sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Alfa Romeo Giulia Sprint GTA


Apresentado em 1962 como sucessor do bastante popular Giulietta, o Alfa Romeo Giulia foi desenhado por Bertone numa plataforma encurtada da Giulia Berlina. Conforme a configuração, era denominado Giulia Sprint GT, GTJ (Junior) ou GTV (Veloce), no final dos anos 1960. Gran Turim Alleggerita era sigla para os modelos Gran Turismo ‘Leve’ em italiano, e este carro pesava menos de 1700 lbs (771 kg). 
A GTA foi produzida de 1965 a 1971 nas versões “Stradale” (Estrada) ou “Corsa” (Corrida), com diversas adaptações para as competições. Preparado pelo Departamento de Competições da Alfa Romeo, Autodelta SpA, o GTA perdeu peso em quase todos os componentes: os painéis externos eram de alumínio, e o chassi monobloco usava chapas de aço de menor espessura do que os carros de linha. Os vidros eram de Perspex, e as rodas de liga de magnésio e alguns elementos da suspensão feitos em alumínio,e até as maçanetas mais leves completavam o pacote para as pistas.
O motor era preparado pela Autodelta, divisão de competições da Alfa romeo. Um novo cabeçote que melhorava o fluxo da  mistura, com duas velas por cilindro e carburadores WEBER duplos de 45mm, extraindo 170 hp a 7800 rpm do motor de 1600 cc;  a taxa de compressão era de 10,5:1, e o câmbio tinha relações mais curtas; atingia a velocidade máxima de 220 km/h. O carter tinha maior capacidade, um radiador de óleo ajudava a refrigerar o motor, pistões que aumentavam a taxa de compressão, comando de válvulas de maior desempenho, volante do motor aliviado e diferencial de deslizamento limitado eram os diferenciais da versão GT normal. 

Os freios eram a disco nas quatro rodas, suspensões independentes com amortecedores telescópicos nas quatro rodas, dianteira com braços superiores e inferiores, molas espirais e barras estabilizadoras; traseira com eixo rígido, braços arrastados, molas espirais.

Uma decoração famosa dos Alfas de corrida

Nesta configuração, o Giulia Sprint GTA atingia 220 km/h (137 mph), sendo fabricados 500 exemplares para homologação do modelo para participar das competições; as duas versões disponibilizadas eram a "Stradale" e a "Corsa", sendo a primeira com alguns itens de acabamento e conforto que a deixavam mais adequada para andar nas ruas.

A GTA teve um protótipo com motor 1900cc que depois foi ampliado para 2000cc, e denominado GTAm 2000. Ele tinha injeção direta Lucas, desenvolvendo 208 hp a 6500 rpm. Calçado com rodas 14x7 polegadas e pneus Michelin PA2 ou TA3, o carro era preparado pela Autodelta SpA, e pilotado pelas duplas Pinto/Santonacci e Barayller/Fayel. Este modelo chegou a competir em 9 de agosto de 1970, em Interlagos, vencendo com Tite Catapani. Ele correu também em 1-3 de maio de 1970, em São Paulo, com Emilio Zambello e Fernandez, chegando em segundo lugar.

A versão GTAm foi baseada na 1750 GTV com um sistema de injeção mecânica que gerava 240 hp a 7500 rpm no motor de 2000cc, alcançando 230 km/h de velocidade máxima. A sigla “Am” tem duas versões de significado, nenhuma delas confirmada pela Alfa: uma, que seria “Alesaggio Maggiorato” (diâmetro aumentado, em italiano), e outra que seria “Alleggerita Modificata (Peso Leve Modificado, em italiano). Com o regulamento que alterava o peso mínimo da Classe 2000 de 920 para 940 kg, o GTAm não necessitava tanto de partes de alumínio e 
plástico. A Autodelta construiu 40 exemplares da Alfa Romeo Giulia Sprint GTAm, porém disponibilizou para outras equipes que corriam com o modelo, partes para adequar o peso para as novas especificações, portanto, não há um número definitivo de carros que foram transformados para a especificação GTAm.

O modelo teve muito sucesso nas corridas e venceu inúmeras competições que participou.

1966: Campeão no Rally Alpino, Campeão de pilotos com Andrea de Adamich e de Fabricantes, na divisão 2 do European Touring Car Championship, Campeão no Mitropa Rally Cup e Campeão de fabricante na Trans-Am Series, na classe até 2-litros com Horst Kwech e Gaston Andrey.

1967: Campeão na categoria de Carros de Série do European Hill Climb Championship com Ignazio Giunti; Bicampeonato na divisão 2 do European Touring Car Championship (pilotos e fabricante).

1969: Tricampeonato na divisão 2 do European Touring Car Championship (pilotos e fabricante).

1970: Tetracampeonato na divisão 3 do European Touring Car Championship (pilotos e fabricante), com o GTAm 2000; Campeão de fabricante na Trans-Am Series, na classe até 2-litros com o GTA.

1971: Pentacampeonato (fabricante na divisão 1 com o GTA Junior de 1300cc, e na divisão 2 com o Sprint GTA 1600) do European Touring Car Championship.

1976: Hexa-campeonato (fabricante) na divisão 1 do European Touring Car Championship, com o GTA 1300 Junior.

Além destes campeonatos vitoriosos, o GTA venceu inúmeras corridas individuais entre 1966 e 1971, quando a Alfa Romeo começou a competir com o Alfa 33TT e o Alfasud a partir de 1972/73.

A Equipe Jolly Gancia, que representava a Alfa no Brasil durante os anos 1960, participou com vários modelos nas competições, e entre muitos pilotos, Abílio e Alcides Diniz, jovens herdeiros do Grupo Pão de Açúcar também estiveram ao volante da GTA.

As GTA e uma 33 aguardando para entrar numa corrida no Paraná.

Os exemplares remanescentes, que sobreviveram ao desgaste das pistas ou aos acidentes, são conservados por colecionadores e valorizados como um registro memorável dos carros italianos nas competições.

Da minha coleção
Hot Wheels First Edition
A miniatura do Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Hot Wheels 1:64) foi lançada no ano de 2016 (pack Forza Motorsport 5-car Premium Set) nas mesmas cores e modificações como visto no game Forza Motorsports 5. A miniatura reproduz a versão "Corsa" (expressão italiana para 'corrida') da Giulia GTA, do ano de 1965. 
O chassi da miniatura é feito de metal, e o acabamento é muito caprichado, com as molduras das janelas em prata, assim como o 'Cuore', símbolo da Alfa na grade dianteira, os faróis prateados e as lanternas traseiras pintadas. As rodas ficaram bem parecidas com as do carro do game, e os pneus de borracha valorizam a qualidade da miniatura.

O exemplar verde é da Série Eurospeed, e a vermelha é da Série Door Slammers, em vermelho e o nariz amarelo, faz referência a diversos modelos com esta pintura que corriam nos autódromos no final dos anos 1960.

O casting é muito bem-feito, reproduz bem as formas do design de Bertone, dos modelos Corsa de 1965, e todos os exemplares tem uma decoração caprichada, com detalhes dos faróis, grade, lanternas traseiras e rodas especiais com pneus de borracha. 

Com este acabamento diferenciado, a Mattell consegue elevar o nível das miniaturas, e esta Alfa merece um lugar de destaque no acervo dos colecionadores.

Alfa Romeo Giulia Sprint GTA - Hot Wheels da Série Car Culture, Euro Speed - 1:64

O mesmo casting, desta vez na Série Car Culture, Door Slammers

Este exemplar é um Matchbox, o chassi é de plástico,
incorporando o para-choque.

O modelo na cor branca é da Matchbox, e reproduz o Giulia GTA Stradale (1965), que era vendido ao público que ia rodar com o carro nas ruas (tem placa na traseira). Ele vem sem decoração de competição, com para-choques, e também tem rodas especiais com pneus de borracha. O casting é bem feito para a escala, mas parece que os decalques de corrida fazem falta, deixando a miniatura sem charme.


Referências:

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