domingo, 15 de dezembro de 2024

Plymouth Barracuda Formula S - 1968

Barracuda Formula S 1968, Fastback

A Segunda geração do Plymouth Barracuda (1967-69) foi totalmente redesenhada, mas ainda compartilhava alguns componentes com o Valiant, usando a plataforma A-Body, nas configurações conversível, cupê Notchback e Fastback. O novo design foi trabalho de John E. Herlitz e John Samsen, seguindo o estilo “Coke Bottle”, com a frente e traseira totalmente novas.

A linha do teto do cupê Fastback era mais aerodinâmica, com o final da capota bem inclinada e o vidro traseiro bem menor do que a geração anterior, e com menos cromados no acabamento.


Em 1968, o motor 273 cid foi substituído pelo V8 LA de 318 cid (5,2 L), como o menor disponível; havia o LA de 340 cid (5,6 L) com carburadores quádruplos gerava 275 hp a 5000 rpm e 340 lb-ft de torque a 3200 rpm; e o V8 big-block de 383 cid Super Commando recebeu um novo comando de válvulas, coletor de admissão, e cabeçotes do Road Runner e Super Bee, mas sua potência ficou limitada a 300 hp a 4200 rpm e 400 lb-ft de torque a 2400 rpm, para os carros com a plataforma A-Body. Também neste ano, a Chrysler disponibilizou cerca de 50 unidades do Barracuda Fastback equipados com o V8 de 426 cid (7.0 L) HEMI, para as corridas de dragster. Estes carros foram montados pela Hurst Performance, e tinham vidros das janelas laterais feitos de Chemcor, para lamas dianteiros e capô do motor de fibra de vidro, bancos mais leves, sem sistema de som, e outras itens de conforto, inclusive sem os bancos traseiros. Um adesivo no painel advertia que o carro não podia rodas em vias públicas.

Barracuda Formula S 1968, Conversível

O pacote Formula S disponibilizado para o modelo 1968, incluía uma suspensão de alto desempenho, com barras de torção na dianteira e eixo rígido com molas semi-elípticas de seis lâminas na traseira; amortecedores mais firmes, rodas diferenciadas com pneus E760-14 Red Strikes, novo escapamento duplo mais livre, emblemas nos para lamas dianteiros e novos apliques no capô do motor. O câmbio era o A-833 de quatro velocidades ou o 727 TorqueFlite automático de três velocidades. Foram produzidos 5.196 exemplares com motor 340 cid (2.857 fastbacks, 867 hardtops e 193 conversíveis) e 1.279 exemplares com o motor 383 (963 fastbacks, 252 hardtops e 64 conversíveis)

Da minha coleção

Plymouth Barracuda Formula S, 1968 - Hot Wheels

Serie HW Showroom: Muscle mania, 2013

O Plymouth Barracuda Formula S de 1968 é reproduzido pela Hot Wheels, com design de Phil Riehlman, baseado no carro de sua propriedade, e saiu na Serie HW Showroom: Muscle Mania, em 2013. Desde seu lançamento, só não teve edições nos anos de 2015 e 2019.





Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2768_Plymouth_Barracuda_Formula_S

https://en.wikipedia.org/wiki/Plymouth_(automobile)

https://en.wikipedia.org/wiki/Plymouth_Barracuda

https://www.hemmings.com/stories/1968-plymouth-barracuda-formula-s-340-and-383/

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