O Frankenstude foi construído por Thom Taylor em 1990, como uma
resposta a Larry Erickson, o criador do Cadzilla, que foi construído por Boyd
Coddington. Thom chegou a mostrar seus desenhos para Boyd, mas ele não aceitou
construir o carro.Felizmente, Thom encontrou Steve Anderson, que estava
entusiasmado em ter um carro radical – e o projeto começou a se materializar,
pelas mãos de Greg Fleury; que pegou a plataforma de um Studebaker Starlight de
1948, juntou o capô e o nariz do modelo 1951, combinou com os paralamas
dianteiros de 1950 e os traseiros do modelo 1947. Além disso, muitos painéis
foram fabricados para se combinar com as peças de anos tão diversos.
O trabalho levou dois anos para começar a aparecer e mais
cinco para completar a engenharia do modelo e finalizar todo o acabamento
externo e interno.
O Frankenstude é movido por um motor V8 Chevrolet L-98 de
350 cid, com 400 hp. Greg acoplou uma transmissão automática da GM, a 700R4 e
instalou o trem de força num subchassi tubular na dianteira.
Abertura do capô "Flip-Nose" e portas estilo "tesoura". |
Thom planejou o Frankenstude para ter tração nas quatro
rodas, então Greg usou peças do eixo dianteiro de uma pick-up GMC e o transeixo
traseiro do Corvette, com sua suspensão independente com freios a disco. As
rodas são especiais de 17 polegadas e as portas tem uma abertura em duas fases:
elas de afastam do carro e depois sobem no estilo “tesoura”. Todo o interior
foi feito sob medida, desde o painel de instrumentos, bancos, laterais, piso e
teto, e tem um volante com design feito por Boyd Coddington. O capô do motor se
abre no estilo Flip-Nose, revelando toda a mecânica e o subchassi tubular.
O modelo foi pintado num tom de roxo especial (Purple)
elaborado pela empresa House of Colors. Quando o Frankenstude foi mostrado ao
público, a revista Hot rod listou este modelo em sua lista “Top 100 Hot Rods
que mudaram o mundo”.
EM ESCALA
O Frankenstude foi reproduzido na escala 1:64 pela Johnny
Lightning, com seu design característico, porém não com a sua cor original. O modelo
acompanha a modernidade do desenho de Thom Taylor, inclusive as rodas especiais
em liga. Apenas as rodas traseiras acabaram ficando maiores do que o original,
mas não depõe contra a miniatura, pois ela fica quase toda escondida no
paralama traseiro.
REFERÊNCIAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário