terça-feira, 30 de setembro de 2025

Ferrari F355


Lançada na primavera de 1994 (hemisfério norte), a Ferrari 355 (Type F129) substituiu a 348Tb, seguindo a herança dos motores V8 na Ferrari; e seu design ─ trabalho de Maurizio Corbi, do Estudio Pininfarina ─ ficou mais anguloso e elegante, criando uma personalidade exclusiva com o novo visual da tradicional tomada de ar na linha abaixo da porta.

Sobre a mecânica, também baseada na 348, recebeu muitas modificações, sendo a mais inovadora o cabeçote de cinco válvulas por cilindro, e o leve aumento de cilindrada, de 3,4 para 3,5 litros, com uma potência específica bem mais elevado do que o motor anterior: de 300 cv na 348, o novo motor gerava 380 cv a 8250 rpm, com 363 N-m de torque a 6000 rpm, valores excelentes para um motor naturalmente aspirado. Projeto de Paolo Martinelli, tinha uma taxa de compressão de 11:1, alimentado por uma unidade BOSCH Motronic 2,7, que controlava a injeção eletrônica e o sistema de ignição, com uma vela por cilindro.


Como toda Ferrari, ela também se beneficiou da tecnologia aplicada nos carros de Formula Um, como bielas de titânio, pistões forjados em liga leve e cárter seco, assim como o primeiro carro esportivo de rua (modelo de 1997) a utilizar o câmbio de seis velocidades operado por aletas no volante, que atuavam o sistema eletro-hidráulico para mudar as marchas. As versões equipadas com esta transmissão ganharam a denominação de Ferrari F355 F1.


O uso de materiais leves resultou num peso de 1350 kg, bem mais leve do que 348, com muito mais potência, fazendo de 0-100 km/h em 4,7 segundos, e chegando a 295 km/h de velocidade máxima. Estes números de performance eram devidos não só à maior potência e menor peso, mas também à aerodinâmica mais refinada, com mais de 1300 horas de estudos em túnel de vento; especialmente no design aplicado ao fundo do carro, que gerava um downforce, ajudando na estabilidade e manuseio do carro nas curvas. Outro detalhe curioso é que a posição do piloto era mais próxima do eixo central do carro do que o assento do passageiro, teoricamente proporcionando maior equilíbrio quando se pilotava sozinho.


A F355 é considerada o primeiro carro de produção com motor central a oferecer uma performance de supercarro; similar à 288 GTO turbinada, mas com melhor dirigibilidade e conforto; provando que um carro rápido e emocionante pode ser também fácil de pilotar e mais acessível. E também a primeira Ferrari a não seguir a numeração do tamanho do motor e número de cilindros: 348 era do motor com 3,4 litros e 8 cilindros, mas 355 veio do motor 3,5 litros e 5 válvulas por cilindro.


O chassi monocoque de aço possuía um sub-chassi tubular para fixação das suspensões dianteira e traseira, totalmente independentes, com braços desiguais, molas com amortecedores telescópicos a gás e óleo, controlados eletronicamente e barras estabilizadoras. O sistema podia ser calibrado para “Confort” ou “Sport”, e os pneus eram Pirelli, 225/40ZR 18 na dianteira e 265/40ZR 18 na traseira.

As configurações da F355 como Berlinetta, Spider, GTS Targa e a versão Challenge de corrida, fizeram deste modelo o mais popular da Ferrari em toda a sua história. Foram produzidas 4.871 unidades Berlinetta, 2.664 unidades Spider, 2.577 GTS com teto Targa removível. A Ferrari F355, com todas as inovações e atenção no projeto para tornar um supercarro esportivo muito potente, mas dócil e fácil de conduzir, é considerado pela própria Ferrari e outros especialistas como não só um passo importante, mas um dos mais significativos modelos de toda a história da famosa marca de Maranello.

F355 Challenge


Preparada para correr na Série Ferrari Challenge, baseada na Berlinetta, podia receber um kit de fábrica por cerca de US$ 30 mil direto na concessionária Ferrari. No decorrer dos anos, as encomendas desta versão vieram cada vez mais equipadas de fábrica já com as especificações de corrida, de modo que em 1998, o último ano da F355, as versões Challenge vinham prontas, praticamente não havia nada para o concessionário adaptar.


As alterações desta versão eram: gaiola de proteção, bancos de corrida e respectivos cintos de segurança, extintor, botão de corte do motor, radiadores maiores com ventiladores com controles manuais, volante de competição, escapamentos especiais mais leves, spoiler traseiro, embreagem reforçada, freios Brembo da F40, com discos de 14 polegadas, rodas de magnésio Speedline de 18 polegadas com pneus Pirelli de corrida, buchas de suspensão mais resistentes e molas de competição, dutos de refrigeração para os freios dianteiros e traseiros, grade do motor com maiores aberturas para refrigeração, para choque dianteiro mais leve, e ganchos para reboque na frente e atrás.

Esta versão atingiu 108 unidades fabricadas, todas com câmbio manual de seis marchas.

Limited Edition Fiorano


Estas edições especiais foram produzidas em 1999, planejadas para 100 unidades, mas 104 foram fabricadas efetivamente. Elas possuíam algumas especificações da versão Challenge, para maior performance, e podiam rodas nas ruas.

As alterações eram nas suspensões, com um pacote de maior bitola, molas mais rígidas e barras estabilizadoras de maior diâmetro; discos ventilados e perfurados com pastilhas de competição; caia de direção de corrida; tampa do motor do modelo Challenge; alguns itens de fibra-de-carbono, como console, laterais das portas e paddle-shifters, e volante com cobertura em couro suede.

Foram produzidas 100 unidades da Fiorano, com mais 3 vendidas na Europa e um exemplar para a Africa do Sul.

Fiorano Handling Pack

Pacote disponibilizado no último ano em que foi fabricado, continha algumas opções que a versão Challenge utilizava, tais como sistema de direção mais rápida, suspensão rebaixada, molas mais rígidas, bitola mais larga, barras estabilizadoras mais grossas, discos perfurados, pastilhas de freio mais eficientes com pinças vermelhas.

Poucas unidades foram encomendadas, chegando a apenas 2% da produção, tornando os modelos equipados com este pacote bastante raros e difíceis de encontrar.

Da minha coleção



A Ferrari F355 Berlinetta é um modelo Hot Wheels, da série 1995 Model Series, na cor Modena Giallo, a cor oficial da cidade de Modena. Tem o acabamento padrão como Mainline, mas as rodas foram trocadas pelas da AC Custon. Com a renovação do licenciamento da Ferrari para a Mattel (2025), quem sabe veremos em breve um novo casting mais caprichado deste modelo tão significativo na história da marca do Cavalinno Rampante.






Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Ferrari_F355

https://www.ferrari.com/en-EN/auto/f355-berlinetta

https://en.wikipedia.org/wiki/Ferrari_F355

https://www.ferrari.com/en-EN/magazine/articles/f355-berlinetta-the-best-in-the-world

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