Gran Turim Alleggerita era sigla para os modelos Gran Turismo ‘Leve’ em italiano, e este carro pesava menos de 1700 lbs (771 kg). Preparado pelo Departamento de Competições da Alfa Romeo, Autodelta SpA, o GTA perdeu peso em quase todos os componentes: os painéis externos eram de alumínio, e o chassi monobloco usava chapas de aço de menor espessura do que os carros de linha. Os vidros eram de Perspex, e as rodas de liga de magnésio e alguns elementos da suspensão feitos em alumínio,e até as maçanetas mais leves completavam o pacote para as pistas.
O motor era preparado pela Autodelta, divisão de competições da Alfa romeo. Um novo cabeçote que melhorava o fluxo da mistura, com duas velas por cilindro e carburadores WEBER duplos de 45mm, extraindo 170 hp a 7800 rpm do motor de 1600 cc; e o câmbio tinha relações mais curtas; atingia a velocidade máxima de 220 km/h. O carter tinha maior capacidade, um radiador de óleo ajudava a refrigerar o motor, pistões que aumentavam a taxa de compressão, comando de válvulas de maior desempenho, volante do motor aliviado e diferencial de deslizamento limitado eram os diferenciais da versão GT normal.
Uma decoração famosa dos Alfas de corrida |
Foram fabricados 500 exemplares para homologação do modelo para participar das competições; as duas versões disponibilizadas eram a "Stradale" e a "Corsa", sendo a primeira com alguns itens de acabamento e conforto que a deixavam mais adequada para andar nas ruas.
A Equipe Jolly Gancia, que representava a Alfa no Brasil durante os anos 1960, participou com vários modelos nas competições, e entre muitos pilotos, Abílio e Alcides Diniz, jovens herdeiros do Grupo Pão de Açúcar também estiveram ao volante da GTA.
Os exemplares remanescentes, que sobreviveram ao desgaste das pistas ou aos acidentes, são conservados por colecionadores e valorizados como um registro memorável dos carros italianos nas competições.
Da minha coleção
Hot Wheels First Edition |
Com este acabamento diferenciado, a Mattell consegue elevar o nível das miniaturas, e esta Alfa merece um lugar de destaque no acervo dos colecionadores.
Alfa Romeo Giulia Sprint GTA - Hot Wheels da Série Car Culture, Euro Speed - 1:64 |
O mesmo casting, desta vez na Série Car Culture, Door Slammers |
Este exemplar é um Mainline, o chassi é de plástico, incorporando o para-choque e não tem o mesmo acabamento/decoração, nem as rodas com pneus de borracha. |
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário