Ford Escort 1972
A primeira geração do Ford Escort foi projetada na
Grã-Bretanha como um substituto para o envelhecido Ford Anglia e foi um grande
avanço para a empresa nos mercados europeu e da Ásia-Pacífico. Apresentado no
final de 1967 como modelo 1968, era um carro pequeno europeu, contrariando a
tendência da tração dianteira que surgia em muitos desses carros, o Escort com
chassi monobloco, suspensão MacPherson na dianteira e eixo rígido na traseira
com molas semi-elípticas; era equipado com o pequeno motor 1,1 litro, baixa
taxa de compressão e baixa potência visava mais a economia do que desempenho.
No entanto, seu ponto forte era a simplicidade do
conjunto e a robustez do conjunto, aliados à agilidade pelo baixo peso, era
apenas questão de tempo para receber um motor que pudesse usar todo o potencial
do pequeno Escort.
Escort do 1970 London to Mexico
World Cup Rally
A versão esportiva vinha com o 1,3 litro (Escort
Sport), mas logo foi disponibilizado o 1,5 litro com duplo comando (Twin Cam –
Group 2) feito pela Lotus com 8 válvulas no cabeçote para equipar o Lotus Elan
da época. Uma vitória significativa foi no 1970 London to Mexico World Cup
Rally (a Copa 70 em que o Brasil foi tricampeão), com o finlandês Hannu Mikola
e seu co-piloto sueco Gunnar Palm, com um Escort Twin Cam de 1599cc de 85 hp a
5500 rpm e 124 N-m de torque a 4000 rpm. Em novembro de 1970, a Ford lançou uma
edição comemorativa deste feito equipados com o motor de 1598 cc Cross-flow e
vendeu 10.352 exemplares com reforços na carroçaria para os que desejavam
colocar o carro em corridas.
Com as competições de Rally são comuns na Europa, foi
um passo para a Cosworth pegar o motor BDA (Belt Drive A Series) de 1,5 litros
e levá-lo a 1601 cc, ganhando a sigla RS (Rally Sport), com o bloco do motor “Cross-Flow”
e o cabeçote de 16 válvulas da Cosworth. Imediatamente, o pequeno Escort RS
começou a ganhar várias corridas de rally, e fez a fama dos ingleses na versão
de “muscle-cars” europeus: pequenos carros e motores potentes!
O Ford Escort foi construído ou montado em vários
países da Europa, além de Austrália e Nova Zelândia, comercializado também no Japão
e África do Sul (CKD) pois nestes países a direção também fica no lado direito
do carro.
Fast And
Furious 6
Com a franquia de Dom Toretto e sua equipe fazendo sucesso, os produtores precisavam ampliar as marcas de automóveis utilizados nos filmes, e a internacionalização dos roteiros abriu a oportunidade para incluir carros europeus e superesportivos, além dos tunados japoneses e “muscle-cars” americanos.
Para F&F 6, a produção comprou cinco Escort RS
1600 na Grã-Bretanha e os reconstruiu completamente para as filmagens, pintados
na clássica or azul com faixas brancas. Os motores de todos eram os 1,6 litro
com cambio de cinco marchas manual, foram instalados roll-bars e um par de
bancos de corrida. O painel de instrumentos foi substituído com medidores
Revotec, e não tinham chave de ignição; só um interruptor ligado à bateria para
acionar a bomba de combustível e dar a partida no motor de arranque.
As rodas Compomotive Minilite de 13x7 polegadas eram
calçadas com pneus Federal Super Steel 595, e saíam das caixas das rodas, mesmo
com os alargadores e spoilers aplicados à carroçaria.
No filme, Tej Parker compra o Escort e outros carros num leilão, e durante a perseguição ao tanque na rodovia, Brian ajuda Roman a escapar do Mustang que está sendo atropelado pelo tanque. Brian salta de uma pista para a outra e consegue que Roman salte no teto do Escort, e freia o carro, com o tanque passando ao seu lado. Neste salto, um dos carros caiu na pista e capotou, ficando com as quatro rodas para cima. Outro caiu sobre as rodas, mas teve sua estrutura comprometida. Outro foi utilizado para a sequência, num salto menor, e seguiu o rastro do tanque para o resgate de Roman.
Da minha coleção
Ford Escort RS 1600 - Hot Wheels 1:55
O Escort RS1600 de Fast & Furious 6 é um Hot
Wheels, mas na escala 1:55, um pouco maior do que os Hot Wheels comuns. É de
uma série especial que a Mattel fez com poucos carros, de filmes diversos da
franquia, e creio que não teve boas vendas, pois não teve sequência nos anos
seguintes. O casting é perfeito, reproduz bem o carro utilizado no filme, e as
rodas (sempre elas) são bem fiéis ao original.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2770_Ford_Escort_RS1600
https://fastandfurious.fandom.com/wiki/Ford_Escort_MK_I#SnippetTab
https://www.edmunds.com/car-reviews/features/fast-furious-6-cars-1970-ford-escort-rs1600.html
Video from
Craig Lieberman, technical advisor for F&F 6 – Ford Escort RS1600 ’70.
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