É o único Mustang a receber
crédito como personagem de um filme, Gone
in 60 seconds, de 1974, refilmado por Jerry Bruckheimer em 2000.
Randal “Memphis” Raines (Nicolas Cage) é o maior ladrão de carros
de Los Angeles, mas está aposentado a pedido da mãe, que temia que seu irmão
mais novo, Kip, seguisse sua carreira de crimes. De todo modo, Kip (Giovanni Ribisi) acabou se tornando um,
e pisou na bola com uma encomenda de 48 carros (no original de 1974 e 50 no remake de 2000) que deveriam ser
roubados e entregues por Raymond Calitri (Christopher
Eccleston) a um traficante de drogas sul-americano.
Memphis volta para livrar seu
irmão e para isso tem de roubar os 50 carros para Calitri. Os carros recebem
nomes de mulheres, para despistar a polícia, e Eleanor é o Mustang que ele
nunca conseguiu roubar, seu Unicórnio, um ser mitológico que não podia ser
capturado.
A produção usou um sketch de
Steve Stanford, um famoso ilustrador de Hot Rods, e contratou Chip Foose para
torná-lo realidade. A CVS (Cinema Vehicle
Services) construiu onze carros (doze segundo algumas fontes), sendo três
deles os “hero cars”, aqueles em que
o personagem utiliza efetivamente nas filmagens.
Todos os Mustangs são de
1967, com motores de 289 ou 390 cid (cubic
inch displacement, polegadas cúbicas de deslocamento, ou cilindrada), mas
nenhum era uma real versão do Mustang Shelby alegado no filme.
EM
ESCALA
O Mustang GT 500E da Shelby Collectibles, na escala 1:18, é
o modelo licenciado pela Touchstone Pictures, e reproduz com grande fidelidade
as linhas clássicas do Mustang, com todas as modificações feitas para o filme.
A frente modificada, com os faróis deslocados para o
centro e abaixo da grade, e as faixas avançando pelo capô, os apliques na
carroceria e as rodas especiais indicam um carro de alto desempenho. A
miniatura abre as portas e o capô dianteiro, que ao abrir revela a boa
reprodução do motor, com cabos de vela, radiador especial, correias nas polias
e as traves de reforço das torres de suspensão, e a bateria. O item discrepante
são os cabos de velas, em que as fotos do carro real indicam que são vermelhos,
e no modelo são azuis.
Abrindo o porta-malas, encontramos o cilindro de NOS (Nitrous Oxide System) com um desenho um
tanto diferente do carro real; passando ao interior do modelo, temos os bancos
em couro, os pedais customizados, o volante com aro de madeira e o painel de
instrumentos. A alavanca de câmbio original tem o pomo de cambio com um botão
vermelho para acionamento do NOS, mas o modelo em escala traz uma alavanca
tradicional, sem este detalhe.
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