sábado, 18 de janeiro de 2025

’69 Chevelle SS 396 – T-Hunts – Hot Wheels

Chevelle SS 396, de 1969

O Chevelle SS 396 de 1969 é um carro especial devido às circunstâncias em que foi lançado e saiu de linha. A Chevrolet tinha os modelos Hardtop e Conversível, e em 1969 disponibilizou o pacote SS 396 na versão 300 Deluxe Sport Coupe de duas portas. Muitos argumentam que essa foi uma resposta da Chevrolet ao Plymouth Road Runner da Chrysler, mas as vendas não corresponderam ao esperado, e a Chevrolet cancelou o pacote no ano seguinte. No entanto, o modelo criou um culto de seguidores que amaram o desempenho do carro com este motor.


O Chevelle 1969 de segunda geração utilizava a plataforma A-Body, lançada há dois anos atrás, com 112 polegadas (2,52m) de entre eixos. A suspensão dianteira era típica da GM, independente com molas helicoidais, e a traseira com eixo rígido e braços de controle superiores e inferiores. Amortecedores telescópicos de ação direta reforçados no pacote SS, assim como freios a disco assistidos da dianteira e tambores autoajustáveis na traseira com 9,5 polegadas, com rodas de aro 14. Havia ainda opcionais de barras estabilizadoras de 1,125 polegadas de diâmetro na dianteira e 0,875 polegadas na traseira afixadas em buchas mais resistentes. Um equipamento raro era o Liquid Tyre Chain, situado no porta malas, quando acionado, lançava um composto nos pneus traseiros para aumentar a aderência em superfícies com neve e gelo.


O motor deste Chevelle era o lendário Mark IV V8, de 396 cid (6,5 L) com 325 hp, de código RPO L35, com cabeçotes de ferro fundido e aberturas de válvulas ovais, comandos operados hidraulicamente, um carburador quádruplo Rochester e coletores de ferro também. A taxa de compressão era de 10,25:1 e tinha 410 lb-ft de torque. A opção L34 tinha comandos mais bravos, que levavam a potência aso 350 hp e 415 lb-ft de torque, por apenas mais US$ 121,15. Se o comprador se dispusesse a desembolsar mais US$ 252,80, ele levava o V8 L78 369 cid, com 375 hp e 415 lb-ft de torque, graças a um par de cabeçotes retrabalhados e um carburador Holley 4150 quádruplo com coletor de admissão de alumínio. O comando era mais bravo ainda e a taxa de compressão chegava a 11,0:1.


A transmissão básica era a caixa manual Saginaw M13 de três velocidades, mas a caixa M21 manual de quatro velocidades foi mais aceita pelos compradores. Eles podiam ainda optar pela caixa automática Turbo Hydramatic 400 (TH400), ou a M22 manual de quatro marchas, combinada ao V8 L78 ou L89. Neste ano, o Chevelle ganhou o Interruptor de Partida de Segurança, em que era necessário pressionar totalmente o pedal de embreagem para dar a partida no motor; devido à potência, o carro podia se mover, e causar um acidente, caso o câmbio estivesse engrenado.



Os números de produção não são muito exatos, mas estima-se que no ano de 1969, cerca de 455.000 unidades do Chevelle foram produzidas, sendo 42.000 versões 300, 45.900 wagons e 367.100 versões Malibu. Do total, estima-se que 86.307 cupês duas portas foram equipadas com o pacote SS 396; destes, 9.486 tinham o motor L78 de 375 hp.

Da minha coleção

Há dois casting baseados no Chevelle de 1969: um deles (1969 Chevelle ou 1969 Chevrolet Chevelle) saiu na Serie 30th Anniversary of ’69 Muscle-Cars 2-Car Set (100% Hot Wheels), voltado para colecionadores, com abertura do capô, e outro modelo X-Raycers ’69 Chevelle, com carroçaria transparente, que permitia visualizar o interior e o motor do carro.

Chevelle SS 396, Hot Wheels, serie Treasure Hunts, de 2012 


O modelo da minha coleção tem a decoração da NASCAR dos anos 1960, não reproduz um carro real que competiu, mas é um modelo significativo na história dos Muscle-Cars americanos e ilustra como seria seu visual se competisse na época.






Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2769_Chevelle_SS_396

https://www.hagerty.com/media/car-profiles/1969-chevelle-ss-396-not-your-run-of-the-mill-chevelle/

https://www.hemmings.com/stories/1969-chevrolet-chevelle-ss-396-2/

https://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Chevelle

https://www.topspeed.com/chevrolet-chevelle-history/

https://hotwheels.fandom.com/wiki/1969_Chevelle

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2769_Chevelle_(X-Raycers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário