quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Carros e Filmes - Batmobiles do Arkhamverse


O Arkhamverse foi a expressão criada para nomear o universo dos games Arkham Asylum, lançado em 2009, situado num período mais atual, e mostra um Batman mais tecnológico, violento e realista, comparado com os quadrinhos das décadas de 1960, 1980 e 1990. O game se baseou no universo de Batman nos anos 1970. O roteiro foi escrito por Paul Dini, (Batman: Animated Series) enquanto trabalhava na concepção dos personagens para a Wildstorm. Há desdobramentos para histórias em quadrinhos e animações, assim como todo um licenciamento para diversos produtos associados ao tema, e claro, vamos aos Batmóveis deste Arkhamverse.

Batman reconstruiu o Batmobile após o ataque de Bane, e passou a utilizá-lo nas patrulhas pelas ruas de Gotham City. Enquanto Batman se refere ao Batmóvel apenas com a expressão "o carro", Robin começou a chamá-lo de 'Batmóvel', e o nome pegou.

No incidente do Arkham Asylum (Arkhamverse), Batman teve de lançar o Batmobile contra Bane, explodindo o carro nas docas do Asilo. Passando a usar o Batwing, reconstruiu o Batmobile, implementando melhorias no armamento e blindagem.

O novo modelo tinha melhor tração, escudos que resistiam a dez toneladas/polegada de pressão, proteção extra contra explosivos, respostas mais rápidas para direção remota, e diversas tecnologias experimentais.

O Batmóvel de Arkham Asylum


Algumas das especificações técnicas são:

Motor Turbo-Charged V8 customizado para V12, 1.200 hp. Equipado com uma turbina para impulsionar o carro em emergências e saltar sobre abismos. Movido a Óxido Nitroso ou Nitrometano.

O painel tinha conexão permanente com os computadores da Batcaverna, radar e sensores infra-vermelhos, telefone sem fio/viva voz, sistema de controle computadorizado por acesso remoto e/ou por voz, parabrisa polarizado à prova de balas, ejetor de assento para emergências. Sistema de dispersão de gases, alto-falantes, sistema de defesa por eletrochoques na carroçaria. Os pneus eram cheios de nitrogênio, cinturados com aço e kevlar, freios de duplo pistão, com discos metálicos de alta performance. O porta-malas tinha um traje reserva, pistola de gel explosivo. Os faróis eram halógenos, equipados com câmeras para dirigir à distância, tomadas de ar traseiras protegidas por filtros, suspensão reforçada. A blindagem era feita com aço reforçado, escudo contra rastreamento térmico/anti-detecção de radar, aerodinâmica estudada para velocidade máxima, e pintura resistente a danos.

As dimensões eram: Comprimento 247,24 in., largura 109,10 in., altura 59,45 in., entre-eixos 134,65 in., rodas de 26 polegadas com 34 de tala dianteira e 39 na traseira.

 

O Batmobile de Arkham Knight 

Os eventos do Arkhamverse exigiram um segundo Batmobile, este equipado com o "Battle Mode", transformando-o num tanque, com o Vulcan Minigun, um canhão de 60mm, mísseis e outros armamentos não-letais.

O veículo recebeu aperfeiçoamentos da WayneTech Hybrid, com célula de combustível e o KERS (Kinetic Energy Recovery  System), assim como a superfície do carro  eletrificada para nocautear quem decidisse abordar o carro. Tinha também o EMP (Pulso Eletro-Magnético) para desativar drones e mísseis lançados contra ele, além de aparelhos para hackear e controlar mísseis e drones, voltando-os contra os atacantes. Guinchos e garras com cabos podiam ser usados para derrubar paredes ou usar o carro como contrapeso nas batalhas. Este modelo também podia se mover lateral e diagonalmente, com total manobrabilidade durante os tiroteios nos confrontos do Batman.

Também tinha 1.200 hp de potência, atingindo 209 mph (sem o uso da turbina); fazia de 0-60 mph e 2,7 segundos. A transmissão planetária era continuamente variável, e os motores elétricos eram montados nas rodas para melhor entrega de potência e alta manobrabilidade.

O ejetor do assento passou a ser eletromagnético, sistema de reconhecimento inteligente para reações de ataque ou defesa melhorado, total controle remoto. Os mísseis de 70mm eram guiados por laser e infravermelho. Tinha capacidade para transportar três pessoas.

No “Battle Mode”, a blindagem era de 120mm no ponto mais fino, o aço carbono era de nanotubos. Já o Vulcan Gun é um canhão anti-tanque e anti-aéreo de 25mm com cano de 1,8 m. O canhão “normal” tem 60mm, com alta capacidade de penetração em blindagens, atinge 1.680 m/s de velocidade na hora do disparo.

Armamento não-letal é composto por lançador de balas de borracha (plástico flexível) de 50 gramas, que não provoca traumas a longo-prazo, mas neutraliza e imobiliza os alvos.

 

Cada novo modelo é desenhado e construído pelo próprio Batman, muitas versões são veículos customizados ou altamente modificados para obter maior performance do que os veículos normais do mercado. Um verdadeiro tanque sobre rodas, estes Batmobiles são blindados, com alta manobrabilidade, e possuem diversos recursos não-letais utilizados por Batman na sua guerra contra o crime.

Várias versões do Batmobile são equipados com multiplos tipos de armamento, tanto para ataque como para defesa. 


Da minha coleção

O Batmobile de Arkham Asylum é bem reproduzido pela Hot Wheels, apenas a ressalva das rodas comuns, mas nada que uma troca customizada para valorizar o modelo.


Batmobile Arkham Asylum

Batmobile Arkham Knight

O segundo Batmobile Arkham Knight vem mais encorpado, seu aspecto é mais de um tanque blindado, com os pneus cravados para rodar em qualquer terreno, muito mais agressivo. O detalhamento é normal para a escala, estas rodas e pneus ficaram mais adequadas para a miniatura.

 

Referências:

Arkhamverso | Wiki DC Comics | Fandom

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Batman:_Arkham_Knight_Batmobile

https://arkhamcity.fandom.com/wiki/Batmobile

Batman: Arkham Asylum | Wiki DC Comics | Fandom


Nenhum comentário:

Postar um comentário