quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Ferrari Roma

Ferrari Roma, 2019

A Ferrari Roma (Type F169) é um modelo GT, com motor dianteiro e tração traseira, na configuração cupê 2+2. Foi apresentada em 14 de novembro de 2019, durante um evento internacional no Stadium dei Marmi (Estádio de Mármore), em Roma, para ser o modelo de entrada da linha Ferrari.


Ela é baseada na Ferrari Portofino, com o mesmo motor V8 de 90º F154 BH de 3,9 L DOHC Twin-Turbo com 32 válvulas, gerando 612 hp entre 5.750 e 7.500 rpm, com 761 N-m de torque entre 3.000 e 5.750 rpm. O sistema turbo tem intercoolers e carter seco, garantindo a lubrificação do motor mesmo nas curvas mais velozes. O câmbio tem 8 velocidades, com dupla embreagem, como na SF90 Stradale. O bloco e o cabeçote são de alumínio, com injeção direta de combustível.


Seu design é trabalho de Flavio Manzoni, e foi influenciado pela Ferrari 250 GT Lusso e outros modelos 250 GT da casa de Maranello. O longo capô abriga o poderoso motor V8 na dianteira, com faróis em LED e também nas lanternas traseiras, e acima delas, o spoiler ativo se ergue automaticamente, posicionado para pressão média acima de 100 km/h, e pressão mais elevada para velocidades acima de 100 km/h em curvas e em frenagens, com downforce que chega a 95 kg a 250 km/h. Adicionalmente, o piso do carro gera um vórtex de efeito-solo de modo a evitar que a frente do carro se erga em alta velocidade.


Mesmo sendo um modelo de entrada, ele é muito veloz. Os dados de performance indicam velocidade máxima de 320 km/h (199 mph); aceleração de 0-100 km/h (0-62 mph) em 3,4 segundos e 0-200 km/h (0-124 mph) em 9,3 segundos.

Mesmo baseado na plataforma da Portofino, a Roma pesa 1.472 kg, cerca de 200 kg a menos, com aperfeiçoamentos na estrutura para maior rigidez e alívio de peso com uso de materiais mais leves e resistentes.


A Ferrari Roma segue a tradição dos famosos GT da Ferrari, homenageando a cidade de Roma, no seu 150º aniversário da declaração de Roma como capital da Itália Unificada, participando desta celebração em 2020. Desde então, tem sido premiada com o Red Dot, pelo seu belo design: “Ao renunciar a todos os detalhes supérfluos, o design da Ferrari Roma alcança um minimalismo formal que caracteriza a elegância atemporal deste carro esportivo.”

A Auto&Design Magazine também premiou a Ferrari Roma como o melhor design de produção em 2020, com o painel internacional de jornalistas automotivos declarando que “A Roma reinterpreta as linhas clássicas dos Gran Turismo, e se projeta no século 21 com um design sensual, evocativo e de vanguarda!” e o Esquire Car Award de 2021 nomeou a Ferrari Roma como o Best Design Car of the Year. 

Da minha coleção



A TOMICA reproduz a Ferrari Roma na escala 1:62, na cor cereja metálico, com suas belas linhas musculosas. O detalhe dos faróis em LED valoriza a frente da miniatura, apenas sacrificado pelo design das rodas comuns a outros modelos da linha, e o diâmetro dá a impressão de “brinquedo” ao modelo; e também a falta dos espelhos retrovisores.






Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/No._17_Ferrari_Roma

https://en.wikipedia.org/wiki/Ferrari_Roma

https://www.autoevolution.com/ferrari/roma/

https://www.continentalautosports.com/2024-ferrari-roma-engine-options/

Nenhum comentário:

Postar um comentário