quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Checker Taxi Cab - o taxi amarelo de Nova York

Marca registrada da cidade de Nova York, os Checker Taxi Cab amarelos prestaram serviços durante décadas aos nova-iorquinos e visitantes da Big Apple.
Fusão da Checker Taxi com a Yellow Cab (daí a cor amarela) em 1929, a Checker Motors fabricava os taxis, e o Marathon, modelo mais conhecido, surgiu em 1954, que manteve praticamente o mesmo design até o encerramento das atividades em 1982.
A partir de 1965, todos foram equipados com motores de seis cilindros da Chevrolet, um “small-block” 283 cid (cubic inch displacement, deslocamento em polegadas cúbicas, ou 4,63 litros de cilindrada). Nos anos 70, o motor passou para 350 cid, sendo que no final da produção, havia os V6 com 229 cid e opcionalmente um “small-block” V8 de 305 ou 350 cid.

FILMES E SERIADOS
Como não podia deixar de ser, vários filmes e seriados locados em Nova York tiveram a presença e participação dos Checker Cab, e especificamente o seriado “Taxi”, tinha a fictícia companhia “Sunshine Cab Company” com os Checker como personagens principais, e os dramas pessoais dos motoristas e passageiros ficavam como meros coadjuvantes.
Outro filme notável é “Taxi Driver”, em que Travis Bickle (Robert de Niro), um neurótico motorista de Checker que leva o seu destino trágico de acabar com a escória de Nova York. O filme também tinha Iris (Jodie Foster), uma prostituta de rua com 12 anos, e “Sport” (Harvey Keitel), seu cafetão e explorador. Ao fim da Guerra do Vietnã, o filme traz uma visão da decadência moral na cidade, capturando um clima tenso em vários campos da sociedade, reforçado pelos diálogos que Travis tem com os passageiros que leva em seu carro.
Quando Iris entra no seu carro, para fugir de seu cafetão, Travis torna-se obcecado para salvá-la, não sendo correspondido por ela nas suas intenções; ela diz que estava drogada quando tentou fugir e que Sport, seu cafetão, é uma pessoa gentil e prestativa.
O filme caminha numa tensão crescente, até que ele resolve assassinar o Senador Palantine, cortando seu cabelo no estilo moicano, segue para um comício, mas levanta suspeitas e desiste. Armado até os dentes, segue para o bordel onde Iris trabalha e provoca a maior carnificina, matando a todos no local e depois tentando se suicidar. O tiroteio final teve a saturação das cores reduzida, para amenizar o vermelho do sangue abundante nas cenas, visando ajustar o filme para a classificação R nos EUA.
A personagem Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), do seriado “Friends”, muitas vezes tomava emprestado, e depois herdou de sua avó um Checker Cab, que ela dirigia para visitar a família ou encontrar com os amigos nos fins-de-semana numa estação de esqui.

EM ESCALA
Após a interrupção da fabricação dos Checker em 1982, diversos fabricantes de miniaturas começaram a produzir peças dos famosos A11 e A12. A SunStar produz várias versões do A11 1981, de Nova York, juntamente com o de Chicago e Los Angeles, com suas cores características, em escala 1:18. Estes modelos apresentam interiores detalhados, motores, chassis e decoração com logotipos e pinturas bastante exatas na carroceria. Com cerca de 11” de comprimento, 4” de largura e 3,75” de altura, tem abertura de capô, portas e porta-malas.

Leia a matéria completa em:
http://leotogashi.blogspot.com.br/2016/12/carros-e-filmes-yellow-cab-de-nova-york.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário