sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Alfa Romeo Giulia Sprint GTA


Gran Turim Alleggerita era sigla para os modelos Gran Turismo ‘Leve’ em italiano, e este carro pesava menos de 1700 lbs (771 kg). Preparado pelo Departamento de Competições da Alfa Romeo, Autodelta SpA, o GTA perdeu peso em quase todos os componentes: os painéis externos eram de alumínio, e o chassi monobloco usava chapas de aço de menor espessura do que os carros de linha. Os vidros eram de Perspex, e as rodas de liga de magnésio e alguns elementos da suspensão feitos em alumínio,e até as maçanetas mais leves completavam o pacote para as pistas.
O motor era preparado pela Autodelta, divisão de competições da Alfa romeo. Um novo cabeçote que melhorava o fluxo da  mistura, com duas velas por cilindro e carburadores WEBER duplos de 45mm, extraindo 170 hp a 7800 rpm do motor de 1600 cc; e o câmbio tinha relações mais curtas; atingia a velocidade máxima de 220 km/h. O carter tinha maior capacidade, um radiador de óleo ajudava a refrigerar o motor, pistões que aumentavam a taxa de compressão, comando de válvulas de maior desempenho, volante do motor aliviado e diferencial de deslizamento limitado eram os diferenciais da versão GT normal. 
Uma decoração famosa dos Alfas de corrida

Foram fabricados 500 exemplares para homologação do modelo para participar das competições; as duas versões disponibilizadas eram a "Stradale" e a "Corsa", sendo a primeira com alguns itens de acabamento e conforto que a deixavam mais adequada para andar nas ruas.
A Equipe Jolly Gancia, que representava a Alfa no Brasil durante os anos 1960, participou com vários modelos nas competições, e entre muitos pilotos, Abílio e Alcides Diniz, jovens herdeiros do Grupo Pão de Açúcar também estiveram ao volante da GTA.
As GTA e uma 33 aguardando para entrar numa corrida no Paraná.

Os exemplares remanescentes, que sobreviveram ao desgaste das pistas ou aos acidentes, são conservados por colecionadores e valorizados como um registro memorável dos carros italianos nas competições.

Da minha coleção
Hot Wheels First Edition
A miniatura do Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Hot Wheels 1:64) foi lançada no ano de 2016 (pack Forza Motorsport 5-car Premium Set) nas mesmas cores e modificações como visto no game Forza Motorsports 5. A miniatura reproduz a versão "Corsa" (expressão italiana para 'corrida') da Giulia GTA, do ano de 1965. 
O chassi da miniatura é feito de metal, e o acabamento é muito caprichado, com as molduras das janelas em prata, assim como o 'Cuore', símbolo da Alfa na grade dianteira, os faróis prateados e as lanternas traseiras pintadas. As rodas ficaram bem parecidas com as do carro do game, e os pneus de borracha valorizam a qualidade da miniatura.
Com este acabamento diferenciado, a Mattell consegue elevar o nível das miniaturas, e esta Alfa merece um lugar de destaque no acervo dos colecionadores.

Alfa Romeo Giulia Sprint GTA - Hot Wheels da Série Car Culture, Euro Speed - 1:64

O mesmo casting, desta vez na Série Car Culture, Door Slammers

Este exemplar é um Mainline, o chassi é de plástico,
incorporando o para-choque
e não tem o mesmo acabamento/decoração,
nem as rodas com pneus de borracha.


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário