![]() |
O Ford Maverick UnderDog, em construção, de Sun Kang |
Sun Kang, o ator que interpreta Han nos filmes da franquia de “Velozes e Furiosos” também é apaixonado por carros, e um deles é o Ford Maverick 1972 que ele customizou em 2016, e na estratégia da Mattel de reproduzir modelos de carros reais, transformando-os em miniaturas Hot Wheels, deu a tarefa a Jun Imai, que fez o Custom Ford Maverick, lançado em 2018 na Série Factory Fresh.
Originalmente, o carro de Kang tinha a denominação de “Project Underdog”
ou “UDog”, pegando um Maverick antigo e customizando o carro para o SEMA
Garage, patrocinado pela Penzoil, e com a ajuda de três estudantes do ensino médio
de Los Angeles (daí o símbolo “U3” visto nas laterais e traseira do modelo).
![]() |
Udog finalizado |
O modelo era equipado com o motor brasileiro EcoBoost feito em Taubaté, com quatro cilindros e 2,3 litros, mas com um turbocompressor GReddy, atingia a potência de 400 hp, com uma caixa de seis velocidades, era um conjunto mecânico transplantado do Mustang 2015. Os apliques do body kit eram da Rocket Bunny, o capô era de fibra-de-carbono do modelo Grabber, e alguns detalhes idênticos aos do Maverick brasileiro dos anos 1970.
Um pouco da história do Maverick
![]() |
Maverick 1970 |
Carro compacto da Ford americana, feito na plataforma do Falcon, foi lançado em 17 de abril de 1969 para competir com os sedans japoneses Datsun e Toyota, que estavam tomando conta do mercado no início dos anos 70. Na configuração sedã duas portas e tração traseira, seguia um layout parecido com o Mustang, e fez bastante sucesso, com 579.000 unidades vendidas no primeiro ano, quase chegando nos 619.000 que o Mustang conseguiu em 1964. Seu projetista foi Tom Tjaarda, conhecido por ter criado a Ferrari 365 California, o DeTomaso Pantera, o Fiat 124 Spider e o Fiesta de primeira geração (1972), entre outros.
Assim, o Maverick passou a ser fabricado também na Venezuela, Canadá,
México e Brasil, onde foi lançado em 1970 e ficou até 1979. Nos EUA, tinha três
motores disponíveis, todos com seis cilindros em linha: um de 2.800 cc, com 105
hp; um de 3.300 cc e 120 hp e o outro com 4.100 cc com 155 hp.
O modelo de quatro portas veio em 1971, com um entre-eixos aumentado
para maior espaço no banco traseiro, e linha do teto redesenhada com o mesmo
objetivo. Neste ano foi disponibilizado um motor V8 de 302 cid (4,9 litros) com
210 hp, e foi lançado o Comet, clone do Maverick na linha Mercury, com
diferenças na grade, capô e lanternas traseiras. A versão Grabber também saiu
neste ano, e era o pacote esportivo do Maverick, com rodas e pneus mais largos,
decoração exclusiva e capô com o capô do motor com duas entradas (falsas) de
ar.
No Brasil, o Maverick ficou em produção até 1979, com a motorização dos quatro cilindros de 2.300 cc, seis cilindros de 3.300 cc e o V8 302 cid que equipava o modelo GT. Disputou o mercado brasileiro com o Opala da GM, inclusive nas pistas ficou famoso o Maverick da Equipe Hollywood, pilotado por Luís Pereira Bueno, e até hoje é bem valorizado entre os colecionadores de clássicos brasileiros.
A Ford brasileira, em 2022 deixou o mercado dos automóveis para se
concentrar nos veículos comerciais (pick-ups e caminhões), e relançou o nome
Maverick numa pick-up na plataforma do Bronco, para competir com a Toro da FIAT
e Oroch da Renault; complementando a linha com a Ranger e a F-150, esta última
bem maior, típica dos americanos.
Da minha coleção
Os Maverick são todos da Mattel, os Hot Wheels da linha básica (Mainline), azul, dourado e amarelo na versão Grabber. O Maverick Custom que reproduz o carro de Sum Kang vem nas cores azul marinho e outro vermelho.
O Branco recebeu as rodas da AC Custom, e um motor com compressor pirateado do Rigor Motor.
![]() |
Custom Ford Maverick, com rodas AC Custon e motor do Rigor Motor |
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Custom_Ford_Maverick
https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Maverick_(1970%E2%80%931977)
https://en.wikipedia.org/wiki/Tom_Tjaarda
https://www.pasmag.com/features/vehicle-features/project-udog-underdog-sung-kang-ford-maverick
Nenhum comentário:
Postar um comentário