O modelo 55 Chevy Bel Air Gasser foi introduzido em 2013, na Série HW Showroom: American Turbo; com decalques típicos das corridas de dragsters. Outros logos eram "Tuske Gasser" e "Holst Auto Service", além do HW Garage nos paralamas dianteiros. O design de Brendon Vetuskey resgata o estilo "Old School" dos Gasser Drag Race Cars, com o motor com compressor exposto, sem o capô dianteiro, suspensão dianteira elevada e escapes saindo por baixo das caixas de roda antes da porta. Lançado como "New Model", nas cores Primer Gray, Metallic Champagne e Black, com decalques iguais para os três, as rodas eram as 5SP cromadas.
As outras versões do Gasser de 2013
O Gasser Treasure Hubnt e o Mainline de 2014
Já em 2014, veio em quatro versões: na Série HW
Workshop: HW Performance na cor Spectraflame Dark Blue, faixas vermelhas; logo
de patrocinador "Isky Racing Cams" e o símbolo "TH", de
Treasure Hunt, e rodas RRMag; um segundo modelo na mesma Série na cor Azul, e
mesma decoração, com rodas 5SP.
Os dois "Candy Striper
Um terceiro na Série HWC Exclusive na cor
Spectraflame Pink, Decal "Candy Striper" nas laterais, faixas Pink no
teto, e o quarto modelo idêntico mas com faixas cor salmão no teto, estes dois
últimos com rodas RRMag e RRPrf, com tiragem limitada de 4000 exemplares de
cada um.
Os Gasser "Heat Fleet" laranja e o ZAMAC
Em 2015 saiu na Série HW Workshop: Heat Fleet, na cor
laranja e ZAMAC, este, exclusivo do Wal-Mart; vidros amarelados, decal "Heat
Fleet" em preto e flames em branco e laranja, rodas 5SP douradas; e no
ZAMAC vidros avermelhados, "Heat Fleet" em amarelo com flames pink e azul e rodas 5SP cromadas
em azul.
Os Gasser para o RLC de 2016
Em 2016 essa Chevy saiu somente para os membros do RLC
(Red Line Club), com os tradicionais pneus com um filete vermelho e rodas NCRL
cromadas. A pintura Spectraflame veio sempre em duas cores: vermelho com teto e
traseira branco perola; Preto com cromado e azul com branco pérola. O
acabamento mais caprichado trazia as molduras dos parabrisas e vidros laterais,
frisos e contorno da grade dianteira, faróis e lanternas em prata. O chassi era
em metal cromado e vinha com o detalhe das placas da California grafadas
"GA55ER".
Gasser de 2017, na Mainline Gasser de 2017, "Bad Gasser" era Real Riders e a
"Wicked Gasser" saiu na 17th Annual Hot Wheels Convention
Em 2017 o modelo teve cinco versões, duas na HW Flames
(nas cores Satin Dark Red, flames em branco e amarelo e Metalflake Dark Blue,
flames em laranja e azul claro), ambas com decalques "55" nas portas
e "Gasser" no final do paralama traseiro e rodas 5SP; uma na Série Red Edition (Satin White com flames em vermelho e marrom) decalques "55" nas portas e "Gasser" no final do paralama traseiro e rodas 5SP; uma na Série
Car Culture: HW Redliners (cor Metalflake Orange), decalque "Bad
Gasser", rodas RRPrf; e a última versão especial para a 17th
Annual Hot Wheels Collectors Nationals, em marrom avermelhado e teto listrado
em branco, decalque "Wicked Gasser" nas laterais, rodas RRMag e
RRPrf, com logotipo Firestone nos pneus de borracha.
A popularidade do 55 Gasser cresceu muito, a ponto de
2018 ter nada menos do que nove versões do modelo.
Gasser 2018: no alto saiu na Mainline e os acima Real Riders com pneus de borracha,
na Comemoração dos 50 anos da Hot Wheels.
Três deles saíram pela comemoração dos 50 anos dos Hot
Wheels: um no "50th Anniversary 10-Pack" (na cor preta, decalques
"The Hot Legend", numero "1968" nas laterais e o logo
"50th" no teto, rodas MC5 com miolo preto e aro filetado em laranja);
o dois seguintes na Série "50th Anniversary Favorites" (um na cor
Magenta com teto amarelo/esverdeado; e outro na cor Dark Blue com teto branco;
decalques iguais para ambos: "Big Deal" "El Segundo" e logo
"50th"; rodas RRDragS e RRPrf com pneus de borracha).
O vermelho é do 5-Pack e o verde da Car Culture: Drag Stripe Demons
Um modelo saiu no Car Meet 5-Pack em Dark Red, com
decalques "Drag Strip" nas laterais e rodas 5SP douradas.
A quinta versão saiu na Série Car Culture: Drag Stripe
Demons, na cor verde, com uma faixa verde claro na lateral e teto verde claro
com estrelas. Decalques HWC Competition Cams TRI-ME nas portas, rodas RRDragD e
RRPrf, com logo Firestone nos pneus traseiros.
Gasser de 2018: dourado da 18th da Collectors Nationals e o preto da 32nd Collectors Convention
O sexto e o sétimo foram para convenções: na 18th
Annual Hot Wheels Collectors Nationals (3.500 exemplares), na cor Spectraflame
Gold, logo 50th Anniversary e outros patrocinadores nas laterais e teto em
preto. A versão da 32nd Annual Hot
Wheels Collectors Convention veio na cor preta, logo 50th Anniversary nas
laterais, e teto na cor Spectraflame Gold. As rodas de ambas eram a RRMag e
RRPrf com o logo Goodyear nas laterais dos pneus de borracha.
Gasser de 2018: Collector Edition e MEA Dinner Dancing
A oitava versão do ano saiu na Collector Edition, na
cor Dark
Red, flames na lateral em azul e preto com o logo Hot Wheels, Rodas especiais
com pneus de borracha e um discreto Nº 2 no paralama traseiro.
A nona versão foi para a MEA Dinner Dance,
na cor branca, faixas em vermelho nas laterais e teto, decalque "Candy
Cane Wonderland" na traseira. As rodas traseiras eram as RRDragS vermelho
metalizado, com pneus brancos e faixas Candy Cane Red; e as dianteiras eram as
RRPrf também em vermelho metalizado com pneus brancos. Esta versão teve apenas
425 exemplares produzidos.
Gasser de 2019: com o decal "Holley" na Mainline e a "Dirty Blonde" da RLC Selections
Finalmente, a décima versão do Gasser (acima) saiu no RLC com pintura Spectraflame verde oliva e teto preto, com o decal homenageando a esquadrilha dos Flying Tigers, hoje em dia supervalorizada na web.
Em contraste, 2019 teve apenas duas versões do 55
Chevy Bel Air Gasser: uma na Série HW Speed Graphics, na cor vermelha, teto
branco, faixas vermelha e preta nas laterais, com logos Chevrolet, Goodyear,
Holley e Hot Wheels nas laterais. As rodas eram as 5SP em dourado. Outra saiu
na Série RLC sELECTIONs, na cor Spectraflame Yellow, decalques "Dirty
Blonde Los Angeles" nas laterais; rodas RRDragS e RRPrf com logo Goodyear
nas laterais dos pneus de borracha.
Gasser de 2020: 20th Collectors Nationals e 34th Collectors Convention
Já em 2020, retornou em seis versões: duas para
convenções; a primeira para a 20th Annual Hot Wheels Collectors Nationals, na
cor Branca e teto preto, decalque "White Lightning Delivery" nas
portas, sem informação sobre as rodas, mas com pneus de borracha. A segunda
para a 34th Annual Hot Wheels Collectors Convention, também na cor Branca,
decalque "Dutch Courage" nas portas e florais em azul no entorno do
teto. Rodas RRDragS e RRPrf com pneus de borracha.
Gasser 2020: "Pearl Chrome", Boulevard, Black Hole e Hot Wheels
Outra versão saiu na Série "Pearl and
Chrome", na cor Branco Pérola, faixas laterais em dois tons de laranja e
filetes em azul, decalque "52" logo após a caixa das rodas
dianteiras. As rodas eram as 5SP em laranja metalizado.
A quarta saiu na Série Hot Wheels Boulevard, na cor
Matte Gray, com apenas um decalque "Tri 5 by Fire" nos paralamas
dianteiros e alguns logos de patrocinadores no vidro lateral traseiro. As rodas
eram as RRPrf com logo Hoosier nos pneus traseiros e as RRDragS nos dianteiros.
A quinta saiu na Car Culture: Team Transport Collector
Set, na cor Matte Black, decalque "Black Hole" nas portas, rodas
RR5SP, pretas na traseira e cromadas na dianteira.
A última versão saiu na Hot Wheels Display Case, na
cor azul claro com teto branco; decalque "Hot Wheels" e "El Segundo
CA", e flames em branco e contornos laranja e vermelho nas laterais. Esta
versão vinha com as placas da California "Nice Tri".
UM POUCO DOS CARROS REAIS
Um Gasser Drag Racer era um hot rod preparado para as arrancadas de um quarto de milha, habitualmente eram carros dos anos 1930 a 1960; e foram muito populares de 1950 até o começo dos anos 1970 (o período ficou conhecido como "Gasser War Years").
Essa categoria ganhou esse nome por causa do combustível que usavam, gasolina, ao invés do metanol ou nitrometano de outras classes. Esses carros eram equipados com grandes e potentes motores (óbvio), por causa disso e dos compressores muitos deles não tinham o capô dianteiro; suspensão dianteira elevada (mais simples e leve do que as originais), com os escapamentos saindo pelas laterais, muitas vezes logo abaixo e atrás das caixas da roda dianteira, e "wheelie-bars" na traseira para impedir a frente de empinar e perder o controle do carro.
Também era comum removerem o para-choque dianteiro e colocar um pequeno tanque (Moon Tank) de combustível no lugar; e as rodas eram quase sempre as Hallibrand. O banco traseiro era removido e o dianteiro era substituído por um individual, e o interior tinha o "roll-bar" como proteção ao piloto.
O Chevy 55 foi um dos modelos mais utilizados nessas
corridas, pelo porte e com o alívio de peso com partes em fibra-de-vidro e
plexiglass no lugar dos vidros, favorecia a relação peso-potência, tornando-os
bem rápidos na pista.
Lançado em 1954 como modelo 55, tornou-se rapidamente
um sucesso no mercado pelo seu design renovado e a opção do novo motor V8 de
265 cid, 162 hp, com válvulas no cabeçote, projetado para ser o menor, mais
leve e potente do que os V8 da concorrência. Assim, esse motor veio a ser
conhecido como "Chevy Small-Block", ficando depois somente com a
expressão "Small-Block".
O racha de Bob Falfa e John Milner, em American Graffiti, de Steven Spielberg
Um Chevy 55 Hot Rod era pilotado por Bob Falfa
(Harrison Ford) no filme "American Grafitti" de George Lucas, e tirou
um racha com o Ford 5-window de John Milner (Paul Le Mat), que levou a melhor,
porque Falfa perde o controle do Chevy e acaba capotando fora da pista.
Da minha coleção
O Gasser da Série Boulevard saiu em 2020, na cor Matte Gray. O vermelho com decalque Holley saiu em 2019, e é bem procurado pelos colecionadores. O azul Nº 55 é de 2017, e o laranja “Heat Fleet” saiu em 2015.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2755_Chevy_Bel_Air_gasser
www.fuel.crs/consumer/detail/the-gasser-war-years-drag-race-fuel-battles
https://en.m.wikipedia.org/wiki/1955_Chevrolet
Nenhum comentário:
Postar um comentário