Nos anos 1970 a VW ainda dominava o mercado automobilístico no Brasil, mas tinha consciência de que o Fusca teria de ser aposentado em breve. Rudolph Leiding, então presidente da VW brasileira, inspirado pelo SP2, desafiou os designers da marca a repaginar o Fusca, mantendo ainda a mecânica do motor boxer traseiro refrigerado a ar, mas oferecendo um espaço maior, com um design mais contemporâneo. Depois de vários estudos, os designers José Vicente Martins e Márcio Piancastelli apresentaram o conceito do que seria o modelo final.
Com dois centímetros a menos do que o Fusca, mas com o mesmo entre eixos, amplo espaço interno e excelente área envidraçada, o apertado porta malas dianteiro era compensado pelo espaço sobre a tampa do motor. Com linhas retas e equilibradas, quebrava o vínculo das linhas arredondadas do Fusca, e foi bastante inovador para a época.
O VW Brasília foi apresentado em junho de 1973,
equipado com o motor boxer com 1,6 litros, de quatro cilindros opostos,
refrigerado a ar, alimentado por um único carbirador SOLEX 30, gerando 60 cv de
potência. Logo em 1976, o motor passou a ter uma dupla carburação SOLEX 32,
gerando 65 cv, com mais torque e economia de combustível.
F
![]() |
Brasilia 4 portas |
Foi produzido até 1982, com o mesmo design, sofrendo apenas retoques visuais e atualizações mecânicas para acompanhar a concorrência; como a versão de quatro portas, que surgiu em 1978, para o ano-modelo de 1979. Foi exportado para diversos países, como as Filipinas, Nigéria, Venezuela, Bolívia, Chile e Portugal. Além do Brasil, a Brasília foi fabricada apenas no México, somente na versão de duas portas, e lá chegou a aparecer no seriado Chaves como o carro do Senhor Barriga.
![]() |
Brasilia no seriado mexicano Chaves |
Foram produzidas cerca de 950.000 unidades no Brasil, aproximadamente 80.000 no México e mais de 100.000 exportadas para o mundo durante quase dez anos em que ficou em linha.
Da minha coleção
![]() |
Brasilia Hot Wheels, de 2011 |
![]() |
Para choque customizado por York Bleyer |
Dentro da estratégia da Mattel de internacionalizar as miniaturas Hot Wheels, e sendo o Brasil um dos mercados mais interessantes do mundo, surgiram modelos de carros brasileiros na linha dos Hot Wheels, sendo o SP2 o primeiro, e o Brasilia, o segundo.
O Volkswagen Brasília azul faz parte da Série 2011 New Models, quando foi lançada pela Mattel. Saiu na linha normal, portanto, tem base de plástico e rodas comuns, também de plástico. O casting é de autoria de York Bleyer, e o design traz o para choque dianteiro customizado, e o painel traseiro sem para choques, mas refeito com duas ponteiras de escapamento. Internamente, traz bancos de competição e gaiola anti-capotagem.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Volkswagen_Brasilia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Brasilia
História automotiva: VW Brasilia completa 50 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário