terça-feira, 27 de junho de 2023

McLaren Senna

 


O Mclaren Senna é um carro de produção limitada feito pela McLaren Automotive, o terceiro modelo a ser incluído na McLaren Ultimate Series, junto ao F1 e P1, não sendo na verdade sucessor direto de nenhum deles. O McLaren Senna foi apresentado via on-line em 10 de dezembro de 2017, no Geneva Motor Show.

O modelo é uma homenagem da McLaren a Airton Senna, que chegou na McLaren em 1988, como um jovem piloto excepcional, mas ainda não um campeão completo, como se tornou durante sua passagem pela equipe. Aos 28 anos, ele já tinha seis vitórias no seu currículo, mas ele venceu três campeonatos mundiais de Pilotos e trinta e cinco vitórias com a McLaren. Entre 1988 a 1993 a McLaren conquistou quatro campeonatos de Construtores consecutivos, com Senna e Prost. A McLaren tem a licença do nome Senna junto à família e ao Instituto Airton Senna para uso da marca Senna, e nenhuma outra companhia pode utilizar o nome para denominar qualquer outro carro.



Seguindo o espírito de Airton Senna, o carro tem o foco de atingir altas velocidades, para conseguir melhores tempos de volta; um carro de corridas legalizado para andar nas estradas; portanto o design buscou o menor peso e incorporou diversos acessórios aerodinâmicos para conseguir atingir as mais altas velocidades, até a tinta utilizada para pintura foi desenvolvida para dar maior cobertura com menos volume, reduzindo o peso do carro.


Com base no McLaren 720S, o novo chassi monocoque de fibra de carbono denominado MonoCage III, e o motor receberam modificações para aumentar a performance. O motor V8 M840TR de 3.994cc (234,7 cid) vem com dois turbocompressores, gerando 789 hp a 7.250 rpm e 800 N-m de torque a 5.500 rpm, e está acoplado a um câmbio de sete velocidades e dupla embreagem. Diferentemente do P1, o Senna não tem um motor elétrico auxiliar visando manter o peso baixo, de 1.198 kg. Dados divulgados pela McLaren informam que o carro faz de 0-100 km/h em 2,8 segundos, de 0-200 km/h em 6,8 segundos, e de 0-300 km/h em 17,5 segundos; com velocidade máxima de 335 km/h (208 mph).


O enorme spoiler traseiro tem vários ajustes eletrônicos para obter melhor performance conforme a velocidade, gerando até 1.700 libras de downforce; e funciona também como freio aerodinâmico. Há uma tomada de ar no teto, no estilo dos Formula Um, aberturas frontais e laterais com mini aerofólios nos condutos de ar, e amplas tomadas de ar traseiras para refrigerar o motor e os freios traseiros. As portas são diédricas (com aberturas estilo tesoura), e janelas opcionais aplicadas na parte inferior das portas. Até o design dos bancos buscou a redução de peso, com o uso de fibra de carbono, fabricados não com o método tradicional, mas com o que a Mclaren chama de “tecnologia de concha dupla”; e os clientes podem optar por cintos de segurança de competição, com seis pontos de fixação, para o piloto e passageiro.

Os freios são de uma nova geração da Brembo, com discos em carbono-cerâmica, e compostos que tem três vezes e meia melhor condutividade térmica que os da geração anterior, tornando os componentes menores e mais leves. As rodas são de liga especialmente desenhadas para acomodar os largos pneus Pirelli P-Zero Trofeo R, e o sistema de escapamento de titânio com três saídas proporcionam um som mais agressivo, controlando também as emissões. O sistema de suspensão hidráulica com braços duplos utiliza o RaceActive Chassis Control II (RCC II), que contribui para o melhor controle do carro em situações-limite de curvas e aderência. Para a configuração de maior desempenho, a suspensão dianteira reduz a altura em 1,5 polegada, e a traseira em 1,2 polegada, aproveitando todo o potencial do conjunto para melhorar a aerodinâmica e estabilidade do carro.

Da minha coleção

McLaren Senna, da Hot Wheels





O McLaren Senna Hot Wheels é um casting de Ryu Asada, designer da Mattel que faleceu em 2021 de câncer. Alvin Chan é alistado como co-designer, e o McLaren Senna foi lançado na Série HW Exotics (Mainline) em 2019. Já no ano seguinte o casting foi levemente retocado para ter uma melhor definição dos faróis, não alterando nada mais do restante.

O detalhamento é o normal para a escala, o spoiler vem integrado à carroçaria, por questão de economia, e por consequência, tem a mesma cor do carro, mas deveria ser preta. As rodas foram substituídas por outras especiais com pneus de borracha da AC Custon.

McLaren Senna da TOMICA



A McLaren Senna da TOMICA já é muito mais detalhada, em termos de casting, rodas e teto da cabine, assim como o aerofólio é uma peça em separado do corpo do carro. Os faróis são bem mais definidos, justificando o rótulo de "Premium".


McLaren Senna, da Majorette



Já o modelo da Majorette francesa é o único que abre as portas, no estilo "tesoura", e tem um bom detalhamento para a escala de 1:56. Vem na cor laranja, oficial da McLaren, mas o tom não reproduz exatamente o laranja que Bruce McLaren eacolheu para pintar seus carros.

Referências:

https://cars.mclaren.com/en/ultimate-series/mclaren-senna

https://en.wikipedia.org/wiki/McLaren_Senna

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