sábado, 25 de janeiro de 2025

Plymouth Duster

Plymouth Duster 1973

De 1970 a 1976, o Plymouth Duster oferecia uma ótima performance a um custo bem reduzido, pois a Plymouth lançou o Duster como uma versão esportiva do Valiant, na plataforma A-Body, compartilhada também com o Barracuda, o Dodge Dart, e depois com o Dodge Demon.

Todas as versões vinham na configuração hardtop coupe, e apenas duas portas, nunca teve um sedan ou conversível, e vendeu muito bem durante os anos em que ficou no mercado: no pico de vendas, atingiu mais de 280.000 unidades vendidas em 1974. O design do teto era um semi-fastback, com uma nova tampa do porta-malas, e para brisa dianteiro era mais inclinado do que na Valiant.

1970

1971

Com o sucesso do Road Runner, a Plymouth planejava utilizar outro personagem da Warner para dar nome ao seu carro, mas o “Diabo da Tasmânia” (Tasmanian Devil) ficou caro demais, e desistiram da idéia. O modelo acabou batizado de Duster.  

1972


Os motores começavam com dois seis cilindros em linha: um de 198 cid (3,2 L) com 125 hp e 180 lb-ft de torque; e outro de 225 cid (3,7 L) com 145 hp e 215 lb-ft de torque. Dois V8, um com 318 cid (5,2 L) com 230 hp e 320 lb-ft de torque e outro de 340 cid (5,6 L) com 275 hp e 340 lb-ft de torque.

Duster V8 de 340 cid - 1973

Os motores de seis cilindros eram mais voltados para economia, e os V8 tinham mais equipamentos que proporcionavam maior performance, com o V8 de 340 cid equipado com o carburador quádruplo fazendo o quarto-de-milha abaixo dos 14 segundos a 100 mph (160 km/h). Os câmbios disponíveis eram sempre no assoalho, caixa manual com três ou quatro velocidades e uma automática de três.

Em 1972, as normas de medição de potência da SAE mudaram e os números líquidos ficaram menores: os seis cilindros de 198 cid e 225 cid produziam 100 e 110 hp respectivamente, e os V8 de 318 e 340 cid produziam 150 e 240 hp respectivamente.

1973

Para o ano de 1973, o Duster sofreu algumas mudanças cosméticas, como um novo capô do motor, frente e traseira redesenhadas, protetores nos para choques e interior revisto. Desembaçador traseiro, eliminação do quebra-vento das janelas e bancos rebaixados eram opcionais para o Duster de 1973. A versão Space Duster tinha o encosto do banco traseiro rebatível, para aumentar o espaço de carga atrás. Neste ano, a caixa manual de quatro velocidades saiu de linha, ficando apenas a manual ou automática TorqueFlite de três velocidades.

Gold Duster, 1974

1974

1974

Em 1974, o V8 de 340 foi substituído pelo small-block de 360 cid (5,9 L), com 245 hp e 320 lb-ft de torque (SAE Líquidos). O preço do modelo foi crescendo com o passar dos anos e consequentemente, as vendas diminuindo, com o versão mais potente (360 cid) vendendo menos de 2.000 unidades no ano.

1975

Para 1975, o seis cilindros de 198 cid foi cancelado, mantendo-se o de 225 cid, e os V8 de 318 e 360 cid; este último tinha duas versões, devido à regulamentação das emissões do estado da California: a potência ficava em 190 hp e 170 lb-ft de torque; enquanto que nos outros estados, comercializava-se o V8 de 360 com 230 hp e 300 lb-ft de torque, menos potente do que o do ano anterior.

O último ano do Duster (1976) viu pequenas modificações na grade, alterações na traseira, com novas lanternas. O Feather Duster era um pacote econômico, com algumas peças em alumínio para ganho de peso, novos revestimentos internos, no capô e porta-malas, relação de transmissão mais longa e o Fuel Pacer System (devido à crise do petróleo), indicando ao motorista o modo mais econômico de dirigir (especialmente nas acelerações), com luzes que mostravam quando a mistura de ar-gasolina estava mais pobre, e assim, economizando combustível.

Nos sete anos em que o Duster ficou no mercado, foi bastante valorizado como Muscle-Car, com preços competitivos em relação à concorrência, entregando um desempenho excelente pelo custo, e assim como o mercado mudou com a crise do petróleo a partir de 1973, e as restrições de emissões, e a regulamentação da SAE reduziram os números de potência e fizeram o interesse dos consumidores cair com o tempo.

Da minha coleção

Plymouth Duster, Hot Wheels - Serie Dragstrip Demons, 2022


O Plymouth Duster é da Série Car Culture: Dragstrip Demons, de 2022. O casting de Phil Riehlman é bem-feito, esta série tem base de metal e um acabamento melhor, começando pela decoração, e detalhes como a cor Metalflake Purple, rodas especiais com pneus de borracha e lanternas traseiras e frisos do para brisa e janelas demarcados. Há diversos logotipos de produtos licenciados que decoravam os carros de dragsters no período do início dos anos 1970. A cartela também traz uma ilustração bem elaborada do modelo e acaba sendo mais um elemento que valoriza a miniatura em qualquer coleção.







Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2773_Plymouth_Duster

https://musclecarclub.com/plymouth-duster/

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