Apresentado em 1962 como sucessor do bastante popular Giulietta, o Alfa Romeo Giulia foi desenhado por Bertone numa plataforma encurtada da Giulia Berlina. Conforme a configuração, era denominado Giulia Sprint GT, GTJ (Junior) ou GTV (Veloce), no final dos anos 1960. Gran Turim Alleggerita era sigla para os modelos Gran Turismo ‘Leve’ em italiano, e este carro pesava menos de 1700 lbs (771 kg). A GTA foi produzida de 1965 a 1971 nas versões “Stradale” (Estrada) ou “Corsa” (Corrida), com diversas adaptações para as competições. Preparado pelo Departamento de Competições da Alfa Romeo, Autodelta SpA, o GTA perdeu peso em quase todos os componentes: os painéis externos eram de alumínio, e o chassi monobloco usava chapas de aço de menor espessura do que os carros de linha. Os vidros eram de Perspex, e as rodas de liga de magnésio e alguns elementos da suspensão feitos em alumínio,e até as maçanetas mais leves completavam o pacote para as pistas.
Os freios eram a disco nas quatro rodas, suspensões
independentes com amortecedores telescópicos nas quatro rodas, dianteira com
braços superiores e inferiores, molas espirais e barras estabilizadoras;
traseira com eixo rígido, braços arrastados, molas espirais.
Uma decoração famosa dos Alfas de corrida |
Nesta configuração, o Giulia Sprint GTA atingia 220 km/h (137 mph), sendo fabricados 500 exemplares para homologação do modelo para participar das competições; as duas versões disponibilizadas eram a "Stradale" e a "Corsa", sendo a primeira com alguns itens de acabamento e conforto que a deixavam mais adequada para andar nas ruas.
A GTA teve um protótipo com motor 1900cc que depois
foi ampliado para 2000cc, e denominado GTAm 2000. Ele tinha injeção direta
Lucas, desenvolvendo 208 hp a 6500 rpm. Calçado com rodas 14x7 polegadas e
pneus Michelin PA2 ou TA3, o carro era preparado pela Autodelta SpA, e pilotado
pelas duplas Pinto/Santonacci e Barayller/Fayel. Este modelo chegou a competir
em 9 de agosto de 1970, em Interlagos, vencendo com Tite Catapani. Ele correu
também em 1-3 de maio de 1970, em São Paulo, com Emilio Zambello e Fernandez,
chegando em segundo lugar.
O modelo teve muito sucesso nas corridas e venceu
inúmeras competições que participou.
1966: Campeão no Rally Alpino, Campeão de pilotos com
Andrea de Adamich e de Fabricantes, na divisão 2 do European Touring Car
Championship, Campeão no Mitropa Rally Cup e Campeão de fabricante na Trans-Am
Series, na classe até 2-litros com Horst Kwech e Gaston Andrey.
1967: Campeão na categoria de Carros de Série do
European Hill Climb Championship com Ignazio Giunti; Bicampeonato na divisão 2
do European Touring Car Championship (pilotos e fabricante).
1969: Tricampeonato na divisão 2 do European Touring
Car Championship (pilotos e fabricante).
1970: Tetracampeonato na divisão 3 do European Touring
Car Championship (pilotos e fabricante), com o GTAm 2000; Campeão de fabricante
na Trans-Am Series, na classe até 2-litros com o GTA.
1971: Pentacampeonato (fabricante na divisão 1 com o
GTA Junior de 1300cc, e na divisão 2 com o Sprint GTA 1600) do European Touring
Car Championship.
1976: Hexa-campeonato (fabricante) na divisão 1 do
European Touring Car Championship, com o GTA 1300 Junior.
Além destes campeonatos vitoriosos, o GTA venceu
inúmeras corridas individuais entre 1966 e 1971, quando a Alfa Romeo começou a
competir com o Alfa 33TT e o Alfasud a partir de 1972/73.
A Equipe Jolly Gancia, que representava a Alfa no Brasil durante os anos 1960, participou com vários modelos nas competições, e entre muitos pilotos, Abílio e Alcides Diniz, jovens herdeiros do Grupo Pão de Açúcar também estiveram ao volante da GTA.
Hot Wheels First Edition |
O exemplar verde é da Série Eurospeed, e a vermelha é
da Série Door Slammers, em vermelho e o nariz amarelo, faz referência a
diversos modelos com esta pintura que corriam nos autódromos no final dos anos
1960.
O casting é muito bem-feito, reproduz bem as formas do
design de Bertone, dos modelos Corsa de 1965, e todos os exemplares tem uma
decoração caprichada, com detalhes dos faróis, grade, lanternas traseiras e
rodas especiais com pneus de borracha.
Alfa Romeo Giulia Sprint GTA - Hot Wheels da Série Car Culture, Euro Speed - 1:64 |
O mesmo casting, desta vez na Série Car Culture, Door Slammers |
Este exemplar é um Matchbox, o chassi é de plástico, incorporando o para-choque. |
O modelo na cor branca é da Matchbox, e reproduz o
Giulia GTA Stradale (1965), que era vendido ao público que ia rodar com o carro
nas ruas (tem placa na traseira). Ele vem sem decoração de competição, com
para-choques, e também tem rodas especiais com pneus de borracha. O casting é
bem feito para a escala, mas parece que os decalques de corrida fazem falta,
deixando a miniatura sem charme.
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