quarta-feira, 19 de março de 2025

O Corvette de motor central

Zora Arkus-Duntov, Le Mans 1954

Nos anos 1980, o Corvette já era um carro esportivo de sucesso, mas Zora Arkus-Duntov, que foi um dos grandes responsáveis por isso, sempre quis fazer um Corvette com motor central. Certamente o convite que a Porsche havia feito a ele em 1954 para pilotar um Porsche 550 em Le Mans ─ e a sua vitória na classe de 751 a 1100 cc ─ o deixaram convicto de que o motor central-traseiro era a melhor solução para um carro esportivo de alto desempenho. Com uma distribuição de peso quase perfeita entre os dois eixos, permitia colocar o motor numa posição mais baixa, com o centro de gravidade mais baixo, a estabilidade era melhor, com o piloto mais avançado à frente, sem o cofre do motor, sua visibilidade também era mais ampla.

Os protótipos com motor central

CERV I (Chevrolet Experimental Racing Vehicles)

O CERV I, de 1959, e o CERV II, de 1963 já eram conceitos de Zora para um futuro Corvette com motor central, mas havia muita resistência dentro da GM e estes modelos não passaram de idéias que acabaram engavetadas.

O Astro II, de 1968

O Astro II de 1968 (XP-880) , trazia o design geral do Corvette, mas com motor central; foi desenvolvido por Frank Winchell, com design de Larry Shinoda, como um potencial competidor contra o Ford GT40. Equipado com o V8 L36 de 437 cid (7,1 L), tinha diversos componentes de carros de linha da GM, como a suspensão dianteira e freios do Camaro, e as molas e pinças do Corvette, e juntas universais do Oldsmobile Toronado. A estratégia de Zora era fazer este conceito o mais próximo da produção, mas o sucesso de vendas do Corvette não permitiu que a diretoria arriscasse mudá-lo para o motor central.

XP-882, de 1968

Já o XP-882, que Zora começou a desenvolver em 1968, tinha um motor V8 entre-eixos, mas posicionado transversalmente; foi cancelado por John DeLorean; mas quando Zora mostrou seu projeto para Bill Mitchell, ele mandou que o aprontassem para o Salão de Nova York de 1970. Pintado de prateado, com um interior montado às pressas, acabou sendo um sucesso, com o público e a imprensa especulando se este seria o protótipo do Novo Corvette a ser lançado em 1973.

XP-897 GT, o Corvette com motor Wankel de dois rotores

O XP-987 GT/2 Rotor (1973) era um conceito que usava um motor Wankel, na época considerado um motor com potencial para ter um bom desenvolvimento num futuro breve. Ed Cole havia comprado a licença para utilizar o motor Wankel, foi construído pela Pininfarina sobre um chassi modificado do Porsche 914, mas Bill Mitchel, chefe de Estilo e Design da GM, odiava os Porsche, e não via com bons olhos o layout e design geral de um Corvette com motor entre-eixos.

XP-882, equipado com motor Wankel de quatro rotores

Zora havia feito dois exemplares do XP-882, Ed Cole ordenou a Zora que pusesse um motor Wankel mais potente do que o do XP-987 no XP-882. O outro exemplar teve toda a carroçaria feita em alumínio pela Reynold’s Aluminium, parceira da GM desde 1957, fornecendo todo o alumínio para as peças dos modelos GM. Este Corvette era equipado com um motor V8 de 400 cid (6,55 L) montado transversalmente com uma caixa de velocidades Turbo Hydramatic.

Corvette Reynold's Aluminium

O embargo do petróleo em 1973, levou os preços da gasolina à estratosfera, e os altos índices de consumo e emissões dos motores Wankel sepultaram qualquer possibilidade destes modelos terem continuidade em seu desenvolvimento.


Corvette Indy, 1986

Outro protótipo do Corvette com motor central surgiu somente nos anos 1980, quando a GM fornecia motores para a Indy Series, e utilizar o V8 biturbo de 2,65 L com cerca de 600 hp no Corvette fazia todo o sentido. Com o motor e transmissão configurado para estar logo atrás do piloto, o Corvette Indy (1986) saiu já com a premissa do motor central; com a GM adquirindo a Lotus inglesa, veio a suspensão ativa e a tração e esterçamento nas quatro rodas, controle de tração e direção Drive-by-wire, com seu design super aerodinâmico, a carroçaria tinha compostos de Kevlar e fibra de carbono.

O Corvette Indy era um conceito cheio das mais inovadoras tecnologias, numa época em que o GPS era somente para uso militar, ele tinha um cluster no painel exibindo a navegação, câmeras no lugar dos retrovisores e painéis nas portas que forneciam informações sobre o clima e com recursos de entretenimento; apenas dois exemplares foram completados em 1986 e 1987.

CERV III, 1990

Para o Salão de Detroit de 1990, o Chevrolet Engineering Research Vehicle preparou o CERV III, evolução do Corvette Indy de 1986, sendo o protótipo o mais próximo de atingir a realidade de produção. Diversos elementos de tecnologia são comuns hoje, mas em 1990, tração nas quatro rodas, com esterçamento também nas rodas traseiras, uma suspensão ativa controlado por computador, câmbio automático de seis velocidades, freios a disco duplos em cada roda, eram itens para chamar a atenção.

A carroçaria era feita com uma mistura de fibra de carbono, Kevlar e Nomex, reforçada com alumínio, e diversos componentes da suspensão eram feitos de titânio, além disso, as portas se abriam como no Lamborghini, como ficou conhecido o estilo “tesoura”. No interior, o CERV III tinha um controlador semelhante a um gamepad e uma pequena tela de CRT, e possuía um sistema de navegação de mapa em movimento, parecendo o GPS tão comum hoje em dia.

