segunda-feira, 19 de junho de 2023

Ferrari 512M


A Ferrari 512S era a designação dos 25 carros-esporte construídos pela Ferrari entre 1969/70, como motor 5 litros de 12 cilindros e corriam no Campeonato Internacional de Marcas de 1970; e logo mais tarde naquele mesmo ano, versões modificadas para combater os Porsche 917 ganharam a sigla 512M (de “Modificata”). Para 1971 a fábrica de Maranello concentrou-se no modelo 312 PB e passou os 512M para correr pelas equipes independentes; e com a mudança no regulamento de 1972, assim como o 917 da Porsche foram banidos do campeonato, e alguns 512 S e M passaram a correr na Can-Am e Intersérie européia.

O motor V12 a 60º da 512M gerava 610 hp a 9000 rpm, DOHC, 48 válvulas; o câmbio manual tinha cinco marchas, embreagem Borg&Beck, freios Girling a disco e um peso entre 815 e 840 kg. Comparado com seu competidor direto, o Porsche 917 refrigerado a ar, o motor Ferrari precisava de um radiador pesado e diversas tubulações para administrar a refrigeração do motor. O chassi tubular reforçado com placas de alumínio era cerca de 100 kg mais pesado do que o do Porsche; porém na pista, o desempenho se equivalia, em curvas ou retas, se enfrentavam igualmente; sua velocidade máxima atingia 310 km/h.

A Ferrari 512M ano 1971 de David Piper

Com a Porsche ganhando a preferência dos pilotos, e para as corridas de endurance, eram necessários dois pilotos por carro, a Ferrari acabou tendo dificuldades para ter pilotos de ponta para pilotar so 512S e M, e como “Il Commendatore” decidiu atuar com a equipe de fábrica SEFAC Ferrari, com Mauro Forghieri na liderança do time, as escuderias particulares que corriam com os Ferrari, como a Filipinetti, NART, Ecurie Francorchamps, Scuderia Picchio Rosso, Gelo Racing Team e Scuderia Montijuich nunca receberam o mesmo suporte que o time de fábrica, o que prejudicava sua competitividade em alcançar resultados significativos.

Ao fim da temporada de 1970, a Ferrari só havia vencido as 12 Horas de Sebring, e na corrida mais esperada do ano, as 24 Horas de Le Mans, a Ferrari sofreu problemas de confiabilidade, apesar de ser tão rápida como os 917. Quatro 512S foram inscritos, mas Vaccarella/Giunti abandonaram com sete voltas; Merzario/Regazzoni abandonaram com 38 voltas e Bell/Peterson na volta seguinte; e depois de cinco horas de corrida, Ickx/Schetty abandonaram com 142 voltas.

Para as corridas seguintes, novas alterações feitas designaram o 512M, que se provou mais rápido do as 512S, com Ickx/Giunti vencendo as 9 horas de Kyalami. Com a mudança de regulamento para o ano de 1971, a Ferrari decidiu abandonar os 512M em favor do novo 312PB, e os carros foram direcionados pelas escuderias independentes para outros campeonatos, como a Can-Am e Intersérie.

Da minha coleção



A Ferrari 512M da Hot Wheels é um projeto de Mark Jones, e saiu na linha de 2007, quando a Mattel ainda tinha a licença para reproduzir as Ferrari. O casting é bem-feito, e o grande capô traseiro se abre, mostrando o motor V12 e as largas rodas de corrida. A decoração é genérica, não encontrei fotos de que existiu um carro que correu com o número 4 no curto período em que o modelo participou das corridas. Todas as Ferrari são muito apreciadas pelo carisma e histórico de vitórias da marca de Maranello, mas em 1970/71 a Porsche venceu praticamente tudo, ofuscando um modelo que era muito veloz e competitivo, e a mudança de regras da FIA para impedir o domínio da Porsche acabaram matando também a Ferrari com os seus 4512S e M.



Troquei as rodas padrão dos mainlines da Hot Wheel por outras especiais da AC Custon, que tem pneus de borracha e logotipos nas laterais, valorizando bastante o visual desta linda Ferrari.

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ferrari_512

https://www.ferrari.com/en-EN/auto/512-m

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Ferrari_512_M

Nenhum comentário:

Postar um comentário