O Honda S2000 surgiu no primeiro filme da Série Fast & Furious como o carro de Johnny Tran, o “bad boy”, filho de um integrante da Yakusa em Los Angeles. Tipicamente um carro de vilão, preto e tunado, como exigia o roteiro, na verdade, não tinha US$ 100 mil debaixo do capô, mas tinham um bom desempenho para fazer bonito nas tomadas do filme.
De acordo com o site Motor Authority, o roteiro original previa um Mustang para Johnny Tran pilotar, mas com certeza, um Mustang não combinava com o personagem, por mais que os americanos cultuassem o famoso pony-car da Ford. O site informa que assim que os produtores viram o Honda S2000 preto tunado, definiram o modelo para Johnny Tran pilotar. Outra razão para descartar o Mustang era que o modelo não era um dos preferidos para preparação dentro do universo “tuning”.
O Hero Car e suas réplicas
Antes da franquia decolar como um fenômeno global, os orçamentos eram limitados, e os produtores tinham dificuldades para encontrar e preparar os carros para filmagens. Alguns modelos foram alugados de seus proprietários para não onerar os orçamentos, e o Honda S2000 foi locado de R.J. DeVera, que fez o personagem Danny Yamato em F&F 1. O Honda S2000 acabou mais famoso do que seu dono, e foram construídas três replicas dele para as filmagens.
O carro tinha um body-kit Millenium da Veilside, com um aerofólio de milhares de dolares; as rodas eram as Motegi Racing MR153 CM10 de 18 polegadas, calçadas com pneus Toyo T1R Proxes 225/40/18. O carro atingia 155 mph (250 km/h) e fazia de 0-60 mph (0-96 kmh) em 5,4 segundos. Os escapes eram da Paxton Novi 1000 Toucan Industries. Também tinha um Comptech Novi Supercharger, que possibilitava atingir o quarto-de-milha em 13,7 segundos a 101 mph (162,5 km/h). Sem dúvida, 295 hp sem o NOS (370 hp com NOS) ajudava Tran a fazer boa figura nos rachas contra seus adversários.
Destino final do Honda S2000
Como já citado, o orçamento reduzido exigia que os produtores tivessem muitas ideias para economizar nos custos, além de alugar carros, reutilizam os que podiam. Para 2 Fast 2 Furious, o Honda S2000 foi comprado de RJ DeVera por David Marder e preparado para Suki. Anos depois, quando a franquia decolou e os carros começaram a ser cultuados pelos fãs, Craig Lieberman, consultor técnico de F&F 1 e 2, informou que os carros eram o mesmo Honda S2000 em ambos os filmes.
Inicialmente, Suki deveria pilotar um Toyota MR2 Spyder, e chegaram a comprar quatro exemplares para customizá-los, mas desistiram da ideia e voltaram sua atenção ao S2000. Depois da repintura, o interior também foi refeito na cor Barbie Pink, da House of Kolors, decorado com motivos gráficos de animês, equiparam com mais instrumentos no painel, e refizeram o sistema de som. Os tapetes internos eram tapetes de banheiro (de verdade) na cor pink.
O carro da Suki estava equipado com um motor Honda F20C1, de quatro cilindros em linha com 2000 cc, DOHC e Supercharger, que recebeu um upgrade no sistema indo dos 340 hp para 350 hp, ainda de acordo com Lieberman. Tinha também o NOS Nitrous Bottles e um kit Wet Nitrous do motor Honda V6. O sistema de escape era da HKS e a suspensão teve torres RE Works, então o S2000 de Suki estava pronto para correr.
Depois de 2 Fast 2 Furious, o S2000 foi repintado de azul, e mais tarde de laranja, e por fim de amarelo para Tokyo Drift. Depois de tudo isso, o carro foi restaurado para o visual de Suki, e hoje ele está no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles, California. Um dos Stunt-cars foi vendido a um comprador da Europa, enquanto os demais saíram de cena e seu paradeiro é desconhecido.
Honda S2000 – Hot Wheels
S2000 de Johnny Tran, Hot Wheels
Tanto o modelo de Johnny Tran como o de Suki tem o mesmo casting (para reduzir custos), e é um modelo hardtop, não conversível como o original do filme. Jesse disputa com tran no Desert Wars, e mesmo desencorajado por Brian, insiste em correr e claro, perde para a potência do S2000. Ele foge, para não entregar o carro para Tran, mas perto do final do filme, a gangue de Tran o persegue e Jesse perde a vida no tiroteio em frente á casa de Toretto.
S2000 de Suki em 2 Fast 2 Furious |
Em 2 Fast 2 Furious, o carro é pilotado por Suki, na corrida de abertura do filme, disputando palmo a palmo com o Mazda RX-7 de Orange Julius, conseguindo saltar pela ponte levadiça na cola de Brian. Ela aparece novamente pilotando o S2000 rosa no trecho do filme em que dezenas de carros saem para despistar os policiais, mas no final, ela estava pilotando o Mitsubishi Eclipse de Roman, enquanto Brian e ele trocaram de carros e escaparam com o Camaro Yenko e o Challenger R/T.
Ryu Asada foi o designer da Mattel responsável pelo Honda S2000, e o modelo era um dos seus JDM favoritos. A miniatura traz um teto hardtop com tomada de ar, ao contrário do carro de Tran, que tinha uma capota de lona e Suki, que não usava a capota. A frente é customizada, tem o aerofólio na traseira e o body-kit é design do próprio Ryu Asada.
Referências:
https://www.hotcars.com/johnny-trans-honda-s2000-fast-and-furious/
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Honda_S2000https://www.motorauthority.com/news/1128246_suki-and-johnny-tran-s-honda-s2000s-in-the-fast-and-furious-movies-were-the-same-car
https://fastandfurious.fandom.com/wiki/2000_Honda_S2000
https://fastandfurious.fandom.com/wiki/2000_Honda_S2000_(Suki)
Nenhum comentário:
Postar um comentário