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Plymouth Duster 1973 |
De 1970 a 1976, o Plymouth Duster oferecia uma ótima performance a um custo bem reduzido, pois a Plymouth lançou o Duster como uma versão esportiva do Valiant, na plataforma A-Body, compartilhada também com o Barracuda, o Dodge Dart, e depois com o Dodge Demon.
Todas as versões vinham na configuração hardtop coupe,
e apenas duas portas, nunca teve um sedan ou conversível, e vendeu muito bem
durante os anos em que ficou no mercado: no pico de vendas, atingiu mais de
280.000 unidades vendidas em 1974. O design do teto era um semi-fastback, com
uma nova tampa do porta-malas, e para brisa dianteiro era mais inclinado do que
na Valiant.
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1970 |
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1971 |
Com o sucesso do Road Runner, a Plymouth planejava utilizar outro personagem da Warner para dar nome ao seu carro, mas o “Diabo da Tasmânia” (Tasmanian Devil) ficou caro demais, e desistiram da idéia. O modelo acabou batizado de Duster.
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1972 |
Os motores começavam com dois seis cilindros em linha: um de 198 cid (3,2 L) com 125 hp e 180 lb-ft de torque; e outro de 225 cid (3,7 L) com 145 hp e 215 lb-ft de torque. Dois V8, um com 318 cid (5,2 L) com 230 hp e 320 lb-ft de torque e outro de 340 cid (5,6 L) com 275 hp e 340 lb-ft de torque.
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Duster V8 de 340 cid - 1973 |
Os motores de seis cilindros eram mais voltados para
economia, e os V8 tinham mais equipamentos que proporcionavam maior
performance, com o V8 de 340 cid equipado com o carburador quádruplo fazendo o
quarto-de-milha abaixo dos 14 segundos a 100 mph (160 km/h). Os câmbios
disponíveis eram sempre no assoalho, caixa manual com três ou quatro
velocidades e uma automática de três.
Em 1972, as normas de medição de potência da SAE
mudaram e os números líquidos ficaram menores: os seis cilindros de 198 cid e
225 cid produziam 100 e 110 hp respectivamente, e os V8 de 318 e 340 cid produziam
150 e 240 hp respectivamente.
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1973 |
Para o ano de 1973, o Duster sofreu algumas mudanças cosméticas, como um novo capô do motor, frente e traseira redesenhadas, protetores nos para choques e interior revisto. Desembaçador traseiro, eliminação do quebra-vento das janelas e bancos rebaixados eram opcionais para o Duster de 1973. A versão Space Duster tinha o encosto do banco traseiro rebatível, para aumentar o espaço de carga atrás. Neste ano, a caixa manual de quatro velocidades saiu de linha, ficando apenas a manual ou automática TorqueFlite de três velocidades.
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Gold Duster, 1974 |
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1974 |
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1974 |
Em 1974, o V8 de 340 foi substituído pelo small-block de 360 cid (5,9 L), com 245 hp e 320 lb-ft de torque (SAE Líquidos). O preço do modelo foi crescendo com o passar dos anos e consequentemente, as vendas diminuindo, com o versão mais potente (360 cid) vendendo menos de 2.000 unidades no ano.
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1975 |
Para 1975, o seis cilindros de 198 cid foi cancelado, mantendo-se o de 225 cid, e os V8 de 318 e 360 cid; este último tinha duas versões, devido à regulamentação das emissões do estado da California: a potência ficava em 190 hp e 170 lb-ft de torque; enquanto que nos outros estados, comercializava-se o V8 de 360 com 230 hp e 300 lb-ft de torque, menos potente do que o do ano anterior.
O último ano do Duster (1976) viu pequenas modificações
na grade, alterações na traseira, com novas lanternas. O Feather Duster era um
pacote econômico, com algumas peças em alumínio para ganho de peso, novos
revestimentos internos, no capô e porta-malas, relação de transmissão mais
longa e o Fuel Pacer System (devido à crise do petróleo), indicando ao
motorista o modo mais econômico de dirigir (especialmente nas acelerações), com
luzes que mostravam quando a mistura de ar-gasolina estava mais pobre, e assim,
economizando combustível.
Nos sete anos em que o Duster ficou no mercado, foi
bastante valorizado como Muscle-Car, com preços competitivos em relação à
concorrência, entregando um desempenho excelente pelo custo, e assim como o
mercado mudou com a crise do petróleo a partir de 1973, e as restrições de
emissões, e a regulamentação da SAE reduziram os números de potência e fizeram
o interesse dos consumidores cair com o tempo.
Da minha coleção
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Plymouth Duster, Hot Wheels - Serie Dragstrip Demons, 2022 |
O Plymouth Duster é da Série Car Culture: Dragstrip Demons, de 2022. O casting de Phil Riehlman é bem-feito, esta série tem base de metal e um acabamento melhor, começando pela decoração, e detalhes como a cor Metalflake Purple, rodas especiais com pneus de borracha e lanternas traseiras e frisos do para brisa e janelas demarcados. Há diversos logotipos de produtos licenciados que decoravam os carros de dragsters no período do início dos anos 1970. A cartela também traz uma ilustração bem elaborada do modelo e acaba sendo mais um elemento que valoriza a miniatura em qualquer coleção.
Referências:
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