quarta-feira, 28 de junho de 2023

Volvo P1800

 

Volvo P1800E - 1970

O Volvo P1800 vem de um projeto que começou em 1957, quando a Volvo decidiu criar um carro esportivo para competir nos mercados da Europa e Estados Unidos, apesar do modelo P1900 não ter feito sucesso, com apenas 68 unidades vendidas. Helmer Petterson, engenheiro consultor para a Volvo, que desenvolveu o PV444, um modelo duas portas para quatro passageiros, passou o trabalho para seu filho Pelle, que havia se graduado em design nos Estados Unidos e estava trabalhando com Pietro Frua, na Itália. Segundo a intenção da Volvo, buscavam um Estúdio italiano para projetar o carro, pois sabiam que isso poderia alavancar a imagem do modelo, então Helmer contactou Pietro Frua, em Turim, e contou ao seu filho Pelle que “seria uma grande oportunidade” para ele.

Helmer Petterson mal sabia do “imbróglio” em que estava se metendo: no mesmo ano de 1957, a empresa de Frua foi adquirida pela Ghia, também de Turim, e o acordo com a Volvo seguiu adiante. Quando Helmer foi apresentar os esboços para a diretoria da Volvo, e eles foram aprovados, Helmer (talvez como pai orgulhoso) revelou que o projeto era de seu filho Pelle. Isso foi o bastante para despertar a fúria dos dirigentes, porque o novo carro não foi projetdo por um designer italiano, além disso, Helmer envolveu seu filho no projeto sem a aprovação oficial da Volvo.

O conflito foi resolvido quando decidiram que o projeto seria assinado por Frua, e só em 2009 a Volvo reconheceu oficialmente a co-autoria de Pelle Petterson com Pietro Frua no modelo. Frua acabou deixando a Ghia, e Pelle seguiu com ele para a nova empresa, e a Volvo também concordou com a migração, pois queria a autoria de Frua para o novo carro.

P958 X1

A Carrozeria Frua construiu os três primeiros protótipos entre setembro de 1957 e o início de 1958, com as denominações: P958-X1, P958-X2 e P958-X3, onde P era a sigla para “Projeto”, 9 era o mês “9”, Setembro, 58 era o ano 1958 e a letra “X” era para “experimental”. Por razões econômicas, a mecânica  do novo carro deveria utilizar os componentes do modelo Amazon.

P958 X2

Em dezembro de 1957, Helmer dirigiu o X1 até a sede da Karmann, em Osnabrück, Alemanha Ocidental, onde se encontrou com Thor Berthelius, o engenheiro-chefe da Volvo, e os engenheiros da Karmann, para combinar os detalhes da construção do P1800, que poderia chegar ao mercado em dezembro de 1958. Porém, em fevereiro de 1958, o cliente mais importante da Karmann, a Volkswagen, proibiu a Karmann de seguir com o trabalho, pois o P1800 iria competir com o Karmann-Ghia, que ela estava preparando, e ameaçou cancelar todos os seus contratos se prosseguissem. Assim, o P1800 ficou ameaçado de ser extinto, antes mesmo de ser lançado.

Outras empresas da Alemanha, como a NSU, Drautz e Hanomag foram contactadas, mas a Volvo não ficou satisfeita e não acreditava que elas pudessem atender suas normas de qualidade e controle. Helmer Petterson até considerou levantar dinheiro com bancos para comprar componentes da Volvo, e ele mesmo construir e comercializar os carros. Nesse meio tempo, um comunicado à imprensa da Volvo apareceu com uma foto do protótipo, e a empresa teve de reconhecer sua existência, de modo que a Volvo teve de renovar seus esforços para seguir com o projeto.

O carro (P958-X2)  foi apresentado ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de Bruxelas, em janeiro de 1960, e com a criação da European Free Trade Association, os negócios entre a Suécia e Inglaterra ficaram favorecidos por redução de tarifas e taxas de operações conjuntas. A Volvo consultou a Jensen Motors, cujas linhas de produção tinham espaço ocioso, e foi fechado um contrato para produção de 10.000 unidades do P1800. Então, a Pressed Steel Fisher, de Linwood na Escócia, foi subcontratada pela Jensen para montar o monobloco do carro, que seria levado por trem para serem finalizados na planta da Jensen em West Bromwich, Inglaterra. Em setembro de 1960, o primeiro Volvo P1800 deixou a linha de montagem da Jensen, já como modelo 1961.

O motor era o B18 (“B” era a sigla para “Gasolina” em sueco, “Bensin”; “18” era a sigla para a cilindrada de 1800cc), um quatro cilindros em linha, com dois carburadores SU, produzindo 100 hp; acoplado a três opções de cambio: um manual M40 com quatro marchas; um M41 manual com quatro marchas e uma Overdrive e outra Borg-Warner 35 com três marchas automático. A maior velocidade máxima de 193 km/h era conseguida com o cambio manual de quatro marchas, pois os modelos que tinham o câmbio com Overdrive vinham com um diferencial com relação menor, e a Overdrive visava economia, e não desempenho.

Em 1963, depois de produzir 6.000 carros, a produção migrou para a Suécia, pois a Jensen começou a ter problemas com controle de qualidade (construção do monobloco e especialmente problemas de pintura), mas a Pressed Steel continuou a produzir as carroçarias, pois não houve um fornecedor que pudesse fazê-lo na Suécia. Assim, o P1800 passou a se chamar P1800S (“S” de Sverige, Suécia). O motor ganhou mais 8 hp, e em 1966 a potência subiu para 115 hp; e em 1969 o B18 foi substituído pelo B20B de dois litros com 118 hp; mas o modelo continuou sendo denominado P1800S.

Em 1970 diversas alterações foram aplicadas, sendo a mais notável a injeção de combustível no motor B20E (“E” de Einspritzung, injeção de combustível em alemão). Além da injeção BOSCH D-Jetronic, o motor ganhou um comando revisado, produzindo agora 130 hp sem sacrificar o consumo de combustível. A velocidade máxima alcançava 190 km/h e a aceleração de 0-100 km/h se fazia em 9,5 segundos. Adicionalmente, o modelo ganhou freios a disco nas quatro rodas; e em alguns mercados, havia a opção do motor B20F, com um cabeçote de menor taxa de compressão, que favorecia os índices de emissões, especialmente nos Estados Unidos.

Volvo P1800ES

Volvo P1800ES

Buscando aumentar o conforto e proporcionar mais espaço na cabine do P1800E, a Volvo apresentou em 30 de setembro de 1971 um modelo com o teto estendido e janelas traseiras amplas; mantendo o mesmo perfil dos para-lamas abaixo da cintura do carro, o novo design era de uma Shooting Brake, ou “perua” em português, sendo designado P1800ES.

Infelizmente, as novas regras de segurança dos EUA (o maior mercado do P1800), no final de 1974 inviabilizaram a adaptação do modelo para atendê-las; e a Volvo decidiu encerrar a produção, com o últimos P1800ES saindo da linha em 27 de junho de 1973.

O Santo, e o P1800

Simon Templar (Roger Moore) com seu P1800

O Santo era um seriado que foi exibido nos anos 1930, e no seu retorno à TV entre 1962 e 1969, os produtores escolheram o jaguar E-Type como o carro de Simon Templar. Consultada, a Jaguar não pôde disponibilizar o carro no prazo que a produção precisava. Mas Roger Moore, o ator que faria o personagem sugeriu que usasse o Volvo P1800, e quando contactaram a Volvo perguntando quão rápido poderiam entregar o carro, a resposta foi “dentro de uma semana”. Cinco dias depois, o Volvo P1800 branco com as placas 71DXC foi entregue na Associated Television, que produziria o seriado. O carro teve de ser pago, mas receberam também um mock-up do interior do carro, para as filmagens no interior do veículo. Um segundo carro foi comprado um ano depois (placas 77 GYL), e ao término dos episódios, está em exibição no Cars of the Stars Museum, em Keswick, Inglaterra. Poucos anos depois, outros dois P1800S (placas NUV647E e NUV648E) foram adquiridos para substituir os anteriores, e estes também estão hoje em Keswick.

Roger Moore também dirigia um P1800 como seu carro particular, após anos dirigindo o cupê na série inglesa. No seriado, após várias temporadas, o Volvo P1800 foi substituído finalmente por um Jaguar, mas um XJ-S nas filmagens do “Retorno do Santo”. No remake de 1997, estrelado por Val Kilmer, o Volvo retornou às telas como o carro de Simon Templar, mas desta vez era um Volvo C70 coupé.

Volvo P1800 de Irv Gordon

Irv Gordon com seu P1800


Quando tinha 25 anos, Irv Gordon (1940-2018), de East Patchogue, New York, EUA, viu um anúncio do Volvo P1800 na revista Car and Driver, e depois de um test-drive de três horas, comprou o carro em 1966. Como único proprietário do carro, rodou com ele mais de 3,2 milhões de milhas (mais de 5,148 milhões de km) até seu falecimento em 2018, e tem o registro no Guiness Book of Records, como o motorista e o carro particular que mais rodou em serviço não-comercial até hoje. Em 2 de abril de 2002, ele participou do The Tonight Show with jay Leno quando atingiu 2 milhões de milhas. No ano de 2011 participou de reportagens em revistas, entre elas na Hemmings Sport & Exotic Magazine, e em junho de 2013 a Volvo Cars North America lançou uma ação de relações públicas explorando os aspectos de durabilidade e performance da marca, e Irv atingiu a marca de 3 milhões de milhas numa viagem que fez ao Alaska em setembro de 2013.

“Não se trata apenas dos milhões de quilômetros, mas sim das viagens que me levaram a isso e o que experimentei ao chegar lá. Eu simplesmente gostei de dirigir e experimentar a vida através do meu Volvo", disse Irv Gordon na ocasião.

Volvo P1800 Gasser


Lee Johnstone, um mecânico de 71 anos de Somerset, Inglaterra, preparou um Volvo P1800 Gasser de 1969 para correr nas arrancadas de dragsters no Reino Unido, e seu carro foi o primeiro vencedor do Hot Wheels Legends Tour internacional, depois de 25 etapas, nos cinco continentes.

O Gasser, apelidado de “Ain’t No Saint”, estava em exibição no West Side Club de Manhattan, junto com o 2 Jet Z, vencedor de 2018, The Nash, vencedor de 2019 e o Pontiac Firebird 1970 vencedor de 2020, e entrou para a história dos Hot Wheels por se tornar uma miniatura na escala 1:64 que chegará ao mercado em 2023.

O Volvo P1800 Gasser de Johnstone é equipado com um motor V8 Big Block da Chevrolet, com 454 cid e compressor, gerando 600 hp, e fazendo o quarto-de-milha em 10,01 segundos a 133 mph. Ele compete com o carro e suas filhas Ellie, Tori e Sarah também pilotam o Volvo pela equipe JD Racing (Johnstone & Daughters) no Santa Pod Raceway, em Podington, Inglarerra. Eles levaram o Volvo aos Estados Unidos em 2019, na Hot rod Reunion na Califórnia, onde puderam ver como ele corria contra outros Gasser nos EUA.

O Volvo de Johnstone tem na lateral o adesivo “Ain’t No Saint”, uma referência ao seriado em que Simon Templar (Roger Moore) resolve seus casos pilotando um Volvo P1800. Como a Mattel não conseguiu o licenciamento para usar o logo, fez um novo parecido usando as palavras “Hot Wheels” e uma figura semelhante segurando uma taça de vitória.

Da minha coleção





O Volvo P1800 da Hot Wheels saiu na Série HW Dream Garage, em 2023, na linha normal. O casting é bem-feito, e Lee Johnstone é creditado em co-autoria do design, junto com Manson Cheung, da Mattel.

O acabamento é o normal da Mattel para a escala, ele usa as mesmas rodas de outros Gasser, como o Corvette 62.

Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Volvo_P1800_Gasser

https://en.wikipedia.org/wiki/Volvo_P1800

https://autoesporte.globo.com/carros/noticia/2019/10/com-quase-5-milhoes-de-quilometros-este-volvo-p1800-e-o-carro-mais-rodado-do-mundo.ghtml

http://www.volvotips.com/index.php/p1800/history-1800/

https://www.uol.com.br/carros/colunas/mora-nos-classicos/2020/09/02/icone-da-volvo-nos-anos-1960-p1800-e-relancado-como-carro-de-corrida.htm

https://www.roadandtrack.com/news/a39693824/hot-wheels-legends-tour-winner-1969-volvo-p1800-gasser/

https://www.autoweek.com/car-life/events/a38255939/1969-volvo-p1800-gasser-next-hot-wheels/

https://www.motortrend.com/features/hot-rod-legends-volvo-p1800-gasser/

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