Apresentado em 1962 como sucessor do bastante popular Giulietta, o Alfa Romeo Giulia foi desenhado por Bertone numa plataforma encurtada da Giulia Berlina. Conforme a configuração, era denominado Giulia Sprint GT, GTJ (Junior) ou GTV (Veloce), no final dos anos 1960.
A Alfa Romeo era muito ativa no esporte motor, e a sua
divisão esportiva Autodelta SpA desenvolveu a Giulia Sprint GTA, “A” de “Alleggerita”,
significando “peso leve” em italiano. A GTA foi produzida de 1965 a 1971 nas
versões “Stradale” (Estrada) ou “Corsa” (Corrida), com diversas adaptações para
as competições.
A GTA tinha painéis externos de alumínio ao invés de aço; e os internos em aço tinham espessura menor do que os carros de estrada, sendo rebitados entre eles. As rodas eram feitas numa liga de magnésio, janelas feitas de plástico em vez de vidro, braços da suspensão traseira em alumínio, maçanetas diferentes do carro de rua, e interior sem acabamento, para aliviar ainda mais o peso.
O motor vinha com cabeçote especial com duas velas por
cilindro (Twin Plug, mais tarde chamados Twin Spark), o distribuidor era
Marelli, igual ao do Ferrari Dino, carburadores duplos de 45 mm ao invés dos 40
mm normais, e tampa de válvulas, cárter, carcaça da embreagem e cobertura das
correias, tudo em magnésio. As engrenagens do cambio eram usinadas para aliviar
o peso e reduzir o tempo nas mudanças de marcha.
O peso em seco com motor quatro cilindros de 1.600cc era de 740 kg; na versão Corsa ele gerava 170 hp a 7800 rpm; a taxa de compressão era de 10,5:1 com duas válvulas por cilindro; duplo comando de válvulas no cabeçote; câmbio de cinco velocidades; freios a disco nas quatro rodas, suspensões independentes com amortecedores telescópicos nas quatro rodas, dianteira com braços superiores e inferiores, molas espirais e barras estabilizadoras; traseira com eixo rígido, braços arrastados, molas espirais.
Nesta configuração, o Giulia Sprint GTA atingia 220
km/h (137 mph), sendo fabricados 500 exemplares para homologação na FIA,
tornando-se um clássico com grande interesse dos colecionadores.
A GTA teve um protótipo com motor 1900cc que depois
foi ampliado para 2000cc, e denominado GTAm 2000. Ele tinha injeção direta
Lucas, desenvolvendo 208 hp a 6500 rpm. Calçado com rodas 14x7 polegadas e
pneus Michelin PA2 ou TA3, o carro era preparado pela Autodelta SpA, e pilotado
pelas duplas Pinto/Santonacci e Barayller/Fayel. Este modelo chegou a competir
em 9 de agosto de 1970, em Interlagos, vencendo com Tite Catapani. Ele correu
também em 1-3 de maio de 1970, em São Paulo, com Emilio Zambello e Fernandez,
chegando em segundo lugar.
A versão GTAm foi baseada na 1750 GTV com um sistema de injeção mecânica que gerava 240 hp a 7500 rpm no motor de 2000cc, alcançando 230 km/h de velocidade máxima. A sigla “Am” tem duas versões de significado, nenhuma delas confirmada pela Alfa: uma, que seria “Alesaggio Maggiorato” (diâmetro aumentado, em italiano), e outra que seria “Alleggerita Modificata (Peso Leve Modificado, em italiano). Com o regulamento que alterava o peso mínimo da Classe 2000 de 920 para 940 kg, o GTAm não necessitava tanto de partes de alumínio e plástico. A Autodelta construiu 40 exemplares da Alfa Romeo Giulia Sprint GTAm, porém disponibilizou para outras equipes que corriam com o modelo, partes para adequar o peso para as novas especificações, portanto, não há um número definitivo de carros que foram transformados para a especificação GTAm.
O modelo teve muito sucesso nas corridas e venceu
inúmeras competições que participou.
O GTA de Horst Kwech na Trans-Am de 1966
1966: Campeão no Rally Alpino, Campeão de pilotos com
Andrea de Adamich e de Fabricantes, na divisão 2 do European Touring Car
Championship, Campeão no Mitropa Rally Cup e Campeão de fabricante na Trans-Am
Series, na classe até 2-litros com Horst Kwech e Gaston Andrey.
1967: Campeão na categoria de Carros de Série do
European Hill Climb Championship com Ignazio Giunti; Bicampeonato na divisão 2
do European Touring Car Championship (pilotos e fabricante).
Toine Hezemans em Zandvoort com a GTA
1969: Tricampeonato na divisão 2 do European Touring
Car Championship (pilotos e fabricante).
1970: Tetracampeonato na divisão 3 do European Touring
Car Championship (pilotos e fabricante), com o GTAm 2000; Campeão de fabricante
na Trans-Am Series, na classe até 2-litros com o GTA.
1971: Pentacampeonato (fabricante na divisão 1 com o
GTA Junior de 1300cc, e na divisão 2 com o Sprint GTA 1600) do European Touring
Car Championship.
1976: Hexacampeonato (fabricante) na divisão 1 do
European Touring Car Championship, com o GTA 1300 Junior.
Além destes campeonatos vitoriosos, o GTA venceu
inúmeras corridas individuais entre 1966 e 1971, quando a Alfa Romeo começou a
competir com o Alfa 33TT e o Alfasud a partir de 1972/73.
Da minha coleção
Alfa Romeo Giulia Sprint GTA - Forza Motorsport
As Alfa Romeo Giulia Sprint GTA, versão Corsa, são
todos Hot Wheels, a primeira que surgiu tem a decoração do game Forza
Motorsport, lançada em 2016. O exemplar verde é da Série Eurospeed, e a
vermelha é da Série Door Slammers, em vermelho e o nariz amarelo, faz
referência a diversos modelos com esta pintura que corriam nos autódromos no
final dos anos 1960.
O casting é muito bem-feito, reproduz bem as formas do
design de Bertone, dos modelos Corsa de 1965, e todos os exemplares tem uma
decoração caprichada, com detalhes dos faróis, grade, lanternas traseiras e
rodas especiais com pneus de borracha.
O modelo na cor branca é da Matchbox, e reproduz o
Giulia GTA Stradale (1965), que era vendido ao público que ia rodar com o carro
nas ruas (tem placa na traseira). Ele vem sem decoração de competição, com
para-choques, e também tem rodas especiais com pneus de borracha. O casting é
bem feito para a escala, mas parece que os decalques de corrida fazem falta,
deixando a miniatura sem charme.
Alfa Romeo Giulia Sprint GTA Stradale - Matchbox |
Referências:
https://forza.fandom.com/wiki/Alfa_Romeo_Giulia_Sprint_GTA_Stradale
https://en.wikipedia.org/wiki/Alfa_Romeo_GTA
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Forza_Motorsport_Replica_Entertainment_5-Car_Premium_Set
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