Porsche 930 Turbo 1985
O Porsche 935 é a evolução do Porsche Carrera, de 1971, e ao longo dos
anos foi recebendo mais a mais potência, primeiro nos exemplares de competição,
e passando aos carros de rua na medida do possível. O primeiro Carrera (designado
internamente como 930) a receber um turbo foi em 1974, correndo pela equipe
Martini nas 24 Horas de Le Mans daquele ano.
O 930 foi homologado para as ruas em 1976, mas a estratégia da época era
substituir o 911 pelo 924, portanto, a tecnologia turbo do 930 ficou restrita
em desenvolvimento e somente em 1986 recebeu adequações da legislação de
emissões para ser exportado para os EUA e Japão. Ele permaneceu no mercado até
1989, quando a plataforma “G-Series” foi substituída pela nova, que recebeu o
código “964”.
Porsche 934 - 1976
Já nas competições, o 930 recebeu uma preparação mais agressiva,
ganhando o código 934, com o motor flat-six RSR 3,0 litros gerando 580 hp,
vencendo a temporada de 1976 do Campeonato Mundial de Marcas e o Campeonato
SCCA Trans Am, este nas mãos de George Follmer, e o Campeonato europeu de GT. O
934 venceu as 24 Horas de Le Mans em sua classe por três anos consecutivos:
1976, 1977 e 1978.
O Porsche 935 era o 934 de fábrica, e vinha com o flat-six de 3,30
litros, com dois turbos e injeção mecânica de combustível, gerando 630 KW (845
hp ou 857 PS), e os turbos começavam a empurrar mesmo em baixas rotações,
devido ao maior diâmetro de suas turbinas. Devido a uma brecha no regulamento, Norbert
Singer, engenheiro da Porsche, descobriu que remover os faróis dos paralamas e
passá-los para o spoiler abaixo da linha do para choques, era o design ideal
para reduzir o arrasto e conseguir mais downforce na dianteira. A grande
supremacia dos 935 acabou sendo um dos fatores para a FIA extinguir as
classificações em Grupos, e em 1982 ela definiu apenas três categorias,
denominadas com letras: A, B e C.
O Porsche 935 de 1978, Moby Dick |
O último 935 de fábrica foi construído somente para as 24 Horas de Le Mans de 1978, e os aprimoramentos aerodinâmicos, com uma frente mais avançada e a cauda estendida, com o enorme aerofólio, e com sua cor branca, fizeram a imprensa especializada batizá-lo de “Moby Dick”. Apesar de ser 15 segundos mais rápido do que as versões anteriores, e chegar a 367 km/h na reta de Mulsanne, ele chegou em 8º lugar na geral, atrás de outros três 935 de equipes independentes.
Pode-se afirmar que o 935 foi o carro mais vitorioso nos tempos da
transição dos motores aspirados para os turbocomprimidos, e credita-se à
Porsche um papel de destaque, primeiro nas competições, e depois levando a
tecnologia para os carros de rua.
Da minha coleção
Porsche 935, Hot Wheels, mainline 2015
Os Porsche 935 são Hot Wheels, o nº 85 é um Mainline de
2015, e o outro é da grife Urban Outlaw, de Magnus Walker, grande colecionador
de Porsche. Não há informações se ele tem um 935 com esta decoração, mas o
visual segue o do 911 mais famoso dele.
Porsche 935, com a decoração da griffe "Urban Outlaw", de Magnus Walker
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Porsche_935_(2021)
https://leotogashi.blogspot.com/2022/03/porsche-carrera-rs-e-sua-evolucao-parte.html
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