![]() |
O Porsche 911 Dakar, e ao fundo o 911 vencedor do Paris-Dakar de 1984 |
O Porsche 911 Dakar é uma reinterpretação do primeiro 911 que correu no famoso Rally Paris-Dakar de 1984. Mais de 400 carros deram a partida na Place de la Concorde, em 1º de janeiro de 1984, entre eles, três exemplares de um Porsche 911 muito especial, versões Carrera 3,2 L 4x4 (Serie 953). Ao volante de um deles, o belga Jacky Ickx, um dos principais envolvidos no Rally Paris-Dakar, vencedor do ano anterior com uma Mercedes-Benz 4x4.
![]() |
O 911 no Rally Paris-Dakar de 1984 |
![]() |
A equipe de apoio |
Relativamente standard, o 911 Carrera tinha o tradicional motor boxer de seis cilindros opostos e 3,2 litros, mas era equipado com o mais recente sistema de tração total, distribuindo a força do motor em 31/69% nos eixos dianteiro/traseiro, e o diferencial central que podia ser travado manualmente pelo piloto. Para enfrentar todo tipo de terreno, as suspensões com braços duplos tinham amortecedores duplos na dianteira e eixo reforçado com molas adicionais na traseira, e podiam ser reguladas em até 270 mm na altura. As portas, teto, para choques dianteiro e todos os vidros eram de policarbonato, para reduzir o peso, e os tanques tinham 120 litros no porta-malas dianteiro e 150 litros no que estava posicionado logo atrás do banco do piloto. Depois de quase três semanas 7,500 milhas (12.700 km) de intensa competição, Metge e Lemoyne levaram eu Porsche 911 à vitória geral, na primeira corrida em que o modelo participava. Ickx e Brasseur finalizaram em sexto, apesar de um princípio de incêndio, explorando ao máximo a capacidade de tração integral e velocidade do 911. O outro 911 pilotado por Kussmaul e Lerner chegou em 26º lugar. |
Quarenta anos depois, a Porsche reedita um 911 para
homenagear o vitorioso de 1984, o Porsche 911 Dakar, uma edição limitada em
2.500 exemplares. Da serie 992, baseado no Carrera 4 GTS, com altura do solo em
50mm adicionais, suspensões reguláveis hidraulicamente para 191mm na altura de
rodagem, amortecedores semi-ativos, barras estabilizadoras ativas e eixo
traseiro esterçável, freios a disco com vetorização de torque nas quatro rodas;
os discos ão de aço fundido porque não há espaço nas rodas para os de
carbono-cerâmica. A caixa das rodas tem arcos pretos e o capô do motor e spoiler
traseiro em CFRP (Carbon Fibre Reinforced Plastic).
O motor é equipado com dois turbos, produzindo 473 hp a
6500 rpm e 420 lb-ft de torque a 2300-5000 rpm, acoplado a um câmbio PDK de
oito marchas e dupla embreagem. A velocidade final é limitada em 149 mph (240
km/h), para não dechapar os pneus Pirelli Scorpion All-Terrain Plus. A
aceleração de 0-60 mph é feita em 3,3 segundos e 0-100 mph em 7,6 segundos. As
bitolas foram aumentadas em 28mm na dianteira e 15mm na traseira, os bancos têm
concha de fibra de carbono, e a gaiola de proteção precisaria ser completada
caso o proprietário resolvesse participar de um Rally de verdade.
Para um carro em que é preciso desembolsar R$ 1,8
milhão (cerca de US$ 311 mil em 2024), ele vem equipado com um sistema
computadorizado renovado, com tela de 10,9” touchscreen, cuja interface foi
simplificada para facilitar o motorista, com o sistema Porsche Connect, espelhando
o celular seja Android ou Apple, mas não tem carregador sem fio para os mesmos.
Sistema de navegação, mapas, e controle por voz são excelentes e fáceis de
utilizar mesmo pela primeira vez. O sistema de som Bose surround tem excelente
qualidade de reprodução, mas pode ser feito um upgrade para o Burmester de 885W
de potência. Um detalhe que falta num carro para andar em todo terreno é um
inclinômetro. Mas não perde o atrativo de ser um carro com a performance de um Porsche,
para andar em todo-terreno.
Da minha coleção
![]() |
O Porsche 911 Rallye, Hot Wheels, 2024 |
O Porsche 911 Rallye é a reprodução dos Hot Wheels do Porsche 911 Dakar, com a decoração alusiva ao carro vencedor do Rally Paris-Dakar de 1984, e devido ao licenciamento de marcas, não pode ter o logotipo Rothman’s nas laterais. De todo modo, estão no teto alguns equipamentos como dois galões de combustível e pacotes com peças sobressalentes. As rodas são comuns da Mainline, deveriam ter um aspecto mais para rodar em off-road, mas não tira o atrativo da miniatura, para os fãs da Porsche e dos Hot Wheels.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Porsche_911_Rallye
https://www.autocar.co.uk/car-review/porsche/911-dakar
https://www.porsche.com/international/models/911/911-dakar/911-dakar/
https://www.porsche.com/stories/innovation/how-a-porsche-911-won-the-1984-paris-dakar-rally/
Nenhum comentário:
Postar um comentário