Era equipado com um motor V8 Small-Block de 5,7 litros, o mesmo que seria oferecido no ZR-1 daquele ano, mas trazia dois turbocompressores Garret T3, que levavam a potência para 650 cv e 655 lb-ft de torque. Isso fazia o CERV III atingir a marca de 0-60 mph em 3,9 segundos e marcar 1,10 g nas curvas, dando-lhe o verdadeiro status de um supercarro.

Corvette C8, 2019

Finalmente, 30 anos depois, a GM anunciou em abril de 2019 a oitava geração do Corvette, apresentou o Corvette C8, com motor central ao público em julho de 2019; e finalmente chegou ao mercado em fevereiro de 2020.


Com a nova configuração, o design ficou mais aerodinâmico e agressivo, com as enormes tomadas de ar para o motor à frente das rodas traseiras; e a posição do piloto e passageiro avançou 420 mm para a frente. O motor é uma nova versão do LS Small-Block derivado do Stingray LT1 do C7, agora chamado LT2. É um motor V8 aspirado, com 6,2 litros que entrega 490 hp a 6450 rpm e 465 lb-ft de torque a 5150 rpm. Tem sistema de carter seco, Active Fuel Management, que desativa alguns cilindros quando não há necessidade de contar com toda a potência do motor. Com o opcional NPP Exaust System, a potência salta para 495 hp e o torque para 470 lb-ft. A GM anuncia de 0-60 mph em 2,9 segundos quando equipado com o Z51 Package (que acrescenta um terceiro radiador para o óleo do motor e transmissão).

O câmbio de 8 marchas TREMEC

O câmbio tem oito marchas com embreagem dupla automatizada, feita pela TREMEC, com paddle-shifters atrás do volante hexagonal. A suspensão independente nas quatro rodas tem braços desiguais duplos e são de aluminio forjado; molas e amortecedores integrados substituíram as molas de lâminas plásticas tradicionais até então; a dianteira pode ser ajustada em até 40mm em velocidades abaixo dos 40 km/h. Freios a disco ventilados de 320 mm na dianteira e 345 mm na traseira, da Brembo com quatro pistões são padrão, e no Z51 Pack tem 338 mm na frente e 351mm atrás.

Corvette Z06

O C8 é o único Corvete desde 1953 a ter a opção de ter o volante à direita, para os mercados da Austrália, Nova Zelândia, Japão e Reino Unido. Outras versões são a Z06, com motor V8 DOHC de 5,5 litros LT6 entregando 670 hp a 8400 rpm e 460 lb-ft de torque a 6300 rpm; podendo atingir 195 mph (314 km/h).

Corvette E-Ray

Não podia faltar uma versão híbrida do Corvette, a E-Ray, revelada em janeiro de 2023, com uma bateria de 1,9 kWh, motor elétrico auxiliar, freios regenerativos, sistema de refrigeração híbrida, tornam o E-Ray o mais rápido Corvette jamais produzido: 10,5 segundo para os 400m, 2,5 segundos para fazer de 0-60 mph, graças aos 160 hp adicionais do sistema elétrico.

Corvette ZR1

O ZR1, apresentado em julho de 2024, simultaneamente num evento em Miami, Florida, e pelo canal do Youtube da Chevrolet, é o mais potente Corvette, pois vem com dois turbo compressores acoplados ao V8 DOHC de 5,5 litros, gerando 1.064 hp a 7000 rpm e 828 lb-ft de torque a 6000 rpm. Segundo a GM, é o motor mais potente jamais fabricado pela empresa, com cambio de 8 velocidades e dupla embreagem. Testado pelo presidente Mark Reuss, atingiu 233 mph (375 km/h).

Corvette C8.R, nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, 2023

Se Zora Arkus-Duntov visse o Corvette C8, e soubesse que o C8.R, a versão de competição lançada em 2019, venceu o FIA World Endurance Championship de 2023, abriria um sorriso de satisfação, pois finalmente o Corvette mostrou que o motor central era o passo adiante para se consagrar como um verdadeiro carro de competição, e não “o primeiro carro esporte” dos Estados Unidos.

Da minha coleção

Corvette Indy, Johnny Lightning/Playing Mantis


Da grande coleção de Corvettes que tenho, somente o Corvette Indy representa todos os protótipos com motor central criados em décadas. Esta miniatura é da Johnny Litghning, do selo Playing Mantis, feito na China, e apesar das rodas um tanto desproporcionais, traz o design alongado do Corvette Indy.






Referências:

https://www.motortrend.com/news/1986-corvette-indy-concept-mid-engine-chevrolet-corvette-history/

https://autoentusiastas.com.br/2016/11/guerra-corvette-stingray/

https://www.motortrend.com/features/1510-1988-running-corvette-indy/

https://www.corvette-mag.com/issues/98/articles/from-indy-to-zora?page=1

https://www.supercars.net/blog/1986-chevrolet-corvette-indy-concept/

1986 Corvette Indy Concept: The C5 Corvette That Never Happened

The Four-Rotor Corvette Prototype Was the ‘Almost’ Mid-Engine Corvette | Automobile Magazine

The Two-Rotor Corvette Was Never Supposed to Be a Corvette | Automobile Magazine

The 1973 XP-895 Reynolds Aluminum Corvette: An Experiment in Lightness | Automobile Magazine

The 1970 XP-882 Mid-Engine Corvette Prototype: A World-Beater | Automobile Magazine

O protótipo do Corvette CERV III era um monstro de 650 HP e tecnologia pesada | Revista Automóvel

The Corvette Indy Was Maybe the Coolest Mid-Engine Supercar Ever | Automobile Magazine

Chevrolet Corvette (C8) - Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário