Fabricado pela Hudson Motor Car Company, de Detroit, a
empresa se fundiu com a Nash-Kelvinator para formar a American Motors Corporation
em 1954. O Hudson Hornet de 1952 foi lançado em 1951, e seu inovador chassi perimetral
permitiu rebaixar o piso na cabine, trazendo mais espaço para os passageiros, assim como o centro de gravidade ficou mais baixo
do que os carros da época, e isso foi um fator de vantagem nas corridas; além
do design que estava integrando os para-lamas à carroçaria e o capô de altura
reduzida, favorecia a aerodinâmica com seu estilo “streamlined”, com as rodas
traseiras cobertas na lateral.Hudson Hornet Hpollywood Coupe - 1952
Este Hudson de 1952 vinha com um motor de seis
cilindros em linha com 308 cid (5,47 litros), tinha o cabeçote com as válvulas
laterais, um carburador duplo, produzindo 145 hp a 3800 rpm e 375 lb-ft de torque.
A versão "Twin H-Power" tornou-se equipamento padrão com carburadores
duplos, com coletores de admissão individuais, aumentando a potência para 170
hp. Com as modificações do kit “7-X”, o motor produzia 210 hp.
O Hornet foi exportado para diversos países, e também
foi montado em fábricas no Canadá, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e Reino
Unido, nestes três últimos com a direção do lado direito.
O protótipo de "Doc Hudson", para as filmagens de "Cars"
O Hornet se provou quase invencível nas corridas de
Stock-Car, e recebeu uma justa homenagem no filme de animação “Cars” (2006) da
Disney, com a voz de ninguém menos do que Paul Newman, como o personagem “Doc
Hudson”, com a pintura “Fabulous Hudson Hornet”.
Herb Thomas na temporada de 1953 da NASCAR O Hornet de Tim Flock, campeão da NASCAR em 1952 Tim Flock correndo nas dirt-track
A Hudson foi a primeira montadora a se envolver nas
corridas de Stock-Car, dominando o cenário com seu Hornet no início dos anos
1950, quando os modelos eram de fato, carros de linha (Stock-Cars). Dominando a
temporada de 1952 da NASCAR Grand National, a Hudson venceu 27 das 34 corridas,
e entre 1951 e 1955, o Hornet venceu nada menos do que 80 corridas, vitórias
atribuídas principalmente pela configuração inovadora do chassi perimetral e o
seu sistema de direção de ponto central, que contribuía para uma performance
superior em fazer curvas, tornando o Hornet um vencedor também nas corridas de
Dirt-Track, disputadas em ovais de terra.
Tim Flock (nº 91) foi o campeão com 8 vitórias, e Herb
Thomas (nº 92) também com 8 vitórias fizeram a dobradinha na temporada de 1952
com o “Fabulous Hudson Hornet”. O carro original de Herb Thomas foi totalmente
restaurado e hoje pode ser visto no Ypsilanti Automotive Heritage Museum, em
Ypsilanti, Michigan; nas instalações da Miller Motors, o último concessionário
da Hudson no mundo.
Da minha coleção
Hudson Hornet Hot Wheels
O Hudson Hornet da Hot Wheels é da Série Rod Squad, de
2020, design de Phil Riehlman, na cor cinza escuro, com decoração da NASCAR da
época, e numeração 817.
Creio que por limitações devido ao licenciamento, não
tem a decoração com a frase “Fabulous Hudson Hornet” nas laterais, como na miniatura
de “Cars”, que vem com os olhos no para-brisa, e os decalques da época, porém a
cor do modelo é um azul escuro que não corresponde à cor dos Hudson dos anos
1950. O Doc Hudson também vem "à paisana", sem a decoração de corrida, assim como visto no começo, em Radiator Springs.
Doc Hudson, com a decoração da Piston Cup |
Doc Hudson à paisana, com pneus de faixa branca |
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2752_Hudson_Hornet
https://en.wikipedia.org/wiki/Hudson_Hornet
https://i.pinimg.com/1200x/57/44/6b/57446b0e1a9988d8cd705a43d56cefd6.jpg
https://en.wikipedia.org/wiki/1952_NASCAR_Grand_National_Series
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