domingo, 25 de dezembro de 2016

O MUSTANG ELEANOR DE “60 SEGUNDOS”

É o único Mustang a receber crédito como personagem de um filme, Gone in 60 seconds, de 1974, refilmado por Jerry Bruckheimer em 2000.
Randal “Memphis” Raines (Nicolas Cage) é o maior ladrão de carros de Los Angeles, mas está aposentado a pedido da mãe, que temia que seu irmão mais novo, Kip, seguisse sua carreira de crimes. De todo modo, Kip (Giovanni Ribisi) acabou se tornando um, e pisou na bola com uma encomenda de 48 carros (no original de 1974 e 50 no remake de 2000) que deveriam ser roubados e entregues por Raymond Calitri (Christopher Eccleston) a um traficante de drogas sul-americano.
Memphis volta para livrar seu irmão e para isso tem de roubar os 50 carros para Calitri. Os carros recebem nomes de mulheres, para despistar a polícia, e Eleanor é o Mustang que ele nunca conseguiu roubar, seu Unicórnio, um ser mitológico que não podia ser capturado.
A produção usou um sketch de Steve Stanford, um famoso ilustrador de Hot Rods, e contratou Chip Foose para torná-lo realidade. A CVS (Cinema Vehicle Services) construiu onze carros (doze segundo algumas fontes), sendo três deles os “hero cars”, aqueles em que o personagem utiliza efetivamente nas filmagens.
Todos os Mustangs são de 1967, com motores de 289 ou 390 cid (cubic inch displacement, polegadas cúbicas de deslocamento, ou cilindrada), mas nenhum era uma real versão do Mustang Shelby alegado no filme.

EM ESCALA
O Mustang GT 500E da Shelby Collectibles, na escala 1:18, é o modelo licenciado pela Touchstone Pictures, e reproduz com grande fidelidade as linhas clássicas do Mustang, com todas as modificações feitas para o filme.
A frente modificada, com os faróis deslocados para o centro e abaixo da grade, e as faixas avançando pelo capô, os apliques na carroceria e as rodas especiais indicam um carro de alto desempenho. A miniatura abre as portas e o capô dianteiro, que ao abrir revela a boa reprodução do motor, com cabos de vela, radiador especial, correias nas polias e as traves de reforço das torres de suspensão, e a bateria. O item discrepante são os cabos de velas, em que as fotos do carro real indicam que são vermelhos, e no modelo são azuis.
Abrindo o porta-malas, encontramos o cilindro de NOS (Nitrous Oxide System) com um desenho um tanto diferente do carro real; passando ao interior do modelo, temos os bancos em couro, os pedais customizados, o volante com aro de madeira e o painel de instrumentos. A alavanca de câmbio original tem o pomo de cambio com um botão vermelho para acionamento do NOS, mas o modelo em escala traz uma alavanca tradicional, sem este detalhe.

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