terça-feira, 28 de março de 2023

’69 Camaro Yenko

Camaro Yenko 1969

Em 1957, Don Yenko abriu uma loja de performance para veículos Chevrolet na concessionária Chevrolet da família em Canonsburg, Pensilvânia. Os clientes podiam encomendar peças de alto desempenho ou ter seus carros modificados pelos mecânicos da Yenko. Em 1967, quando a Chevrolet começou a vender o Camaro, Yenko começou a modificar o SS Camaro substituindo o motor original L-78 396 cid (6,5 L) por um do Chevrolet Corvette L-72 427 cid (7,0 L) e atualizava o eixo traseiro e as suspensões. Ele também modificou outros veículos Chevrolet como Chevelle e Nova equipando-os com motores L-72. O trabalho desenvolvido de Don Yenko era tão bom que a Chevrolet permitiu que os carros modificados por ele tivessem uma identidade própria, com faixas no capô indicando a cilindrada, e faixas laterais com o seu nome no final dos para-lamas traseiros.


Outras alterações eram feitas nas suspensões, diferencial, capô do motor em fibra-de-vidro, caixa de marchas M21. No ano de 1968, seus Camaro vinham com o V8 L78 de 396 cid com 375 hp e uma caixa de quatro velocidades Muncie. Trocava o velocímetro por outro que indicava até 140 mph (230 km/h), uma barra estabilizadora de 1 1/8 pol. de diâmetro na dianteira. Para os que desejavam mais força, trocava o bloco 396 cid por um de 427 cid, utilizando o mesmo cabeçote, carburador, coletores de entrada e saída, aproveitando as peças que podia. Na parte visual, trocava as rodas pelas 14”x6” do Pontiac, com calotas com seu logotipo, emblemas especiais na grade, laterais e traseira; e começou a identificar seus carros com números de série com plaquetas afixadas no batente da porta do motorista. Outro símbolo que Yenko começou a aplicar nos seus carros era a sigla “sYc”, significando “Yenko Super Car”, em adesivos no capô e bordados nos encostos de cabeça doa bancos.

Para 1969, as concessionárias tiveram a disponibilidade dos motores L72 através do “COPO” (Central Office Production Order), num kit que incluía freios a disco, spoilers, capô com tomadas de ar, um diferencial 4.1 Positraction, com engrenagens mais resistentes, com tratamento térmico; uma barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro, e radiador de maior capacidade. Podia-se optar pelo câmbio M21 de quatro marchas ou o Turbo Hidramatic 400. Yenko vendeu 201 exemplares com esta configuração, 171 unidades com cambio manual e 30 com transmissões automáticas. O emblema “Yenko 427” aparecia nas faixas laterais, capô e traseira; com a sigla “sYc” nos encostos de cabeça. Todos os Camaro Yenko tinham o interior em preto.

O Camaro Yenko, na garagem com Tej e Brian

O Camaro Yenko1969 utilizado em “2 Fast 2 Furious” (FF2) era uma réplica do original, e tinha o V8 de 427 cid (7 litros) com 425 hp, suspensão do Z/28, painel customizado e outros acessórios para andar rápido. A produção adquiriu nove exemplares do Camaro 1969, e muitos deles precisaram ser reformados para ficar em condições de gravação.

Nas cenas finais, em que o Camaro salta sobre o barco em fuga, o carro foi aliviado de todo o peso possível, enchido com espuma de poliuretano e rebocado por um cabo para ser lançado ao ar. E caiu na água, não sobre o barco. Antes disso, o modelo foi encaixado no barco para gravação das cenas finais, e a computação gráfica se encarregou de montar a sequência do salto e queda do Camaro sobre o barco.

Apenas um dos Camaro foi preservado pela empresa Year One, que fazia os reparos e manutenção da frota de FF2, posteriormente totalmente restaurado. Sobre os demais, não há informações precisas do destino que tiveram, mas “devem estar por aí”, nas palavras de Craig Lieberman, que foi o consultor técnico automotivo do filme. O modelo utilizado no filme foi doado para a Paul Walker Charity ROWW como tributo ao ator, falecido em 30 de novembro de 2013.

Da minha coleção

O Camaro Yenko, da Hot Wheels

O Camaro Yenko 1969 de “2 Fast 2 Furious” é da Hot Wheels, na cor Le Mans Blue. Ele veio num pack com outros cinco exemplares de diversos filmes da franquia F&F. É um Camaro Mainline, com rodas normais, de plástico, é um casting que tem os faróis dianteiros ocultos, e ocultos, e reproduz a decoração do Camaro utilizado no filme.

O 5-Pack de Fast and Furious, com diversos carros da franquia.


Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2769_Camaro_(hardtop)

https://fastandfurious.fandom.com/wiki/1969_Yenko_Camaro_SYC

https://en.wikipedia.org/wiki/Don_Yenko

https://en.wikipedia.org/wiki/Yenko_Camaro

https://www.motorauthority.com/news/1132248_deep-dive-the-yenko-camaro-and-dodge-challenger-from-2-fast-2-furious

https://www.motorauthority.com/news/1132360_1970-plymouth-cuda-440-6-heads-to-auction

https://www.hotcars.com/cars-from-2-fast-2-furious/#brian-39-s-yenko-camaro-packed-serious-power

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