O Plymouth HEMI Cuda, de Sox & Martin
Ronnie Sox e Buddy Martin se conheceram em 1962, nas
corridas de Dragster do sul do Estados Unidos. Buddy corria com seu Chevy 1962
409, mas Ronnie Sox, com um carro equipado com o mesmo motor, vencia todas as
vezes em que corriam um contra o outro, na temporada de 1962. Diz o ditado que
“se você não pode vencer seu adversário, alie-se a ele”, e assim Buddy fez uma
proposta para fornecer a Ronnie Sox um novo Chevy Z-11 427 com todas as peças, se
pilotasse para ele. Com a concordância de Ronnie, nasceu ali a Sox & Martin,
e começaram a vencer várias provas na temporada de 1963.
Com o anúncio da Chevrolet se retirando das pistas em
1964, Buddy viajou até Detroit e fechou um acordo com a Lincoln-Mercury para
correr com os novos Comet 427, e se mantiveram competitivos no ano de 1964,
vencendo inúmeras provas. Mas não durou muito, pois assim que a Chrysler
mostrou o novo 426 HEMI, Buddy imediatamente se transferiu para correr com os
Plymouth, iniciando uma escalada de vitórias por quase uma década.
O que contribuiu para isso foi a ação conjunta que a Sox & Martin realizou com a Divisão Plymouth, criando o Supercar Clinic, em concessionários por todo o país. O crescimento do mercado dos Muscle-Cars, o advento da MOPAR, e assessoria técnica incentivaram os jovens entusiastas a correr nas pistas de arrancada da NHRA (National Hot Rod Association), expandindo-se nos três anos seguintes para mais e mais revendedores de todo o país.
Com o lançamento do Barracuda e o Dart em 1968, a Sox & Martin dominou a classe nos dois anos seguintes, com os Plymouth vermelho/branco e azul acumulando vitórias nos principais eventos da NHRA e AHRA em todo os Estados Unidos. Eles foram fundamentais para a criação da nova classe Pro Stock “heads-up” da NHRA em 1970, continuando a somar vitórias na nova classe em 1970 e 1971.
A partir de 1973, com a crise do petróleo, o cenário automobilístico mudou, afetando também as competições; somando-se às diversas mudanças de regulamento, tiraram a competitividade da Sox & Martin. A perda do patrocínio da Chrysler em 1979 foi o golpe de misericórdia, e a Sox & Martin se desfez.
O Plymouth HEMI Cuda 1971 Pro Stock da Sox & Martin foi construído na loja de Burlington, Carolina do Norte, por Dave Christie, e foi um dos mais avançados Pro Stock do seu tempo. Várias peças eram feitas de titânio, o capô era alterado, e sua suspensão traseira adaptada tornava o carro uma verdadeira ameaça a todos que competiam contra ele. O motor HEMI 426 V8 tinha cabeçotes de alumínio, coletores de admissão Tunnel RAM, ignição transistorizada, comando de válvulas experimentais e uma taxa de compressão superior a 13:1.
Da minha coleção
O Plymouth Barracuda de Sox & Martin é uma versão com a cor azul, em vez da cor branca original, e essa pintura nunca existiu de verdade. Mas para compensar os royalties pagos com o licenciamento das marcas, as empresas de miniaturas acabam lançando variações dos modelos, para os colecionadores comprarem também estas versões, mesmo que não correspondam aos modelos reais.
Eu tinha na coleção o Plymouth Duster na cor original,
mas em algum momento de fraqueza, ele entrou numa negociação e se foi.
Referências:
https://www.soxandmartin.com/history/
https://www.mshf.com/hall-of-fame/inductees/sox-and-martin.html
https://www.mecum.com/lots/397356/1971-plymouth-hemi-cuda-sox-and-martin-pro-stock/
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