Dodge Charger 500 - 1969
Perdendo competitividade na NASCAR (National Association
for Stock Car Auto Racing) diante da Ford e Chevrolet, os engenheiros da Dodge
começaram a ajustar o Dodge Charger para retomar o confronto nas pistas da
NASCAR. Ao analisar o modelo no túnel de vento, descobriram que a grade
dianteira recuada e o design traseiro da linha de teto criava vórtices que causava
aumento da resistência ao ar, e piorava em altas velocidades, com a frente
querendo flutuar.
Então, adaptaram a grade e os faróis do Dodge Coronet de 1968 alinhando a peça com as bordas, e mudaram o perfil do teto, preenchendo o recesso do vidro traseiro e criando uma superfície em que o ar fluía muito melhor, mantendo a estabilidade nas pistas em que se podia atingir quase 200 mph (338 km/h).
A linha do teto do modelo 1968 precisou ser alterada
Como a NASCAR exigia que o modelo tivesse pelo menos 500
exemplares vendidos ao público para ser homologado para competir, este Dodge
ficou sendo o Charger 500. Construído nas oficinas da Creative Industries de
Detroit, receberam os modelos Charger 1968 da fábrica da Dodge em Hamtramck, Detroit,
e alguns afirmam que 559 exemplares foram feitos por eles, ao passo que outros
indicam apenas 548 unidades assim preparadas.
Como o teto redesenhado ficou mais aerodinâmico O Big Block 440 Magnum
Todos saíram de fábrica com os V8 Big Block Magnum de 440
cid (7,2 litros) de 375 hp e transmissão automática, mas pelo menos 67 (alguns
sites informam 116) unidades tiveram seus motores substituídos pelo V8 de 426
cid (7,0 litros) e 425 hp, com câmaras de combustão hemisféricas (HEMI) de alta
compressão, e 40 deles permaneceram com a transmissão automática, e 27 (alguns
sites informam 32) deles receberam a caixa manual de quatro velocidades A883 da
Dodge.
Bob Alisson Pilotando o Charger 500
Os eixos traseiros eram Dana 60 com relação no diferencial de 3,54:1 ou 4,1:1; e o Super Track Pack: rodas de competição Magnum em aço estampado de 15x6 polegadas. Tinha freios a disco na dianteira, direção hidráulica.
Da minha coleção
O ’69 Dodge Charger 500 da Hot Wheels saiu na serie Muscle Mania, em 2022. Ele tem a frente diferente dos Chargers “normais”, e a linha do teto mostra o que os engenheiros da Dodge fizeram para melhorar a aerodinâmica do carro para a temporada da NASCAR de 1969. A pintura é especial, Metalflake Gray, e vem com as rodas Chrome Orange Aerodisc.
Este casting de Phil Riehlman é muito semelhante à fundição do Dodge Charger 69 lançada pela Hot Wheels em 2004. Os Dodge Charger são numerosos na linha dos Hot Wheels, com modelos de diversos anos, e alguns tem o capô que se abre; mas o modelo 500 traz esta história de exclusividade, e a miniatura acaba tendo um lugar especial na coleção.
Referências:
'69 Dodge
Charger 500 | Hot Wheels Wiki | Fandom
1969
Dodge Charger 500: Profile Of A Muscle Car
https://www.hotrod.com/features/dodge-charger-500-retrospective/
Nenhum comentário:
Postar um comentário