quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Chevy Chevelle SS - 1970

Chevelle SS 1970, duas portas

O Chevrolet Chevelle é um automóvel produzido pela divisão Chevrolet da General Motors de 1964 a 1977 ao longo de três gerações, inicialmente como parte da linha Malibu. Desenhado por Bill Mitchell, o Chevelle 1970 era da segunda geração, e passou por uma remodelação significativa, apresentando o estilo que ficou conhecido como “Coke Bottle”, onde a seção dos para lamas traseiros tinha um desenho semelhante ao da garrafa de Coca-Cola.

Numa época em que os Muscle-Car estavam no auge, a linha do Chevelle em 1970 possuía diversas opções de motores, entre eles um V8 de 307 cid (5,0 litros) com 200 hp, um V8 de 350 cid (5,7 litros) 325 hp, dependendo de acessórios, chegavam a 350 ou 375 hp. Mais dois V8 de 402 cid (6,6 litros) o mais potente com 330 hp; e o V8 L72 de 427 cid (7,0 Litros) com 425 hp a 5800 rpm e 460 lb-ft de torque a 4000 rpm disponível como COPO (Central Office Production Order), e o pacote Z15 SS vinha com o enorme V8 de 454 cid (7,4 litros), 360 hp e uma versão opcional LS6 com carburador único Holley de 800 CFM gerava 450 hp a 5600 rpm e 500 lb-ft de torque a 3600 rpm.

"Você pode tornar o nosso carro ainda mais resistente", explicava o folheto deste ano, adicionando o sistema Cowl Induction ao SS 396. Pise no acelerador e uma entrada de ar se abria "para injetar uma lufada extra de ar frio na entrada de ar do motor... como um segundo fôlego para um corredor de longa distância".

O motor 454 cid de 450 hp

Construído na plataforma A-Body, e equipado com o V8 de 454 cid, era o mais poderoso Muscle-Car da época, contra o Torino da Ford, o Charger da Dodge e o Roadrunner da Plymouth. Vinha com um carburador quádruplo Holley, com comandos mais bravos, pistões forjados de alumínio, e outros detalhes que o diferenciavam do restante da linha.

Chevelle 454 cid


O Cowl Induction Hood era um flap operado a vácuo que se abria para enviar o ar fresco diretamente ao carburador; a transmissão era um câmbio Muncie manual de quatro velocidades, com um diferencial de deslizamento limitado Positraction; os freios dianteiros eram a disco a a suspensão trazia o pacote F41, com molas reforçadas e barras estabilizadoras de maior diâmetro. As vendas provaram que era um sucesso: mais de 2,5 milhões das duas primeiras gerações do Chevelle chegaram às ruas, e o ano-modelo de 1970 atingiu 633.944 unidades, entre elas, 4.475 unidades equipadas com o LS6 de 454 cid, tornando-as muito procuradas pelos colecionadores, que o consideram um dos mais significativos Muscle-Car jamais construídos na história automotiva americana.




Da minha coleção



Este modelo retrata um Chevrolet Chevelle SS 1970 modificado para corridas com body kit largo, capô personalizado, divisor dianteiro, para-lamas alargados, spoiler traseiro, escapamentos laterais personalizados e altura de rodagem reduzida. O interior deste modelo possui uma barra de proteção contra capotamento, integrado à peça do painel e para choques, ao passo que o assento faz parte da base, dando a este modelo um interior com duas cores.






Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2770_Chevy_Chevelle_SS

https://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Chevelle

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