Nissan Collector Set, 2020
Em 2020, a Hot Wheels lançou o primeiro dos Premium
Collector Set, uma caixa com três carros e um caminhão-plataforma para transporte
de veículos. Este Nissan Collector Set traz o Datsun Bluebird 510 Wagon, o
Nissan Fairlady Z e o Nissan Laurel 2000 SGX, complementado pelo Aero Lift;
este é um modelo não-licenciado, mas criado pelo designer da Mattel Mark Jones
para a Série Team Transport, e é utilizado em outros Sets, com decorações
diferentes de acordo com a marca dos carros ou do patrocinador da equipe de
corridas.
Os modelos vêm afixados no piso da caixa com elásticos
presos nos eixos e o cenário imita uma garagem da Nissan.
Os modelos deste Set
’71 Datsun Bluebird 510 Wagon
Datsun Bluebird 510 Wagon, 2020
Este modelo reproduz o carro real que Jun Imai customizou, e pela sua paixão pelos JDM, junto com Ryu Asada, foram grandes incentivadores para a Mattel lançar modelos de outros países em sua linha Hot Wheels. Ele tem modificações como os espelhos retrovisores sobre para lamas, como na década de 1970. Também o casting tem uma variante com a grade frontal lisa ou texturizada como uma tela.
O modelo real, carro de Jun Imai
A versão Wagon do Datsun 510 estava disponível nos
Estados Unidos desde 1968, e ajudou a Nissan a construir uma boa imagem
internacional. O modelo americano tinha um comando mais bravo, produzindo 96 hp
no pequeno motor quatro cilindros em linha com 1600cc. Atingia a velocidade
máxima de 100 mph (160 km/H), tinha freios a disco na dianteira, suspensão
independente nas quatro rodas na versão sedan e eixo rígido com feixe de molas
na traseira da versão Wagon.
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2771_Datsun_Bluebird_510_Wagon
https://en.wikipedia.org/wiki/Datsun_510
Nissan Fairlady Z
O Nissan Fairlady Z reproduzido pela Hot Wheels é baseado no design que ficou conhecido como “G-Nose”, ou 240 ZG, equipado com um kit aerodinâmico desenvolvido para as competições e alguns modelos de rua. Outras peças deste kit eram os para lamas alargados, parafusados à carroçaria, spoiler na traseira e outros equipamentos para aumentar a performance do carro. A miniatura tem o volante à direita, como padrão dos carros japoneses.
O Hot Wheels que Jun Imai fez em 2016 |
O nome Nissan Fairlady Z era a designação utilizada pela
Nissan para o mercado japonês, e para os mercados de exportação, era chamado de
Datsun 240 Z. A origem deste modelo se deve á recusa da Nissan continuar o
projeto que tinha junto com a Yamaha no início dos anos 1960 para desenvolver
um carro esporte de dois lugares. A Yamaha ofereceu o projeto à Toyota e fizeram
o Toyota 2000GT em 1965. A Nissan resolveu fazer o seu por conta própria e
surgiu o 240Z, em 1969.
Equipado com o motor de seis cilindros em linha e 2,4
litros, com dois carburadores, produzia 151 cv. No Japão, havia a opção de 130
cv e outro de 160 cv, chamada de Fairlady Z432 (quatro válvulas, três
carburadores e dois comandos) com o mesmo motor do Skyline GT-R. O câmbio tinha
cinco marchas, suspensão independente na quatro rodas e freio a disco na dianteira,
logo foi preparado para corridas e Rallies, vencendo o Rally Safari de 1971 e
1973.
O Nissan Fairlady Z também foi reproduzido de um carro
pessoal de Jun Imai.
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Nissan_Fairlady_Z
https://japanesenostalgiccar.com/minicars-hot-wheels-x-jnc-nissan-fairlady-z/
https://www.youtube.com/watch?v=JhmydLL4AQ0
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Jun_Imai
https://quatrorodas.abril.com.br/carros-classicos/datsun-240z-receita-de-raiz-forte
Nissan Laurel 2000 SGX
Lançado na Série Japan Historics de 2018, ele reproduz o modelo da segunda geração (1975), Serie C-130 Hardtop, com acabamento SGX. O design traz um estilo limpo, conhecido como “Kyusha”, com poucos decalques, altura rebaixada, para lamas alargados, rodas especiais Mini Classic de quatro raios e pequeno diâmetro, com pneus de borracha de perfil baixo, e um grande spoiler abaixo do para choque dianteiro, que faz parte de sua base de metal.
O Nissan Laurel 2000 SGX tinha um motor de seis
cilindros em linha com 1998 cc, 125 hp, , câmbio de cinco marchas e dois
carburadores SU; substituídos emm 1975 por injeção eletrônica para atender às
leis sobre emissões. Seu estilo com a traseira mais volumosa lhe rendeu o afetuoso
apelido de “Butaketsu” Laurel, ou “bunda de porco”.
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Nissan_Laurel_2000_SGX
https://en.wikipedia.org/wiki/Nissan_Laurel
Aero Lift
Aero Lift é um caminhão de transporte de carros de corrida, com a plataforma aberta. O casting é um design de Mark Jones, e não reproduz um veículo real, economizando nos custos de licenciamento para a Mattel. A miniatura tem a cabine avançada, como muitos caminhões reais, economizando no comprimento para aproveitar a plataforma. A Mattel utiliza o modelo para diversos Sets dos Team Transport, decorando conforme a marca do carro transportado ou do patrocinador da Equipe de Corrida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário