quarta-feira, 2 de novembro de 2022

BATMOBILE 2022


O novo filme de Batman, dirigido por Matt Reeves, tendo Robert Pattinson no papel do Homem-Morcego tem sua narrativa situada no início da carreira de Batman, onde o crime continua a aumentar e um novo vilão denominado “Charada” aumenta suas apostas no domínio do submundo do crime.
Uma das pistas do caso coloca Batman na trilha de Pinguim, que tenta escapar, mas é rapidamente capturado por Batman dirigindo este novo Batmóvel. Com o mesmo espírito que Bruce Wayne decidiu assumir de atemorizar os bandidos, o Batmóvel é desenhado para despertar esse sentimento ao perseguí-los.
Quando Bruce Wayne era adolescente, dirigia um Dodge Charger nas corridas ilegais nas ruas de Gotham City, então, quando o Batman precisou de um veículo para se deslocar, o Batmóvel teve suas linhas baseadas no Dodge Charger, ícone de desempenho com sua silhueta de “Coke-Bottle” no perfil, e a tradicional “hardtop roofline” complementando o design.


A motorização seria um tradicional V8, com cerca de 700 HP com um duplo turbocompressor, e tração nas quatro rodas; mas Bruce preparou um Ford Triton V10 montado na traseira, suspensões reforçadas, e equipou o carro com vários armamentos e blindagem. Temos a presença de escapes laterais saindo à frente das portas, e três de cada lado na parte superior do capô dianteiro, que expelem chamas nas altas rotações do motor. Isso indica que o carro tem também um motor no cofre dianteiro, que traciona o eixo e configura a tração nas quatro rodas. Também está lá a consagrada turbina traseira, que lança chamas nas acelerações do veículo.
Para as filmagens, foram construídos quatro exemplares deste Batmóvel, sendo o “hero-car” completo para as fotos promocionais e tomadas mais detalhadas. Os demais tinham menos equipamentos e motores V8 comuns, e foram utilizados nas cenas de ação, onde sempre há o risco de acidentes nas tomadas.
Um destes exemplares tinha a sigla “EV”, e estava equipado com um motor da Tesla, totalmente elétrico; e foi utilizado em tomadas que o Batmóvel rodava no modo “silencioso”, sem o ruído dos motores a combustão. Outro exemplar era preparado para um co-piloto - posicionado no teto - dirigir o carro, nas tomadas em que Batman pilotava o Batmóvel nas cenas em close do cockpit, ou de perseguição, dispensando o uso de Computação Gráfica ou dublês nestas tomadas.



DA MINHA COLEÇÃO
Hot Wheels: Batmobile 2022

O Batmóvel de 2022 saiu na linha da Hot Wheels em 2021, e originalmente saiu na cor preta tradicional, como convém a um Batmóvel. O exemplar que tenho saiu na cor Matte myrtle green, na Mainline de 2022, mas é o mesmo casting, criado pelo designer Manson Cheung. O detalhamento é limitado pela escala, mas traz os elementos básicos, o motor aparente e as rodas Aero Disc - utilizados em outros modelos dos Hot Wheels – ficaram bem parecidas com as do carro original.

REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário