Ferrari Enzo, 2002
Para celebrar a Conquista do Campeonato Mundial Pilotos
(com Michael Schumacher) e o de Construtores (com Michael Schumacher e Rubens
Barrichello) de Formula Um em 2002, a Ferrari presta uma homenagem ao seu fundador
Enzo Ferrari, lançando a Ferrari Enzo, um supercarro para as estradas incorporando
as mais avançadas tecnologias da Ferrari na Formula Um.
Planejada para produzir apenas 399 unidades, a Enzo (Type
F140) foi equipada com um poderoso motor V12 a 65º, na posição longitudinal,
com 5.998 cc, gerando 660 hp a 7800 rpm, e um torque máximo de 657 kgm a 5500
rpm, acoplado a uma caixa de câmbio eletro-hidráulica de 6 velocidades, com comandos
(paddle-shifters) atrás do volante que fazem a mudança das marchas em apenas
150 milissegundos, este câmbio foi construído pela Graziano Transmissioni. As
bancadas tem cabeçotes com dois comandos de válvulas e quatro válvulas por
cilindro, com injeção de combustível BOSCH Motronic ME7. O cárter é seco, e a
embreagem é de duplo disco. A velocidade máxima prevista é de 350 km/h. A
aceleração de 0-100 km/h é de 3,65 segundos, e faz de 0-400m em 11 segundos.
A Ferrari F2002 de Schumacher e a Enzo
Os freios, desenvolvidos pela Brembo, tem discos de
carbono-cerâmica, pela primeira vez num carro de rua, apesar de serem aplicados
nos carros da Formula Um há muitos anos. As suspensões são independentes nas quatro
rodas, com braços desiguais, molas espirais e amortecedores telescópicos
adaptativos eletrônicos, reguláveis pelos comandos no painel. Os pneus
Bridgestone POTENZA Scuderia RE050A dianteiros são na medida de 245/35 ZR 19 e
os traseiros 345/35 ZR 19.
A Enzo, na cor Giallo Modena, cor oficial da cidade-sede da Ferrari
A frente do carro foi inspirada no modelo F2002 de
Michael Schumacher, e as laterais com suas tomadas de ar esculpidas
proporcionam um fluxo de ar dinâmico para o motor e o sistema de refrigeração.
A seção traseira possui uma pequena asa ou aerofólio regulável, somado ao
design do difusor na parte inferior, proporciona uma alta eficiência em criar
um efeito solo que chega a 343 kg a 200 km/h, e 775 kg a 300 km/h. O Chassi foi
feito com fibra de carbono e painéis Honeycomb NOMEX em alumínio, buscando
rigidez, redução de peso e segurança. A estrutura dos bancos de competição é de
fibra de carbono, assim como diversas peças no interior da cabine.
O design é de Ken Okuyama, chefe de design da Pininfarina, e apesar de ser anunciada para ter 399 unidades, até 2004 a Ferrari produziu 400 unidades da Enzo, sendo esta última doada como caridade para o Estado do Vaticano, e esta unidade foi mais tarde leiloada pela Sotheby’s, sendo arrematada pela quantia de US$ 1,1 milhão. Ao longo de 2005, mais 98 exemplares foram construídos. A Ferrari Enzo é considerada pelos aficcionados da marca como uma das “Big 5”, os modelos mais desejados nas coleções automobilísticas, juntamente com a 288 GTO, F40, F50 e LaFerrari.
Uma curiosidade sobre o modelo é que o Show-Car que seria apresentado no Paris Motor Show de 2002, foi cedido para as filmagens do segundo filme da trilogia de Charlie’s Angels (As Panteras, no Brasil): Full Throttle (2003), com Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu. O carro foi dirigido numa cena de praia por Demi Moore. Após as filmagens concluídas, o modelo foi enviado à França para o Paris Motor Show.
Modelos derivados da Ferrari Enzo:
Ferrari FXX
Ferrari FXX
Como era derivada dos conceitos do modelo de Formula
Um, a Ferrari criou um programa de corridas para a Enzo, para apenas poucos clientes
que gostariam de correr com esta máquina. Os exemplares preparados para este
restrito programa a partir de 2005, tiveram os motores V12 com 6,3 litros, preparados
para gerar cerca de 800 hp, e fazia de 0-97 km/h em apenas 2,8 segundos. A
caixa de velocidades foi desenvolvida especialmente para o modelo FXX, assim
como os pneus Bridgestone, e os freios Brembo. O sistema eletrônico de
telemetria era muito mais sofisticado, e permitia acompanhar todo o desempenho
do carro na pista, sendo que os dados compilados foram utilizados pela Ferrari para
o desenvolvimento de seus futuros modelos esportivos.
O preço desta versão era de € 1,3 milhão, mas os
clientes selecionados não recebiam o carro. A Ferrari se encarregava de levar o
carro aos eventos/corridas que o cliente competia, assim como a manutenção e
reparos ficavam totalmente sob responsabilidade da Ferrari.
Ferrari P4/5 by Pininfarina
Ferrari P 4/5 by Pininfarina
O estúdio italiano desejava customizar um exemplar do
Enzo, e ao procurar entre os compradores, o colecionador americano James
Glickenhaus concordou em apoiar o projeto, onde a Pininfarina desejava fazer
uma moderna homenagem aos famosos modelos de competição da Ferrari, como o 330
P3/P4, 512S, o 312P e o 333 SP.
O modelo foi apresentado no evento Pebble Beach
Concours d’Elegance de 2006, nos Estados Unidos, e teve uma matéria na edição
de setembro do mesmo ano na revista Car and Driver. De volta à Europa, passou
por alguns testes de performance e apresentação à mídia especializada, participando
do Paris Motor Show em setembro de 2006. Após o evento, Luca di Montezemolo,
presidente da Ferrari na época, concordou que o modelo merecia os logotipos
oficiais da Ferrari, e de comum acordo com Andrea Pininfarina e James
Glickenhaus, o carro recebeu o nome de “Ferrari P 4/5 by Pininfarina”.
Maserati MC12
Maserati MC12
Derivada o Enzo e desenvolvida pela Maserati, que
estava sob controle da Ferrari, o objetivo era homologar esta versão para
correr no FIA GT Championship, com o mínimo de 25 exemplares construídos para
rodas nas estradas. A Maserati construiu 50 exemplares, que foram vendidos a
clientes selecionados. Uma versão do MC12 Corsa foi preparada, como a FXX da
Enzo. Ela tinha o mesmo motor, chassis e câmbio da Enzo, mas a única peça
visível em comum era o para-brisa. Devido a esse detalhe, a Maserati MC12 GT1 muitas
vezes era citada como a “segunda geração da Ferrari Enzo”. Devido às alterações
no design externo, a aerodinâmica fez com que os números de desempenho da MC12
fossem menores do que a Enzo, porém a aplicação dos pneus Pirelli P-Zero Corsa
proporcionaram uma aderência melhor nas curvas, e os testes feitos no programa Top
Gear no Reino Unido e o tempo no circuito de Nordschleife (em temperaturas mais
baixas) conseguiram tempos melhores do que os da Ferrari Enzo.
Maserati Birdcage 75th
Maserati Birdcage 75th
Carro-conceito criado para celebrar os 75 anos do estúdio
Pininfarina, apresentado no Geneva Auto Show de 2005. Inspirado nos Maserati tipo
Birdcage dos anos 1960, gerou rumores de que a Maserati iria colocar o modelo
em produção como MC13, mas a Maserati informou que os planos para isso foram
cancelados devido à divergências sobre o controle da produção entre as partes.
Maserati MC12 Versione Corsa
![]() |
Maserati MC12 Versione Corsa |
A versão de corrida do MC12 era para uso exclusivo em
pistas, tendo algumas especificações alteradas em relação ao modelo MC12 para
uso civil, tornando-o ilegal para rodas nas estradas.
Assim como a Ferrari FXX, a Maserati mantinha,
reparava e disponibilizava os exemplares para os clientes que desejavam correr
em eventos esportivos. O objetivo da Maserati era utilizar o modelo apenas como
promoção de marca e não tinha intenção de vencer competições ou track-days;
desta forma, três unidades foram destinadas para ações de marketing, para ceder
à imprensa especializada para testes e matérias, e campanhas publicitárias. Uma
unidade da MC12 Versione Corsa foi convertida para rodas em estradas pela
oficina alemã de customização Edo Competition.
Apenas doze exemplares foram produzidos, ao custo de €1
milhão (US$ 1,47 milhão, ao câmbio de outubro de 2006). O V12 produzia 745 hp a
8,000 rpm, 120 hp a mais do que a versão MC12 de rua. Ela tinha um design
diferenciado no bico frontal, para atender à normatização da American Le Mans
Series, todas na cor “Blue Victory”.
Ferrari Millechili
Termo italiano para “mil quilos”, este protótipo foi
construído como uma versão “Lightweight” do Ferrari Enzo. Utilizando a
tecnologia híbrida da Formula Um, com base no chassi tubular de alumínio da
F430, era equipada com o V10 do F1, com 602 hp. Era um conceito para estudo e
não havia planos para colocá-lo em linha de produção. O projeto foi
desenvolvido em parceria com a Universidade de Modena e Reggio Emilia, na
Faculdade de Engenharia Mecânica.
Ferrari FXX Evoluzione
Ferrari FXX Evoluzione
O programa FXX continuou até 2009, recebendo diversos
ajustes para conseguir mais performance, especialmente conseguir mais potência
e rapidez na troca de marchas, e a versão Evoluzione tinha o V12 gerando 848 hp
a 9,500 rpm, dando ao carro uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 2,5
segundos. O tempo de mudança nas marchas caiu para 62 milissegundos, 20 a menos
do que no original FXX, e 90 a menos do que a Enzo normal de rua. A
aerodinâmica foi revisada e o sistema de controle de tração recebeu melhorias
para ter respostas melhores e mais rápidas na pista. Estas modificações permitiram
que a Evoluzione atingisse a velocidade máxima de 365 km/h (227 mph).
Da minha coleção
Ferrari Enzo, Hot Wheels, Serie Speed Machines, de 2010
A Ferrari Enzo é da Hot Wheels, da Serie Speed Machines, de 2010. Ela vem com rodas especiais e pneus de borracha, valorizando o visual com uma decoração discreta, mas com os emblemas “Prancing Horse” e “Pininfarina”. Apenas o decal do nº 8 me parece sem sentido, pois o modelo nunca participou de competições; estes eram versões bastante modificadas, conforme a matéria acima.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Enzo_Ferrari
Nenhum comentário:
Postar um comentário