Nos anos 1970 a VW ainda dominava o mercado automobilístico no Brasil, mas tinha consciência de que o Fusca teria de ser aposentado em breve. Rudolph Leiding, então presidente da VW brasileira, inspirado pelo SP2, desafiou os designers da marca a repaginar o Fusca, mantendo ainda a mecânica do motor boxer traseiro refrigerado a ar, mas oferecendo um espaço maior, com um design mais contemporâneo. Depois de vários estudos, os designers José Vicente Martins e Márcio Piancastelli apresentaram o conceito do que seria o modelo final.
Com dois centímetros a menos do que o Fusca, mas com o mesmo entre eixos, amplo espaço interno e excelente área envidraçada, o apertado porta malas dianteiro era compensado pelo espaço sobre a tampa do motor. Com linhas retas e equilibradas, quebrava o vínculo das linhas arredondadas do Fusca, e foi bastante inovador para a época.
O VW Brasília foi apresentado em junho de 1973,
equipado com o motor boxer com 1,6 litros, de quatro cilindros opostos,
refrigerado a ar, alimentado por um único carbirador SOLEX 30, gerando 60 cv de
potência. Logo em 1976, o motor passou a ter uma dupla carburação SOLEX 32,
gerando 65 cv, com mais torque e economia de combustível.
FBrasilia 4 portas
Foi produzido até 1982, com o mesmo design, sofrendo
apenas retoques visuais e atualizações mecânicas para acompanhar a concorrência;
como a versão de quatro portas, que surgiu em 1978, para o ano-modelo de 1979.
Foi exportado para diversos países, como as Filipinas, Nigéria, Venezuela,
Bolívia, Chile e Portugal. Além do Brasil, a Brasília foi fabricada apenas no
México, somente na versão de duas portas, e lá chegou a aparecer no seriado
Chaves como o carro do Senhor Barriga.
Brasilia no seriado mexicano Chaves
Foram produzidas cerca de 950.000 unidades no Brasil, aproximadamente
80.000 no México e mais de 100.000 exportadas para o mundo durante quase dez
anos em que ficou em linha.
Da minha coleção
Brasilia Hot Wheels, de 2011 Para choque customizado por York Bleyer
Dentro da estratégia da Mattel de internacionalizar as
miniaturas Hot Wheels, e sendo o Brasil um dos mercados mais interessantes do
mundo, surgiram modelos de carros brasileiros na linha dos Hot Wheels, sendo o
SP2 o primeiro, e o Brasilia, o segundo.
O Volkswagen Brasília azul faz parte da Série 2011 New Models, quando foi lançada pela Mattel. Saiu na linha normal, portanto, tem base de plástico e rodas comuns, também de plástico. O casting é de autoria de York Bleyer, e o design traz o para choque dianteiro customizado, e o painel traseiro sem para choques, mas refeito com duas ponteiras de escapamento. Internamente, traz bancos de competição e gaiola anti-capotagem.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Volkswagen_Brasilia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Brasilia
História automotiva: VW Brasilia completa 50 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário