segunda-feira, 27 de março de 2023

Nissan 300ZX Twin Turbo

 


O Nissan 300 ZX Twin Turbo era um desenvolvimento do esportivo Datsun 240Z, lançado em 1970, que no Japão era denominado Nissan Fairlady Z, ou ainda conhecido como Nissan S30. Com os carros de passeio japoneses fazendo sucesso em vários mercados mundiais, era estratégico competir no mercado dos esportivos, em que Jaguar, BMW, Porsche, Alfa Romeo e FIAT já tinham modelos consagrados há muitos anos.

O 240Z tinha um motor de seis cilindros em linha, com 2,4 litros, daí a sigla que indicava a capacidade do motor, e nos anos seguintes recebeu aumento de cilindrada, e a sigla correspondente, como 260Z (motor de 2,6 litros, em 1974) e 280Z (motor de 2,8 litros, em 1975).

Datsun 240Z
O Nissan 300Z surgiu em 1983 (1984 nos EUA), como motor V6 de 3,0 litros, tornando-se o modelo mais vendido entre os esportivos da Série Z. As versões ZX tinham um acabamento diferenciado, mais luxuoso e com mais itens de conforto do que as versões “Z”.


A plataforma Z virou um laboratório de tecnologia da Nissan, com a instalação de um duplo turbo no seis em linha (RB20DET), e quando fizeram o upgrade do motor para o V6 (VG30ET), este recebeu um Turbo no 3,0 litros com comando único no cabeçote.

A Geração do Z32 recebeu um novo design em 1986, projetado por Isao Sono e Toshio Yamashita; a carroçaria era mais larga e as linhas mais arredondadas, com um perfil mais baixo. O 300ZX Twin Turbo vinha com o motor VG30 de 3,0 litros, duplo comando de válvulas com aberturas variáveis (N-VCT) no cabeçote, dois turbos Garret AiResearch com dois intercoolers, produzindo 300 hp a 6400 rpm e 238 lb-ft de torque a 3600 rpm. Atingia as marcas de 0-60 mph em 5 ou 6 segundos conforme a preparação (Turbo ou aspirado), 155 mph (249 km/h). A suspensão era ajustável em dois modos de condução, e tinha o sistema de direção nas quatro rodas “Super HICAS”, introduzido inicialmente no Skyline R31.

O 300ZX de Paul Newman

Nas competições, o 300ZX participou da Trans-Am, vencendo em Lime Rock (1986) com Paul Newman, correndo pela escuderia de Bob Sharp. Também correu na IMSA GT Championship e no All Japan Sports Prototype Championship (como Fairlady Z), dominando a temporada de 1988. Pilotado por Steve Millen, o 300ZX venceu dois campeonatos de construtores, entre 1990 a 1995, com Steve Millen vencendo sete campeonatos como piloto Nº 1 da Nissan. Venceu também as 24 horas de Daytona em 1994, e as 24 Horas de Le Mans, na classe  GTS-1 (5º lugar na geral) também no ano de 1994. Com o regulamento da IMSA proibindo o Twin Turbo após 1994, o 300ZX passou a ser equipado com o novo motor V8 (VH) da Nissan, correndo em Daytona (1995) e conquistando a vitória na classe GTS-1 nas 12 horas de Sebring e o Moosehead Grand Prix em Halifax.

Um exemplar preparado em parceria com a Jun Auto e a BLITZ conseguiu em Bonnevile Salt Flats as marcas de 210.78 mph (339,2 km/h) em 1990; e 231.78 mph (373 km/h) numa segunda tentativa depois de alguns aperfeiçoamentos. Em 1995, o 300ZX bateu em 260.87 mph (419,84 km/h) no Bonnevile Speed Trial.

O modelo permaneceu até 1996 nos EUA e outros mercados, mas seguiu presente no JDM (Japan Domestic Market) até o ano 2000.

Da minha coleção

Nissan 300ZX - Hot Wheels 1:64

O Nissan 300 ZX Twin Turbo é um Hot Wheels, Mainline da Série “Nissan”, que foi lançada em 2019. O Casting reproduz um carro que tem tetos solares individuais (sem referências de modelos reais com este acessório), na habitual qualidade da Mattel, e rodas PR5, comuns a outras minis.

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Nissan_S30

https://en.wikipedia.org/wiki/Nissan_300ZX

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Nissan_300ZX_Twin_Turbo

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