quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Nissan Collector Set – Hot Wheels

Nissan Collector Set, 2020

Em 2020, a Hot Wheels lançou o primeiro dos Premium Collector Set, uma caixa com três carros e um caminhão-plataforma para transporte de veículos. Este Nissan Collector Set traz o Datsun Bluebird 510 Wagon, o Nissan Fairlady Z e o Nissan Laurel 2000 SGX, complementado pelo Aero Lift; este é um modelo não-licenciado, mas criado pelo designer da Mattel Mark Jones para a Série Team Transport, e é utilizado em outros Sets, com decorações diferentes de acordo com a marca dos carros ou do patrocinador da equipe de corridas.

Os modelos vêm afixados no piso da caixa com elásticos presos nos eixos e o cenário imita uma garagem da Nissan.

Os modelos deste Set

’71 Datsun Bluebird 510 Wagon

Datsun Bluebird 510 Wagon, 2020


Este modelo reproduz o carro real que Jun Imai customizou, e pela sua paixão pelos JDM, junto com Ryu Asada, foram grandes incentivadores para a Mattel lançar modelos de outros países em sua linha Hot Wheels. Ele tem modificações como os espelhos retrovisores sobre para lamas, como na década de 1970. Também o casting tem uma variante com a grade frontal lisa ou texturizada como uma tela.

O modelo real, carro de Jun Imai

A versão Wagon do Datsun 510 estava disponível nos Estados Unidos desde 1968, e ajudou a Nissan a construir uma boa imagem internacional. O modelo americano tinha um comando mais bravo, produzindo 96 hp no pequeno motor quatro cilindros em linha com 1600cc. Atingia a velocidade máxima de 100 mph (160 km/H), tinha freios a disco na dianteira, suspensão independente nas quatro rodas na versão sedan e eixo rígido com feixe de molas na traseira da versão Wagon.

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2771_Datsun_Bluebird_510_Wagon

https://en.wikipedia.org/wiki/Datsun_510

Nissan Fairlady Z

Datsun Fairlady Z, 2020


O Nissan Fairlady Z reproduzido pela Hot Wheels é baseado no design que ficou conhecido como “G-Nose”, ou 240 ZG, equipado com um kit aerodinâmico desenvolvido para as competições e alguns modelos de rua. Outras peças deste kit eram os para lamas alargados, parafusados à carroçaria, spoiler na traseira e outros equipamentos para aumentar a performance do carro. A miniatura tem o volante à direita, como padrão dos carros japoneses.

O Nissan Fairlady de Jun Imai


O Hot Wheels que Jun Imai fez em 2016

O nome Nissan Fairlady Z era a designação utilizada pela Nissan para o mercado japonês, e para os mercados de exportação, era chamado de Datsun 240 Z. A origem deste modelo se deve á recusa da Nissan continuar o projeto que tinha junto com a Yamaha no início dos anos 1960 para desenvolver um carro esporte de dois lugares. A Yamaha ofereceu o projeto à Toyota e fizeram o Toyota 2000GT em 1965. A Nissan resolveu fazer o seu por conta própria e surgiu o 240Z, em 1969.

Equipado com o motor de seis cilindros em linha e 2,4 litros, com dois carburadores, produzia 151 cv. No Japão, havia a opção de 130 cv e outro de 160 cv, chamada de Fairlady Z432 (quatro válvulas, três carburadores e dois comandos) com o mesmo motor do Skyline GT-R. O câmbio tinha cinco marchas, suspensão independente na quatro rodas e freio a disco na dianteira, logo foi preparado para corridas e Rallies, vencendo o Rally Safari de 1971 e 1973.

O Nissan Fairlady Z também foi reproduzido de um carro pessoal de Jun Imai.

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Nissan_Fairlady_Z

https://japanesenostalgiccar.com/minicars-hot-wheels-x-jnc-nissan-fairlady-z/

https://www.youtube.com/watch?v=JhmydLL4AQ0

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Jun_Imai

https://quatrorodas.abril.com.br/carros-classicos/datsun-240z-receita-de-raiz-forte

Nissan Laurel 2000 SGX

Nissan Laurel 2000 SGX, 2020


Lançado na Série Japan Historics de 2018, ele reproduz o modelo da segunda geração (1975), Serie C-130 Hardtop, com acabamento SGX. O design traz um estilo limpo, conhecido como “Kyusha”, com poucos decalques, altura rebaixada, para lamas alargados, rodas especiais Mini Classic de quatro raios e pequeno diâmetro, com pneus de borracha de perfil baixo, e um grande spoiler abaixo do para choque dianteiro, que faz parte de sua base de metal.

O Nissan Laurel 2000 SGX tinha um motor de seis cilindros em linha com 1998 cc, 125 hp, , câmbio de cinco marchas e dois carburadores SU; substituídos emm 1975 por injeção eletrônica para atender às leis sobre emissões. Seu estilo com a traseira mais volumosa lhe rendeu o afetuoso apelido de “Butaketsu” Laurel, ou “bunda de porco”.

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Nissan_Laurel_2000_SGX

https://en.wikipedia.org/wiki/Nissan_Laurel

Aero Lift


Aero Lift é um caminhão de transporte de carros de corrida, com a plataforma aberta. O casting é um design de Mark Jones, e não reproduz um veículo real, economizando nos custos de licenciamento para a Mattel. A miniatura tem a cabine avançada, como muitos caminhões reais, economizando no comprimento para aproveitar a plataforma. A Mattel utiliza o modelo para diversos Sets dos Team Transport, decorando conforme a marca do carro transportado ou do patrocinador da Equipe de Corrida.

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Aero_Lift

Nenhum comentário:

Postar um comentário