas para a maioria dos modelos e a Turbo-Hydramatic de três marchas
disponível apenas para os V8 maiores e mais potentes.
O Nova Super Sport (SS) foi transformado de um nível de acabamento para um pacote de performance em 1968. Com um V8 de 350 cid (5,7 litros) e 295 hp, com suspensões reforçadas e outros equipamentos para aumentar o desempenho, o Nova SS era um dos menores Muscle-Cars fabricados em Detroit. Ainda havia opcionais duas versões do V8 Big-Block com 396 cid (6,5 L) gerando 350 hp ou 375 hp a 5600 rpm e 415 lb-ft de torque a 3600 rpm. As opções de câmbio eram a M-21 manual de quatro marchas com relações mais curtas; a manual reforçada M-22 “Rock Crusher” de quatro marchas e a automática Turbo-Hydramatic 400 de três marchas. Freios a disco dianteiros eram opcionais para o Nova SS.
A plataforma denominada X-Body trazia a inovação de um
subframe dianteiro, onde eram afixados o trem de força e as suspensões, recurso
que somente os carros maiores tinham. Opcionais incluíam freios com assistência
a vácuo, direção hidráulica, ar-condicionado, cintos no banco traseiro e
encostos de cabeça.
Para os anos seguintes, em 1969 a GM retirou o termo “Chevy
II” e ficou somente com Chevrolet Nova, recebendo pequenas atualizações na aparência,
e novas combinações de motores e versões de acabamento.
Nova Rally, 1971
Algumas se destacaram, como a Rally Nova (1971-1972), somente
na configuração cupê, que tinha suspensões reforçadas, e podiam ter molas de
lâmina única na traseira, dependendo dos opcionais pedidos. O visual insinuava
que era um Muscle-Car, com faixas laterais, grade preta, retrovisor com carenagem
aerodinâmica, rodas Rally de 14x6”, mas esta versão não podiam ser combinadas
com o motor V8 turbo-Fire de 350 cid e 200 hp, por duas razões: uma, os
clientes podiam ter o Nova com visual esportivo sem precisar pagar pelo motor
mais potente, e outra, que o seguro do SS era mais caro por causa do motor mais
potente. A versão Rally vendeu 7.700 unidades em 1971 e 33.319 em 1972.
Yenko Supernova
Outra versão em destaque era o Yenko Nova, feito pelo
ex-piloto e especialista em Muscle-Car Don Yenko, dono da concessionária Yenko
Chevrolet, de Canonsburg, Pennsylvania. Ele customizava Chevelles e Camaros
para competir com os Mustang, Plymouth Barracudas e Dodge Challenger, e também
preparou os Nova, que também acabaram sendo chamados de Yenko Supernovas,
devido ao incremento de performance dos modelos. Estes tinham o subchassi
dianteiro e a suspensão reforçados, para acomodar motores V8 de 427 cid (7,0 L).
Registra-se que 37 unidades foram construídas por Yenko, das quais apenas sete delas
estão cadastradas e conhecidas hoje.
O ano de 1972 foi o melhor desta geração, apesar de
pouco mudar, as vendas atingiram 349.733 unidades, das quais 139.769 eram
equipadas com motores de seis cilindros. Os modelos mais procurados pelos
colecionadores são os carros entre 1968 e 1971, especialmente as versões SS equipados
com motores V8 de fábrica.
Da minha coleção
O casting desta miniatura é uma versão alternativa (2009) do primeiro Nova feito pela Hot Wheels em 2004, que não tem o scoop no capô do motor. Desde então ambos os modelos aparecem sempre todos os anos. A miniatura é da Série Rod Squad, de 2020, e a decoração remete à pintura dos aviões Curtiss P-40B Warhawk, esquadrão de pilotos americanos que defenderam a China contra a invasão japonesa na Segunda Guerra, e que ficaram conhecidos como "Flying Tigers".
Referências:
https://www.motortrend.com/features/chevrolet-nova-history-generations-specifications-photos/
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