sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Menos mortos no Carnaval 2013.


Junto com a folia do Carnaval, quando milhões de brasileiros vão se divertir, viajar, beber e usufruir do feriadão, surgem também notícias nem sempre tão alegres assim.
Como sempre, bebida e direção acabam sempre em tragédia, por isso o endurecimento da Lei Seca parece bem adequado, e mesmo assim, as pessoas continuam bebendo e dirigindo.
Uma notícia que pode ser uma luz no fim do túnel; segundo o balanço divulgado pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo em coletiva de imprensa em Brasilia; é que o índice de mortes em acidentes nas Rodovias Federais durante o período do Carnaval foi o menor em dez anos.
O cálculo é feito cruzando-se os dados de óbitos com a frota de veículos, indicando que em 2013, tivemos 2,1 mortos por milhão de veículos, o menor índice desde o ano de 2004. Este sistema considera o aumento médio de 10 a 12% da frota durante os últimos dez anos.
De 0:00h da sexta, dia 8, até as 24:00h de quarta-feira dia 13, foram 3.149 acidentes, com 157 mortes e 1.793 feridos. Em relação ao ano anterior, houve uma queda de 18% nas mortes, 19% no índice de feridos e 10% no número de ocorrências.
A todos os que viajaram e voltaram sãos e salvos, parabéns!
Infelizmente, a crueldade das estatísticas não mostra os impactos sobre os que fizeram parte delas. Para estes o Carnaval teve um índice de 100% de maus resultados, para as famílias, pais mães, filhos, parentes, amigos e colegas de trabalho, que não terão o retorno de muitos após a quarta-feira de Cinzas.
Foi melhor neste Carnaval, mas ainda há muito o que fazer. Façamos cada um a nossa parte e teremos boas coisas para comemorar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário