Bo "Bandit" Darville (Burt Reynolds) e Cledus "Snowman" Snow (Jerry Reed), dois contrabandistas tentam transportar ilegalmente 400 caixas de cerveja Coors de Texarkana para Atlanta. Ao carregarem o caminhão e começarem a viagem, Carrie (Sally Field), noiva de Buford Junior (Mike Henry), em fuga do compromisso, acaba sendo ajudada por Bandit, no que se torna um alvo para Buford T. Justice (Jackie Gleason), xerife e pai de Buford Junior.
Enquanto Snowman dirige o caminhão, Bandit tenta
despistar o xerife do Texas Buford T. Justice com seu Firebird. Ignorando sua jurisdição,
Buford persegue obstinadamente Bandit até a Georgia, para resgatar Carrie.
Entre muitos bloqueios, desvios e perseguições, a dupla Snowman e Bandit, que
virou uma trinca, com Carrie, conseguem entregar a carga conforme o combinado.
Hal Needham, o diretor, estava com dificuldades para
conseguir a verba para filmar o roteiro, e só com a ajuda do amigo Reynolds,
conseguiu a grana para o projeto. Reynolds leu o script e achou muito ruim, mas
concordou em ajudar Needham e muitas cenas e diálogos acabaram sendo
improvisados nas tomadas. Reed deveria fazer o papel de Bandit, mas acabou
ficando com Reynolds. Buford T. Justice era o nome do pai de Reynolds, e ele
era Chefe de Polícia da Florida Highway, em Riviera Beach, Estado da Florida.
Reynolds e Sally Field iniciaram um relacionamento depois que as filmagens
terminaram, e ficaram juntos por cinco anos até se separarem.
A produção conseguiu quatro Pontiac Trans-Am e dois Le Mans de quatro portas para o filme. Na verdade, os Trans-Am eram modelo 1976, com a frente e emblemas do 1977, em que receberam quatro faróis na grade dianteira. Todos eram equipados com os V8 de 455 cid, e todos foram seriamente danificados durante as gravações.
O filme foi um sucesso, conseguindo o segundo lugar de
maior bilheteria de 1977 nos Estados Unidos. Adicionalmente, alavancou as
vendas do Trans-Am, dobrando o total de vendas por dois anos após o lançamento
do filme. Reynolds acabou ficando com o Trans-Am usado para promover o filme, e
que não participou das filmagens. Alex Mair, na época presidente da Pontiac
prometeu dar a Reynolds um Pontiac todos os anos, devido ao sucesso nas vendas
do modelo. Infelizmente, Reynolds teve dificuldades financeiras, e em 2014
vendeu diversos itens de sua coleção, inclusive o Trans-Am, avaliado em cerca
de US$ 80,000.
Em 2019, o modelo foi a leilão e conseguiu o valor de
US$ 317,500, e em 2022 mudou novamente de mãos pelo valor de US$ 530,000, num leilão
da Barret-Jackson Scottsdale, pagos por Gene Kennedy, dono da Bandit Movie Cars,
oficina especializada em construir réplicas do famoso Trans-Am, e de outros
carros usados em filmes de Hollywood.
Smokey and Bandit acabou inspirando a Série de TV The
Dukes of Hazzard, mais ou menos com o mesmo roteiro e perseguições acrobáticas
e muitos Dodge destruídos enquanto durou a série.
Da minha coleção
O Pontiac Trans-Am 1977 é da California Collectibles,
na verdade, a mini é da Johnny Lightning, na escala 1:64. Bem caprichada nos
decalques e fiel nas rodas raiadas do modelo.
Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Smokey_and_the_Bandit
https://www.hotcars.com/detailed-look-pontiac-trans-am-from-smokey-and-the-bandit/
https://banditmoviecars.com/about/
https://www.whichcar.com.au/features/smokey-and-the-bandit-ii-1980-ripper-car-movies
Nenhum comentário:
Postar um comentário