Com o passar dos séculos, atingir novas fronteiras em qualquer campo da humanidade se tornou cada vez mais difícil. Com o mundo mapeado pelos satélites do Google, os avanços tecnológicos da medicina, engenharia e informática empurram as fronteiras do desconhecido para além do que meros mortais conseguem alcançar.
Apenas vontade e determinação não bastam para escrever seu nome na história; hoje uma quantidade imensa de dinheiro e equipamentos é necessária para se descobrir um novo medicamento, comprovar uma teoria na física ou descobrir algo relevante sobre o universo.
Todos os lugares do mundo já foram visitados, e as aventuras mais emocionantes são hoje custeadas por patrocinadores que desejam ver suas marcas exibidas na mídia e em redes sociais.
O que resta então para o homem comum, o jovem cheio de energia, ou o pai de família que deseja quebrar sua rotina e curtir uma adrenalina básica?
Nem todos querem ou podem se engajar numa modalidade de esporte radical, descer corredeiras num rio, saltar de paraquedas, ou pedalar 200 km numa bike especial; portanto, indo um pouco além de uma caminhada no parque no domingo de manhã, ou passar o fim-de-semana num hotel fazenda, todos acabamos nos tornando consumidores de atividades ao ar livre, e nem sempre praticantes de uma atividade esportiva..
Para sairmos de casa ou do apartamento, das paredes assépticas do escritório ou do ambiente cansativo de uma linha de produção, queremos ir para a natureza, um parque, uma praia ou montanha onde nos sentimos mais próximos do mundo natural, com todas as "incertezas" a que ficamos expostos no meio ambiente.
Estas tendências do mercado consumidor são identificadas pelos marketeiros de plantão, e nas últimas décadas, notamos o crescimento dos segmentos ligados à aventura, um retorno à natureza e um estilo de vida mais rústico e teoricamente mais simples.
O surgimento das Mountain-Bikes disparou o gatilho para usar sua bicicleta para chegar num lugar fora da cidade, numa trilha de terra que sobe o morro e possa descortinar uma vista panorâmica coma sensação de "conquistar" uma montanha e ver o mundo a seus pés...
Programas de TV ou reality-shows que mostram pessoas "comuns" enfrentando situações críticas de sobrevivência, em jornadas que exploram os limites da resistência humana, ou os colocam em ambientes inusitados, testando as suas habilidades de sair daquela situação, acabam tendo uma audiência cativa em qualquer país do mundo.
As cidades estão cheias de carros "Aventureiros" que prometem alcançar um lugar inóspito, onde as pessoas comuns não chegam, e lhe dão a (falsa) impressão de que você pode chegar em qualquer lugar que deseje. Assim como notamos que as cidades estão cheias dos poderosos SUV's com tração nas quatro rodas e todo tipo de aparato para enfrentar qualquer terreno, mas que seus proprietários jamais colocarão em uma estrada de terra.
O estilo aventureiro se tornou moda, e vemos aberrações tal como uma Spin da Chevrolet cheia de adereços e o estepe afixado na tampa do porta-malas, assim como a Citroen Aircross num comercial de TV parecendo participar do Rally Dakar...
É a vida! Ou como queiram; "Estilo de vida"...
Até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário