Galaxie 1965, duas portas Hardtop
O Ford Galaxie full-size de terceira geração (1965-68)
recebeu um novo design para o ano de 1965, com linhas mais retilíneas e quatro
faróis dianteiros na vertical, compartilhando o estilo com o Fairlane, modelo
logo abaixo na linha da Ford.
A suspensão traseira foi redesenhada, aposentando as
molas semi-elípticas, pelas barras triplas e molas espirais. O Painel foi
redesenhado, e havia o detalhe de duas chaves de ignição: uma que o dono
utilizava, que abria portas, porta-malas, porta-luvas e ligava o carro; e outra
para deixar com o manobrista, que abria apenas as portas e ligava o carro.
Galaxie conversível Galaxie Sedan qautro portas
Esta geração recebeu diversos motores, com apenas um
com seis cilindros e 240 cid (3,9 L), e os demais V8, desde o Y-Block de 272
cid (4,5 L) e 292 cid (4,8 L); o Windsor de 289 cid (4,7 L) e 302 cid (4,9 L),
e os FE de 352 cid (5,8 L), 390 cid (6,4 L), 427 e 428 cid (7,0 L).
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Galaxie 1967 |
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Galaxie 500 XL conversível, 1968 |
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Galaxie duas portas, Hardtop, 1968 |
Galaxie de Dick Hutchinson Holman Moody era o preparador da Ford
O Galaxie foi preparado pela Holman Moody, na época, oficina
responsável pela Divisão Esportiva da Ford, e Dick Hutchinson fez nove
pole-positions e conquistou nove vitórias, sendo campeão na temporada da NASCAR
em 1965. Muitas outras equipes também corriam com o modelo. O modelo restaurado
de Hutchinson foi ofertado em leilão no eBay pela California Cars em 2011, com
os lances iniciando em US$ 85,100 (cerca de R$ 500.000 em nov/2024).
Galaxie 500, quatro portas sedan brasileiro
O modelo foi fabricado no Brasil de 1967 a 1983, inicialmente com o V8 de 4,5 L; depois equipado com o V8 de 4,8 L.
Com 5,33m de comprimento, 2,00m de largura e 3,00m de
entre eixos, e 1,780 kg de peso, era o maior e mais luxuoso automóvel brasileiro,
primeiro a oferecer direção hidráulica no país. O câmbio tinha três
velocidades, alavanca na coluna de direção, bancos inteiriços para seis ocupantes.
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Ford LTD Landau, 1974 |
A transmissão automática foi oferecida na versão de 1969, primeiro na versão luxuoso LTD, mas logo depois, disponibilizada para o Galaxie 500, agora equipado com o V8 de 4,8 litros e 190 cv. Havia também o ar-condicionado opcional. Em 1971, a versão LTD virou LTD Landau, com um vidro traseiro menor, e um enfeite na coluna traseira que simulava a dobradiça de uma carruagem de antigamente.
Ford LTD Landau, 1979, com a frente remodelada
Freios a disco vieram em 1972, com mudanças nas
lanternas traseiras e luz de ré. O motor V8 passou a ser o Windsor de 5,0
litros e 199 cv, o mesmo que equipava o Ford Maverick. Pneus radiais, para
brisa laminado e cintos de segurança retráteis foram adicionados em 1979,
último ano de produção do Galaxie, que havia perdido o sufixo 500. O LTD deixou
a linha em 1981 e o LTD Landau seguiu até 1983, não deixando herdeiros do seu
requinte, sofisticação, espaço interno e conforto de rodagem sem igual.
Da minha coleção
Galaxie 500, Hot Wheels Treasure Hunt, 2021
O Galaxie foi bastante utilizado pelas equipes da NASCAR nos anos 1960, com os motores de 6,4 e 7.0 L, diversas equipes utilizavam o modelo desta geração. O amarelo traz uma decoração típica da época, com números grandes e o tamanho do motor no capô. É um Treasure Hunt, miniatura em quantidade limitada (um exemplar em cada caixa, mas há caixas que não vêm com um T-Hunt), e que traz o emblema circular com a chama identificando o modelo.
O outro exemplar vem com a decoração da GULF Racing, não
reproduz necessariamente um carro que correu assim, mas aproveita o carisma da
pintura que se tornou famosa com os GT40 que venceram as 24 Horas de Le Mans em
1968 e 1969.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2765_Ford_Galaxie
https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Galaxie
https://parachoquescromados.wordpress.com/2011/06/26/vende-se-holman-moody-nascar-galaxie-1965/
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