terça-feira, 26 de novembro de 2024

’65 Ford Galaxie 500

Galaxie 1965, duas portas Hardtop

O Ford Galaxie full-size de terceira geração (1965-68) recebeu um novo design para o ano de 1965, com linhas mais retilíneas e quatro faróis dianteiros na vertical, compartilhando o estilo com o Fairlane, modelo logo abaixo na linha da Ford.

A suspensão traseira foi redesenhada, aposentando as molas semi-elípticas, pelas barras triplas e molas espirais. O Painel foi redesenhado, e havia o detalhe de duas chaves de ignição: uma que o dono utilizava, que abria portas, porta-malas, porta-luvas e ligava o carro; e outra para deixar com o manobrista, que abria apenas as portas e ligava o carro.

Galaxie conversível

Galaxie Sedan qautro portas

Esta geração recebeu diversos motores, com apenas um com seis cilindros e 240 cid (3,9 L), e os demais V8, desde o Y-Block de 272 cid (4,5 L) e 292 cid (4,8 L); o Windsor de 289 cid (4,7 L) e 302 cid (4,9 L), e os FE de 352 cid (5,8 L), 390 cid (6,4 L), 427 e 428 cid (7,0 L).

Galaxie 1967

Galaxie 500 XL conversível, 1968

Galaxie duas portas, Hardtop, 1968


Galaxie de Dick Hutchinson

Holman Moody era o preparador da Ford

O Galaxie foi preparado pela Holman Moody, na época, oficina responsável pela Divisão Esportiva da Ford, e Dick Hutchinson fez nove pole-positions e conquistou nove vitórias, sendo campeão na temporada da NASCAR em 1965. Muitas outras equipes também corriam com o modelo. O modelo restaurado de Hutchinson foi ofertado em leilão no eBay pela California Cars em 2011, com os lances iniciando em US$ 85,100 (cerca de R$ 500.000 em nov/2024).

Galaxie 500, quatro portas sedan brasileiro


O modelo foi fabricado no Brasil de 1967 a 1983, inicialmente com o V8 de 4,5 L; depois equipado com o V8 de 4,8 L.

Com 5,33m de comprimento, 2,00m de largura e 3,00m de entre eixos, e 1,780 kg de peso, era o maior e mais luxuoso automóvel brasileiro, primeiro a oferecer direção hidráulica no país. O câmbio tinha três velocidades, alavanca na coluna de direção, bancos inteiriços para seis ocupantes.


Ford LTD Landau, 1974

A transmissão automática foi oferecida na versão de 1969, primeiro na versão luxuoso LTD, mas logo depois, disponibilizada para o Galaxie 500, agora equipado com o V8 de 4,8 litros e 190 cv. Havia também o ar-condicionado opcional. Em 1971, a versão LTD virou LTD Landau, com um vidro traseiro menor, e um enfeite na coluna traseira que simulava a dobradiça de uma carruagem de antigamente.

Ford LTD Landau, 1979, com a frente remodelada

Freios a disco vieram em 1972, com mudanças nas lanternas traseiras e luz de ré. O motor V8 passou a ser o Windsor de 5,0 litros e 199 cv, o mesmo que equipava o Ford Maverick. Pneus radiais, para brisa laminado e cintos de segurança retráteis foram adicionados em 1979, último ano de produção do Galaxie, que havia perdido o sufixo 500. O LTD deixou a linha em 1981 e o LTD Landau seguiu até 1983, não deixando herdeiros do seu requinte, sofisticação, espaço interno e conforto de rodagem sem igual.

Da minha coleção

Galaxie 500, Hot Wheels Treasure Hunt, 2021


O Galaxie foi bastante utilizado pelas equipes da NASCAR nos anos 1960, com os motores de 6,4 e 7.0 L, diversas equipes utilizavam o modelo desta geração. O amarelo traz uma decoração típica da época, com números grandes e o tamanho do motor no capô. É um Treasure Hunt, miniatura em quantidade limitada (um exemplar em cada caixa, mas há caixas que não vêm com um T-Hunt), e que traz o emblema circular com a chama identificando o modelo.




O outro exemplar vem com a decoração da GULF Racing, não reproduz necessariamente um carro que correu assim, mas aproveita o carisma da pintura que se tornou famosa com os GT40 que venceram as 24 Horas de Le Mans em 1968 e 1969.

Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2765_Ford_Galaxie

https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Galaxie

https://parachoquescromados.wordpress.com/2011/06/26/vende-se-holman-moody-nascar-galaxie-1965/

https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/classicos-ford-galaxie-500-o-maior-carro-ja-produzido-no-brasil/


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