BMW 2002 |
Em 1966 a BMW lançou a Série 02, um carro compacto, baseado numa versão encurtada da New Class Sedan. Denominada 1600-2 (mais tarde renomeada 1602), era o carro de entrada da BMW, pequeno, mais barato e menos equipado que o New Class Sedan; apresentado no Geneva motor Show em março de 1966. Vinha com motor de quatro cilindros com 1600 cc (M10) produzindo 84 hp (85 PS/63 kW) a 5700 rpm e 130 N-m (96 lb-ft) de torque a 3500 rpm. O Projeto de Georg Bertram e Manfred Rennen, tinha um entre eixos 5 cm menor e 25 cm a menos no comprimento total, sempre com referencia ao New Class Sedan. Seu peso reduzido favoreceu a preparação para fins esportivos, e o sedan duas portas se tornou a base do esportivo Série 02.
A versão high performance 1600 TI foi lançada em
setembro de 1967, com uma taxa de compressão de 9,5:1 e dois carburadores SOLEX
PHH laterais do 1800 TI, produzia 104 hp(77 kW/105 PS) a 6000 rpm.
Helmut Werner Bönsch, diretor de planejamento de
produto da BMW, e Alex von Falkenhausen, designer do motor M10, tinham um motor
de dois litros instalado em cada um dos 1600-2 para seu respectivo uso pessoal.
Quando eles perceberam que ambos haviam feito a mesma modificação em seus
próprios carros, eles prepararam uma proposta conjunta ao conselho da BMW para
fabricar uma versão de dois litros do 1600-2. Ao mesmo tempo, o importador
americano Max Hoffman pedia à BMW uma versão esportiva da série 02 que pudesse
ser vendida nos Estados Unidos.
Com a denominação 2002, o Serie 2 tinha um motor 2
litros com 100 hp (74kW/99cv), e outra versão com taxa de compressão maior e
carburador duplo que gerava 118 hp (120 PS/88kW).
Um 2002 preparado pela Alpina
O BMW Serie 2 participou em muitas competições de 1968
até 1986, e os 2002 participaram de 600 corridas. Um total de 2449 BMW Serie 2 participaram
nestas 600 corridas, com 1520 chegadas e 707 abandonos. O total de vitórias
atingiu 50 (com adicionais 53 vitórias em sua classe); 57 segundo-lugares e 62
terceiros completaram sua carreira de sucesso no esporte a motor.
Dieter Quester e Hubert Hahne venceram em junho de
1969 o European Touring Car Race (ETCC) em Brands Hatch, no Reino Unido; num
BMW 2002 TiK, desenvolvido pela fábrica com 250 hp, equioado com um
turbo-compressor. O 2002 também competiu na Série Trans-Am, na classe de dois
litros, lutando contra os Alfa Romeo, Porsche e Datsun, nos anos entre 1966 e
1972. Outra vitória digna de nota foi conseguida por Hans-Joachim Stuck e
Clemens Schickentanz, na corrida inaugural das 24 Horas de Nürburgring, em
1970.
Da minha coleção
BMW 2002, Hot Wheels da Série Car Culture: Door Slammers O 2002 da Equipe Eibach
O BMW 2002 da Série Car Culture: Door Slammers faz
parte de um set com outros quatro carros, justamente um Alfa Romeo GTV Giulia
Sprint, um Porsche 911 ’71, um Datsun 510 e um Ford Escort 1600 RS, acredito
que Jun Imai quis retratar o 2002 participando da Série Trans-Am nos Estados Unidos,
pois as cartelas desta serie fazem parte de uma única ilustração em que os
modelos estão juntos numa curva, numa pista de corrida.
O Set da Car Culture: Door Slammers, com todos os modelos.
O modelo vem na cor branca perolizada, chassi de
metal, com rodas especiais e pneus de borracha, reproduz o carro da Equipe Eibach
(de Corona, California), fabricante de molas, amortecedores e peças de suspensão
para maior performance nas competições, tanto de pista como para off-road.
O 2002 laranja e o branco Nº 9 foram os primeiros a
sair na Mainline da Mattel em 2012, seguido pelos Verde e Azul Escuros em 2013,
o prateado Nº 02 é de 2015; o verde-amarelo Nº 02, o branco sem número e o
preto com as faixas azul e branco no capô são de 2016.
Os 2002 no lançamento em 2012. |
O Verde e Azul de 2013 |
O prateado Nº 2 é um BMW 2002 Real Riders, com chassi de metal e rodas especiais, com pneus de borracha. |
Os três acima são de 2016 |
BMW 2002 da Mainline de 2020 |
Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/BMW_02_Series
https://hotwheels.fandom.com/wiki/BMW_2002
https://f80.bimmerpost.com/forums/showthread.php?t=1751637&page=2
https://www.reddit.com/r/HotWheels/comments/gblfjv/its_not_everyday_you_find_the_real_life_version/
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