terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Phantom Corsair


O Phantom Corsair é um carro que foi idealizado por Rust Heinz, da família que produz o famoso Ketchup Heinz, projetado e construído junto com Maurice Schwartz, da Bohman & Schwartz Coachbuilding Company, de Pasadena, California. Com o design muito à frente de seu tempo, futurístico e aerodinâmico, era notável pelo design de perfil baixo e para-lamas integrados à carroçaria, como realmente seria o desenho dos automóveis das décadas à frente.

Construído em aço e carroçaria de alumínio, tinha 140 cm de altura, com as rodas encobertas, portas sem maçanetas, que se abriam eletricamente ao toque de botões externos e pelo painel interno. O carro possuía um painel aeronáutico, com bússola, altímetro, indicador de portas abertas, alertas de luzes ou rádio ligado, vidros verdes, para-choques com amortecedores hidráulicos, ar condicionado e isolamento térmico, incomuns para a época.

Rust Heinz queria que o Corsair fosse o carro mais avançado da época, por isso utilizou o chassi do Cord 810, e montou um motor Lycoming V8 a 80º cm 4,7 litros, comando sinmples no cabeçote, 2 válvulas por cilindro, e carburadores Stromberg; tracionando as rodas dianteiras, cuja transmissão era feita pelo câmbio de quatro velocidades, automatizado eletricamente. As suspensões eram independentes nas quatro rodas, e já trazia amortecedores ajustáveis. Tudo foi adaptado para acomodar uma carroçaria com 6 metros de comprimento e 1,94 de largura, suficientes para acomodar 4 passageiros no banco dianteiro, inclusive um à esquerda do assento do motorista. No banco traseiro iam apenas 2 pessoas, principalmente pela limitação de espaço imposta pelos armários de bebidas a bordo.


Mesmo pesando 2.100 kg, o motor Lycoming aspirado gerava 125 hp, mas melhorado para 190 cv a 4000 rpm, levando o carro a atingir 185 km/h de velocidade máxima.

O protótipo custou US$ 24,000 para ser feito, em 1938, equivalentes a cerca de US$ 370,000 em valores de 2010. Heinz pretendia vender o Corsair por US$ 12,500 por unidade, mas sua morte prematura num acidente de carro, em julho de 1939, acabou com seus planos, e o protótipo construído permanece como único exemplar do seu sonho automobilístico.

O modelo faz parte do acervo do National Automobile Museum, também conhecido como The Harrah Collection, em Reno, Nevada, EUA.

Da minha coleção



O exemplar preto é o do ano de lançamento, de 1999, e tem apenas um pequeno logo da Hot Wheels no lado direito do carro. Seu design futurista é bem reproduzido na miniatura.

Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2738_Phantom_Corsair

https://en.wikipedia.org/wiki/Phantom_Corsair

https://www.conceptcarz.com/vehicle/z14381/phantom-corsair.aspx

https://www.carfolio.com/phantom-corsair--169158

https://www.autoclassic.com.br/phantom-corsair-1938-o-primeiro-carro-do-futuro/

https://www.supercars.net/blog/page_cat/car-brands/

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