Ford Gran Torino Sport 1972 |
Os Torino eram carros médios da Ford, uma versão dos Fairlane, que homenageava a cidade de Turim, considerada a "Detroit" da Itália. A partir de 1968, os Torino passaram a ser uma linha de modelos e não apenas versões dos Fairlane. Até 1972, equipados com motor V8, chegavam a quase 400 cv de potência, mas com a crise do petróleo, começou o downsizing dos motores.
O Gran Torino de 1972 era da terceira geração, em que
o design enfatizava o longo capô e traseira curta, no estilo que ficou
conhecido como “Coke Bottle Styling”, e no desenho da grade dianteira
centralizada, com os recessos dos quatro faróis posicionados separadamente da
grade. Outra mudança era a substituição do conjunto chassi-carroçaria pela
construção em chassi monobloco, com clara vantagem num rodar mais suave e
silencioso.
Entre vários opcionais, a suspensão de competição,
disponível somente para os modelos de duas portas, tinha molas e amortecedores
mais firmes, braços superiores da suspensão traseira reforçados, barra
estabilizadora na traseira, sendo a dianteira de maior diâmetro. Freios
dianteiros a disco eram de fábrica, item não oferecido pelos concorrentes no
mercado Intermediário. O sistema de freios assistidos era standard nas versões
equipadas com o motor 429, direção hidráulica foi completamente revisada e
disponível para todas as versões do Gran Torino.
O Gran Torino era equipado com um V8 de 302 cid, tendo
como opcionais outros V8, de 351 cid (Windsor ou Cleveland) , de 351 cid “Cobra
Jet”, um de 400 cid e por fim o 429. Todos os modelos vinham com um câmbio
manual de três marchas, sendo o Cruise-O-Matic opcional, exceto para o 351
Cobra Jet que recebia um Cruise-O-Matic de quatro velocidades.
Diversas alterações no motor foram feitas em relação a
1971, como coletores especiais, comandos de válvulas com molas especiais, novo
carburador Motorcraft com 750 CFM, escapes duplos, o Ram-Air Induction system. A
revista Car and Driver testou um 351 cid com quatro marchas automático e
registrou de 0-60 mph em 6,8 segundos.
Gran Torino – o Filme
Walt e Thao |
O filme "Gran Torino" (2008) possivelmente uma ação de merchandising da Ford junto à Warner, era centrado no carro, que originalmente estava abandonado em algum pátio da Ford, e foi oferecido por um funcionário da Ford para o restaurador chamado Jim Craig. Craig fez o seu trabalho e o colocou à venda no eBay. Quando Larry Stelling, coordenador de transporte da equipe de Clint Eastwood estava procurando por um Torino, rapidamente o adquiriu para as filmagens. O carro recebeu apenas um serviço de cromagem nos para-choques e foi direto para as gravações. Atualmente, o carro está no Warner Bros Studios Picture Car Museum, na California.
Gran Torino conta a história de Walt Kowalski (Clint
Eastwood), um veterano da Guerra da Coréia, que fica viúvo depois de 50 anos de
casado, se afasta da família e está revoltado com a conduta das pessoas. Na sua
cidade há uma comunidade Hmong, e justamente seus vizinhos do lado são desta
etnia, originária do sudoeste da China e que se espalhou pelo Laos e Vietnam, e
outros países do Extremo Oriente. Thao Vang Lor (Bee Vang) o adolescente da
família, pressionado pela gang do seu primo Fong “Spider” (Doua Moua) a roubar
o Gran Torino de Walt para ser aceito na gang. Apanhado em flagrante, sua avó o
obriga a trabalhar para Walt como compensação, por não ter denunciado o jovem,
e ambos ganham um voto de confiança mútua.
A gang de Fong “Spider” continua aprontando e Walt se indispõe com eles por proteger a irmã de Thao, mas não consegue impedir que agridam os dois por não desejarem se envolver nos seus negócios escusos. Walt vai ao médico e o diagnóstico não é animador, mas Walt esconde o fato de todos.
Thao está disposto a matar Fong como vingança, mas
Walt o dissuade, pois sabe bem o quanto as mortes da Coréia ainda pesam sobre
os seus ombros. Disposto a acabar com a gang de Fong, numa noite ele se prepara
e diante da casa de Fong e sua quadrilha, repreende em alta voz os crimes que
estão cometendo, chamando a atenção dos vizinhos. O bando sai armado da casa, e
Walt lentamente põe um cigarro na boca e enfia a mão na jaqueta, puxando
rapidamente, como se sacasse uma arma. O bando pensa que Walt vai atirar, então
disparam suas armas e o matam ali no jardim. A mão de Walt se abre e revela o
seu isqueiro Zippo, com a insígnia da
Primeira Cavalaria.
Ao final, na leitura do testamento, seus filhos e
noras descobrem que ele deixou a casa e o Gran Torino para Thao, com a condição
de não fazer nenhuma customização no carro.
O Gran Torino Sport 1972
Eastwood ficou tão encantado pelo carro, que depois
das filmagens, adquiriu o veículo da Warner para sua coleção particular. Essa é
uma versão Sport, equipada com um V8 de 351 cid (5,7 litros) Cobra Jet de 300
hp, com coletor de admissão especial, comando de válvulas e molas modificado, carburador
quádruplo Motorcraft 750 CFM e câmbio manual com 4 velocidades ou o automático
Cruise-O-Matic também com quatro marchas; as rodas eram as Magnum 500 com pneus
Goodrich radiais, teto de vinil preto, e a carroçaria era decorada com a
"Laser Stripe" como ficou conhecida a faixa lateral do modelo.
O Gran Torino de Clint Eastwood |
Além disso, o mesmo modelo na cor Verde Metálico (Metalflake Green nas miniaturas Hot Wheels) fez parte da frota do segundo filme da franquia "Velozes e Furiosos", de 2009. Pilotado pelo personagem Fenix, da quadrilha de Arturo Braga, foi o responsável pela "morte" de Letty, e o principal piloto a ser batido por Brian e Toretto. O carro era equipado com um V8 de 429 cid, Cobra Jet, carburadores Holley, filtros K&N, suspensão Hotchkiss, discos de freio Willwood com calipers de rally e rodas Coy C-67 Gun metal de 18 polegadas.
O Gran Torino usado em Fast & Furious, pilotado por Fenix |
O Gran Torino de 1973 do seriado Starsky & Hutch |
Da minha coleção
Hot Wheels Ford Gran Torino Sport 1972 |
O Gran Torino Sport da Hot Wheels reproduz o carro do filme, correspondendo à cor e às faixas decorativas, mas não traz o teto de vinil preto, e sacrifica as rodas que são comuns a outras minis da Mattel. O casting é bem-feito, normal da Mattel. Poderia receber um upgrade com detalhamento das lanternas traseiras e rodas mais fiéis às Magnum do carro original.
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