O Phantom Corsair é um carro que foi idealizado por Rust Heinz, da família que produz o famoso Ketchup Heinz, projetado e construído junto com Maurice Schwartz, da Bohman & Schwartz Coachbuilding Company, de Pasadena, California. Com o design muito à frente de seu tempo, futurístico e aerodinâmico, era notável pelo design de perfil baixo e para-lamas integrados à carroçaria, como realmente seria o desenho dos automóveis das décadas à frente.
Construído em
aço e carroçaria de alumínio, tinha 140 cm de altura, com as rodas encobertas,
portas sem maçanetas, que se abriam eletricamente ao toque de botões externos e
pelo painel interno. O carro possuía um painel aeronáutico, com bússola,
altímetro, indicador de portas abertas, alertas de luzes ou rádio ligado, vidros
verdes, para-choques com amortecedores hidráulicos, ar condicionado e
isolamento térmico, incomuns para a época.
Rust Heinz
queria que o Corsair fosse o carro mais avançado da época, por isso utilizou o
chassi do Cord 810, e montou um motor Lycoming V8 a 80º cm 4,7 litros, comando
sinmples no cabeçote, 2 válvulas por cilindro, e carburadores Stromberg; tracionando
as rodas dianteiras, cuja transmissão era feita pelo câmbio de quatro
velocidades, automatizado eletricamente. As suspensões eram independentes nas
quatro rodas, e já trazia amortecedores ajustáveis. Tudo foi adaptado para
acomodar uma carroçaria com 6 metros de comprimento e 1,94 de largura, suficientes
para acomodar 4 passageiros no banco dianteiro, inclusive um à esquerda do
assento do motorista. No banco traseiro iam apenas 2 pessoas, principalmente
pela limitação de espaço imposta pelos armários de bebidas a bordo.
Mesmo pesando 2.100 kg, o motor Lycoming aspirado gerava 125 hp, mas melhorado para 190 cv a 4000 rpm, levando o carro a atingir 185 km/h de velocidade máxima.
O protótipo
custou US$ 24,000 para ser feito, em 1938, equivalentes a cerca de US$ 370,000
em valores de 2010. Heinz pretendia vender o Corsair por US$ 12,500 por unidade,
mas sua morte prematura num acidente de carro, em julho de 1939, acabou com
seus planos, e o protótipo construído permanece como único exemplar do seu
sonho automobilístico.
O modelo faz
parte do acervo do National Automobile Museum, também conhecido como The Harrah
Collection, em Reno, Nevada, EUA.
Da minha
coleção
O exemplar preto é o do ano de lançamento, de 1999, e tem apenas um pequeno logo da Hot Wheels no lado direito do carro. Seu design futurista é bem reproduzido na miniatura.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2738_Phantom_Corsair
https://en.wikipedia.org/wiki/Phantom_Corsair
https://www.conceptcarz.com/vehicle/z14381/phantom-corsair.aspx
https://www.carfolio.com/phantom-corsair--169158
https://www.autoclassic.com.br/phantom-corsair-1938-o-primeiro-carro-do-futuro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário