domingo, 8 de dezembro de 2024

Team Transport #63 - All American Racers (AAR)

Team Transport #63, Mix 1 de 2024

Team Transport é um SET Hot Wheels que foi lançado em 2019, num blister contendo um automóvel e um caminhão-plataforma de transporte. A decoração é de equipe de competição, tanto antigas como recentes, e com um acabamento mais detalhado, tanto nos decais como nas rodas especiais com pneus de borracha. Os caminhões normalmente não são licenciados, e também seguem mais de perto a escala, ficando mais proporcionais aos carros que transportam.

São agrupados em quatro edições por ano (Mix 1, 2, 3 e 4) variando de dois a quatro modelos em cada Mix, além de algumas edições especiais em alguns anos. A numeração até 2024, está em #73, fora as edições especiais, que não seguem uma numeração sequencial.



A Edição #63 dos Team Transport traz o Plymouth AAR Cuda (chassis #50211), que correu a Trans-Am Series de 1970. Dan Gurney foi contratado pela Chrysler Motors para construir e competir com os Plymouth Cuda na série de corridas Trans-Am de 1970. Sua equipe All American Racers (AAR) recebeu três Plymouth Cuda, sem números de produção de série.


Dan Gurney correu nas duas corridas iniciais do campeonato com o carro Nº 48, e com o corte na verba de patrocínio pela Chrysler, pôde manter apenas um carro correndo. A partir da corrida de Donnybrooke, o carro Nº 42 foi pilotado por Swede Savage até o final da temporada.


Swede Savage conseguiu três pole-positions, foi segundo em Road America e finalizou em quinto no campeonato de 1970. Era equipado com o V8 de 340 cid (5,6 L) mas reduzido para 303,8 cid, mesmo assim, produzia 450 hp. A carroçaria sofreu um “banho químico” para remoção de tudo o que pudesse aliviar o peso. Tinha muitas peças feitas de titânio, a carcaça do câmbio era de alumínio, mas recebeu um spray de ferro para passar nos testes de homologação.



Entre as inovações que Gurney fez no carro, a AAR foi a primeira equipe a projetar a aplicar um sistema de retenção das porcas de roda, que mais tarde foi copiado por muitas outras equipes, O capô de fibra-de-vidro inspirado na NASA, feito para as corridas foi depois aplicado nos modelos de rua do Cuda. A gaiola de proteção foi a primeira projetada inteiramente no computador, e foi instalada em muitos Cuda e Challenger de pista. Como a lubrificação ficava comprometida nas curvas, Phil Remington, chefe de equipe, desenvolveu um coletor de óleo flutuante, utilizado em aviões de acrobacia, de modo a manter a pressão do óleo e não prejudicar a lubrificação do motor.  


Ao fim da temporada de 1970, Gurney anunciou sua retirada das competições, e vendeu o Cuda Nº 42 para a Goodyear Tires, que o exibiu em eventos promocionais por todo o país, e em 1982, Ed Skanes adquiriu o carro e depois de reformado, corria em competições vintage ou participava em eventos e feiras automobilísticas. Em 2003, Harry Lipetz comprou o carro, revendendo-o em 2006 para Andy Boone, que por sua vez, o repassou para Bill Ockerlund em 2014.


Para recuperar parte do vasto investimento e homologar algumas das peças utilizadas nos carros de competição, a Chrysler ofereceu dois carros de estrada inspirados no Trans-Am. Conhecidos como Challenger T/A e ‘Cuda AAR, ambos eram movidos por uma versão modificada do motor 340 V8 equipado com uma configuração de carburador “Six Pack” (três carburadores de dois cilindros). Oferecido por apenas um ano, a Chrysler produziu 2.399 Challenger T/As e 2.724 exemplares do ‘Cuda AAR.

Plymouth AAR Cuda, Engine

Notavelmente, os Plymouths foram todos construídos num período de cinco semanas, em março e abril de 1970. Até hoje, muitos dos carros sobreviventes daquela época competem em eventos históricos. Entre eles estão o Challenger pilotado por Sam Posey e os dois sobreviventes AAR ‘Cudas. No entanto, segundo alguns relatos, o Plymouth Nº 48 retornou para a Chrysler, e não se tem informações sobre seu destino hoje.

Da minha coleção

O Set Team Transport #63 foi lançado em 2024, com o Sakura Sprinter e o '70 Plymouth AAR Cuda. O acabamento é muito bom, o caminhão é proporcional à escala, e se junta neste set o Plymouth AAR Cuda Nº 48, que Dan Gurney pilotou no começo de 1970. Este modelo saiu na Série Vintage Racing, de 2011, e completa a Equipe de Dan Gurney.

Plymouth AAR Cuda Nº 42, pilotado por Swede Savage




Plymouth AAR Cuda Nº 48, pilotado por Dan Gurney



Sakura Sprinter





Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/2018_Car_Culture:_Team_Transport

http://www.historictransam.com/Drivers/BillOckerlund70Barracuda42.html

https://the70aarcuda.com/aar-%60cuda-1

https://automedia.revsinstitute.org/glorious-cudas-and-challengers

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2770_Plymouth_AAR_Cuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário