Estas caixas são denominadas Premium Collector Set pela Mattel, e saíram em 2020, sendo este conjunto o quarto e último a sair neste ano. Sempre constam três carros de corrida e um caminhão de transporte, afixadas na base com elásticos presos aos eixos e com um cenário de autódromo ao fundo simulando um diorama.
Adquiri este set em 2021 quando estava no Japão, as
lojas de departamentos enormes sempre têm as seções de brinquedos e games, e estes
sets eram bem comuns, fáceis de encontrar. Me lembro que custava ¥3.500, pelo
câmbio da época, o valor era de R$ 133,00. Hoje (2024), com a queda do Iene
japonês, está mais barato ainda: R$ 87,50.
Um conjunto similar hoje (eBay - Nov/2024) custa US$
15, cerca de R$ 88,00 na conversão direta, mas com os impostos, estimo que não
sai por menos de R$ 200 aqui no Brasil. Uma pena para quem coleciona Hot Wheels
além da linha normal.
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Iconic_Racers_Collector_Set
As miniaturas deste Set:
Jaguar Lightweight E-Type
O casting é de Mark Jones, apareceu pela primeira vez no Team Transport #14 em 2019, na tradicional cor British Green, mas neste set a Mattel reproduz o protótipo “Car Zero” apresentado no Pebble Beach Classic Show na California.
Jaguar Lightweight E-Type, Car Zero |
Hot Wheels, reprodução do Car Zero
A versão Lightweight foi preparada para as competições,
com a carroçaria de alumínio e os vidros (exceto o para brisa) feito de
Plexiglass. A Jaguar planejava construir 18 exemplares para isso; e deste
total, apenas 12 foram finalizados (11 em 1963 e um em 1964). Em 2014, a Jaguar
decidiu construir os seis restantes, e iniciou o processo de resgatar os
números de série e as plantas do projeto original. Claro que mesmo reproduzindo
um carro de 1963, com os mesmos materiais e técnicas utilizados no primeiro
lote deles, os seis exemplares teriam um preço nas alturas, devido ao valor
histórico deste carro e à pequena fortuna que certamente foi cobrada daqueles
que levarem este verdadeiro ícone automobilístico para a sua garagem.
Saiba mais sobre este carro nos links abaixo:
https://leotogashi.blogspot.com/search?q=jaguar
https://media.jaguar.com/en-gb/news/2014/05/lightweight-e-type-reborn
https://www.autobytel.com/the-jaguar-lightweight-etype-and-a-history-of-the-jaguar-etype
https://www.stratstone.com/jaguar/e-type/born-out-of-success/
https://www.autoexpress.co.uk/jaguar/88174/lightweight-jaguar-e-type-everything-you-need-to-know
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Jaguar_Lightweight_E-Type
Porsche 917KH
O Porsche 917 K foi lançado pela Mattel na Serie 100% Hot Wheels, no Conjunto de Aniversário dos 50 anos, junto com outros três modelos. Originalmente, ele abria o capô traseiro para exibir o motor, mas em 2005 o casting foi refeito e perdeu esta característica.
O Porsche 917 é considerado como o carro de corridas mais vitorioso de todos os tempos. Já na sua estreia em 1969, dominou os treinos e boa parte da corrida nas 24 Horas de Le Mans, mas problemas mecânicos causaram se abandono. Mas venceu o Campeonato Mundial de Marcas em 1970, 1971, e depois que foi banido pela FIA, a Porsche o levou à Can-Am, onde foi campeão em 1972 e 1973, e mais uma vez, a SCCA mudou o regulamento, impedindo a Porsche de continuar vencendo na Can-Am.
No entanto, em 9 de agosto de 1975, o Porsche 917/30 com
1.230 hp teve sua última vitória, no
circuito de Talladega Superspeedway, com Mark Donohue registrando o recorde de
volta com a média de 221,12 mph, que se manteve pelos onze anos seguintes.
Saiba mais sobre este fantástico carro de corridas:
https://leotogashi.blogspot.com/search?q=Porsche+917+
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Porsche_917K
The
Record Breaking Porsche 917/30 | HistoricRacingNews.com
Mercedes-Benz 300 SL
O Mercedes-Benz 300 SL da Hot Wheels é um trabalho do designer da Mattel Manson Cheung. Ele é baseado num exemplar da IWC Racing Team, bastante modificado, que participou do Festival de Goodwood em 2018, conduzido pelo ex-piloto de Formula Um David Coulthard. O exemplar deste Set traz uma pintura em cinza escuro e uma numeração referente à Targa Florio, que sempre teve três algarismos, para indicar a hora (04:17) em que o carro partia na largada.
Com um chassi tubular de apenas 82 kg, e uma carroçaria de alumínio, com as características portas se abrindo para cima (por isso foi apelidado de “asa-de-gaivota”), o Mercedes-Benz 300 SL foi projetado como um caro esporte para as ruas, mas seu desempenho nas pistas e corridas de endurance o fizeram um adversário temido pelos concorrentes, mantendo o título de “carro esporte de série mais veloz do mundo” por vários anos. Foi o primeiro carro equipado com um sistema de injeção de combustível, e o primeiro que tinha um freio aerodinâmico, para auxiliar a frenagem, pois seus freios eram a tambor nas quatro rodas.
Saiba mais sobre este carro:
https://leotogashi.blogspot.com/2022/04/mercedes-benz-300-sl-asa-de-gaivota.html
https://www.maxicar.com.br/2024/06/mercedes-benz-300-sl-sete-decadas-da-asa-de-gaivota/
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Mercedes-Benz_300_SL
Carry On
O Carry On é um caminhão de transporte de carros de corrida, e foi lançado na Série Team Transport #3, em 2018. O casting não reproduz um veículo do mundo real, mas o Carry On tem traços do International 4700 Series Medium Duty Truck de 1990. Ele traz a plataforma em rampa para acomodar um carro de corrida e a inclinação cria um espaço abaixo da rampa para carregar as ferramentas e peças sobressalentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário