sábado, 14 de janeiro de 2023

BMW 2002 - 1968

BMW 2002

Em 1966 a BMW lançou a Série 02, um carro compacto, baseado numa versão encurtada da New Class Sedan. Denominada 1600-2 (mais tarde renomeada 1602), era o carro de entrada da BMW, pequeno, mais barato e menos equipado que o New Class Sedan; apresentado no Geneva motor Show em março de 1966. Vinha com motor de quatro cilindros com 1600 cc (M10) produzindo 84 hp (85 PS/63 kW) a 5700 rpm e 130 N-m (96 lb-ft) de torque a 3500 rpm. O Projeto de Georg Bertram e Manfred Rennen, tinha um entre eixos 5 cm menor e 25 cm a menos no comprimento total, sempre com referencia ao New Class Sedan. Seu peso reduzido favoreceu a preparação para fins esportivos, e o sedan duas portas se tornou a base do esportivo Série 02.

A versão high performance 1600 TI foi lançada em setembro de 1967, com uma taxa de compressão de 9,5:1 e dois carburadores SOLEX PHH laterais do 1800 TI, produzia 104 hp(77 kW/105 PS) a 6000 rpm.

Helmut Werner Bönsch, diretor de planejamento de produto da BMW, e Alex von Falkenhausen, designer do motor M10, tinham um motor de dois litros instalado em cada um dos 1600-2 para seu respectivo uso pessoal. Quando eles perceberam que ambos haviam feito a mesma modificação em seus próprios carros, eles prepararam uma proposta conjunta ao conselho da BMW para fabricar uma versão de dois litros do 1600-2. Ao mesmo tempo, o importador americano Max Hoffman pedia à BMW uma versão esportiva da série 02 que pudesse ser vendida nos Estados Unidos.

Com a denominação 2002, o Serie 2 tinha um motor 2 litros com 100 hp (74kW/99cv), e outra versão com taxa de compressão maior e carburador duplo que gerava 118 hp (120 PS/88kW).

Um 2002 preparado pela Alpina

O BMW Serie 2 participou em muitas competições de 1968 até 1986, e os 2002 participaram de 600 corridas. Um total de 2449 BMW Serie 2 participaram nestas 600 corridas, com 1520 chegadas e 707 abandonos. O total de vitórias atingiu 50 (com adicionais 53 vitórias em sua classe); 57 segundo-lugares e 62 terceiros completaram sua carreira de sucesso no esporte a motor.

Dieter Quester e Hubert Hahne venceram em junho de 1969 o European Touring Car Race (ETCC) em Brands Hatch, no Reino Unido; num BMW 2002 TiK, desenvolvido pela fábrica com 250 hp, equioado com um turbo-compressor. O 2002 também competiu na Série Trans-Am, na classe de dois litros, lutando contra os Alfa Romeo, Porsche e Datsun, nos anos entre 1966 e 1972. Outra vitória digna de nota foi conseguida por Hans-Joachim Stuck e Clemens Schickentanz, na corrida  inaugural das 24 Horas de Nürburgring, em 1970.

Da minha coleção

BMW 2002, Hot Wheels da Série Car Culture: Door Slammers

O 2002 da Equipe Eibach

O BMW 2002 da Série Car Culture: Door Slammers faz parte de um set com outros quatro carros, justamente um Alfa Romeo GTV Giulia Sprint, um Porsche 911 ’71, um Datsun 510 e um Ford Escort 1600 RS, acredito que Jun Imai quis retratar o 2002 participando da Série Trans-Am nos Estados Unidos, pois as cartelas desta serie fazem parte de uma única ilustração em que os modelos estão juntos numa curva, numa pista de corrida.

O Set da Car Culture: Door Slammers, com todos os modelos.

O modelo vem na cor branca perolizada, chassi de metal, com rodas especiais e pneus de borracha, reproduz o carro da Equipe Eibach (de Corona, California), fabricante de molas, amortecedores e peças de suspensão para maior performance nas competições, tanto de pista como para off-road.

O 2002 laranja e o branco Nº 9 foram os primeiros a sair na Mainline da Mattel em 2012, seguido pelos Verde e Azul Escuros em 2013, o prateado Nº 02 é de 2015; o verde-amarelo Nº 02, o branco sem número e o preto com as faixas azul e branco no capô são de 2016. Por fim o preto Nº 2 saiu na Mainline de 2020.


Os 2002 no lançamento em 2012.


O Verde e Azul de 2013

O prateado Nº 2 é um BMW 2002 Real Riders, com chassi de metal
 e rodas especiais, com pneus de borracha.



Os três acima são de 2016

BMW 2002 da Mainline de 2020


Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/BMW_02_Series

https://hotwheels.fandom.com/wiki/BMW_2002

https://f80.bimmerpost.com/forums/showthread.php?t=1751637&page=2

https://www.reddit.com/r/HotWheels/comments/gblfjv/its_not_everyday_you_find_the_real_life_version/

https://eibach.com/us/

Nenhum comentário:

Postar um comentário