O Ford Maverick UnderDog, em construção, de Sun Kang
Sun Kang, o ator que interpreta Han nos filmes da franquia de “Velozes e
Furiosos” também é apaixonado por carros, e um deles é o Ford Maverick 1972 que
ele customizou em 2016, e na estratégia da Mattel de reproduzir modelos de
carros reais, transformando-os em miniaturas Hot Wheels, deu a tarefa a Jun
Imai, que fez o Custom Ford Maverick, lançado em 2018 na Série Factory Fresh.
Originalmente, o carro de Kang tinha a denominação de “Project Underdog”
ou “UDog”, pegando um Maverick antigo e customizando o carro para o SEMA
Garage, patrocinado pela Penzoil, e com a ajuda de três estudantes do ensino médio
de Los Angeles (daí o símbolo “U3” visto nas laterais e traseira do modelo).
Udog finalizado
O modelo era equipado com o motor brasileiro EcoBoost feito em Taubaté,
com quatro cilindros e 2,3 litros, mas com
um turbocompressor GReddy, atingia a potência de 400 hp, com uma caixa de seis
velocidades, era um conjunto mecânico transplantado do Mustang 2015. Os
apliques do body kit eram da Rocket Bunny, o capô era de fibra-de-carbono do
modelo Grabber, e alguns detalhes idênticos aos do Maverick brasileiro dos anos
1970.
Um pouco da história do Maverick
Maverick 1970
Carro compacto da Ford americana, feito na plataforma do Falcon, foi
lançado em 17 de abril de 1969 para competir com os sedans japoneses Datsun e
Toyota, que estavam tomando conta do mercado no início dos anos 70. Na
configuração sedã duas portas e tração traseira, seguia um layout parecido com
o Mustang, e fez bastante sucesso, com 579.000 unidades vendidas no primeiro
ano, quase chegando nos 619.000 que o Mustang conseguiu em 1964. Seu projetista
foi Tom Tjaarda, conhecido por ter criado a Ferrari 365 California, o DeTomaso
Pantera, o Fiat 124 Spider e o Fiesta de primeira geração (1972), entre outros.
Assim, o Maverick passou a ser fabricado também na Venezuela, Canadá,
México e Brasil, onde foi lançado em 1970 e ficou até 1979. Nos EUA, tinha três
motores disponíveis, todos com seis cilindros em linha: um de 2.800 cc, com 105
hp; um de 3.300 cc e 120 hp e o outro com 4.100 cc com 155 hp.
O modelo de quatro portas veio em 1971, com um entre-eixos aumentado
para maior espaço no banco traseiro, e linha do teto redesenhada com o mesmo
objetivo. Neste ano foi disponibilizado um motor V8 de 302 cid (4,9 litros) com
210 hp, e foi lançado o Comet, clone do Maverick na linha Mercury, com
diferenças na grade, capô e lanternas traseiras. A versão Grabber também saiu
neste ano, e era o pacote esportivo do Maverick, com rodas e pneus mais largos,
decoração exclusiva e capô com o capô do motor com duas entradas (falsas) de
ar.
No Brasil, o Maverick ficou em produção até 1979, com a motorização dos quatro cilindros de 2.300 cc, seis cilindros de 3.300 cc e o V8 302 cid que equipava o modelo GT. Disputou o mercado brasileiro com o Opala da GM, inclusive nas pistas ficou famoso o Maverick da Equipe Hollywood, pilotado por Luís Pereira Bueno, e até hoje é bem valorizado entre os colecionadores de clássicos brasileiros.
A Ford brasileira, em 2022 deixou o mercado dos automóveis para se
concentrar nos veículos comerciais (pick-ups e caminhões), e relançou o nome
Maverick numa pick-up na plataforma do Bronco, para competir com a Toro da FIAT
e Oroch da Renault; complementando a linha com a Ranger e a F-150, esta última
bem maior, típica dos americanos.
Da minha coleção
Os Maverick são todos da Mattel, os Hot Wheels da linha básica (Mainline), azul, dourado e amarelo na versão Grabber. O Maverick Custom que reproduz o carro de Sum Kang vem nas cores azul marinho e outro vermelho.
O Branco recebeu as rodas da AC Custom, e um motor com compressor pirateado do Rigor Motor.
Custom Ford Maverick, com rodas AC Custon e motor do Rigor Motor |
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Custom_Ford_Maverick
https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Maverick_(1970%E2%80%931977)
https://en.wikipedia.org/wiki/Tom_Tjaarda
https://www.pasmag.com/features/vehicle-features/project-udog-underdog-sung-kang-ford-maverick
Nenhum comentário:
Postar um comentário