Ao final de 1965, a Twentieth
Century Fox Television e a Greenway Productions, de William Dozier contratou o
renomado personalizador de carros Dean Jeffries, em Hollywood, para projetar e
construir um “Batmóvel”, visto que planejavam produzir uma série do Batman para
a TV. Ele começou a trabalhar num Cadillac 1959, mas quando o estúdio quis
colocar o programa no ar em janeiro de 1966, antecipando o prazo que ele havia
dado para o carro ficar pronto, Jeffries saiu do projeto. Então, Charles Fitz Simons
(da FOX) e Ike Danning (do Depto. de Transportes da FOX) contactaram George
Barris; e o trabalho foi passado para a Barris Kustom City, a empresa de Barris.
Em 1954, o protótipo Futura,
um carro-conceito, foi projetado sob a direção de Bill Schmidt e John Najjar Ferzely,
estilistas da Ford Motor Company, e construído artesanalmente pela Ghia Body
Works, em Turim, Itália, ao custo de US$ 250.000 (equivalente a US$ 2 milhões
em 2009). No ano seguinte, 1955, a Ford apresentava no Chicago Auto Show o
Futura, ostentando uma suave cor verde perolizada. Diferentemente de outros
carros conceito, o Futura era totalmente funcional, com um motor Lincoln de 368
polegadas cúbicas, num chassi do Lincoln Mark II.
Em 1959, o carro fez uma
aparição no filme “It started with a Kiss”
estrelado por Debbie Reynolds e Glenn Ford; pintado de vermelho, porque a cor
original perolizada não ficava bem nas gravações. Depois disso, o carro ficou
esquecido e possivelmente seria destruído, como muitos exemplares similares. No
entanto, ele foi vendido para George Barris, por apenas US$ 1, juntamente com
“outras coisas mais valiosas”. Barris não fez uso dele por anos, e o carro
ficou abandonado atrás da oficina de Barris e estava se deteriorando com o
tempo.
Numa breve reunião, Bill
Dozier e George Barris definiram que a Fox pagaria as despesas para a
construção do Batmóvel, e a Barris Kustom Cars o alugaria para a Greenway em
base semanal para as filmagens. Eddie Graves, artista da 20th Century-Fox
elaborou alguns esboços e passou para Barris. “O diretor de arte trouxe as
idéias que nós precisávamos: a luz de emergência, a turbina flamejante na
traseira, a serra no nariz do carro, etc” disse Barris. “Nós demos à Fox um
Batmóvel bem diferente do que Bob Kane imaginara”.
Em 20 de agosto de 1965,
quando Barris pegou o desafio de preparar o Batmóvel para a Serie de TV, ele se
lembrou do Futura, para ganhar tempo e modificar um carro já existente. Herb
Grasse, que trabalhava com Barris, ficou com a tarefa de definir os elementos
do design e em cinco dias, 25 de agosto, foram apresentados dois sketches para a direção da FOX. O
contrato para construir o Batmóvel foi assinado em 01 de setembro de 1965, e Bill
Cushenberry foi contratado para fazer as modificações em metal. “Eu o escolhi
por causa de sua experiência e habilidade de trabalhar com o material. Ele é
um dos melhores em sua especialidade”, disse Barris.
Cushenberry terminou as
modificações em três semanas ─ e
trabalhou em sua própria oficina, pois a de Barris estava lotada de carros ─ ao custo de US$ 30,000. Em 11 de outubro de 1965, foi
apresentado à produtora ainda pintado apenas em “primer”. Logo depois, ganhou um
revestimento em preto aveludado com as faixas vermelhas fluorescentes.
“O departamento de adereços
da 20th Century-Fox trabalhou conosco para que algumas coisas fossem
incorporadas do script para os efeitos especiais: o Radar no arco sobre a
cabine, o produtor de fumaça, assento ejetável, o lançador de perfuradores de
pneus, o ejetor de óleo, e outras coisas mais. Eles sugeriram os canhões
lançadores de mísseis na traseira, até as calotas prateadas com os morcegos
vermelhos preparadas pela Center Engineering”, finaliza Crushenberry.
O Batmóvel ainda com os filetes brancos. |
Barris havia equipado o
Batmóvel com pneus Mickey Thompson de corrida, mas eram pneus já usados pelas
equipes e descartados porque não serviam para novas corridas, mas custavam US$
1,000 cada. Durante as filmagens do episódio piloto, o dublê dirigia o carro
saindo da Batcaverna e um cavalete que deitava impedia o acesso de curiosos ao
local. Na primeira tomada, um dos pneus estourou, e não tinham um reserva.
Dozier saiu correndo atrás de uma revenda Firestone e comprou oito unidades que
serviam nas rodas, ficando assim como definitivas para o Batmóvel.
Assim que as filmagens
começaram, vários problemas apareceram, devido à idade do carro. O motor
superaquecia porque ficava ligado por longo tempo nas gravações, e a ventilação
era insuficiente para refrigerar o motor, a bateria descarregava constantemente,
com os ventiladores adicionais que foram instalados para ajudar a refrigerar o
motor. Barris acabou montando um pequeno estoque de peças de reposição para
reparar os inúmeros defeitos que o carro apresentava nas filmagens. No meio da
temporada, o motor, cambio, diferencial, suspensão e sistema de direção foram
substituídos por um do Galaxie.
Os para-brisas curvos foram
mantidos, e a parte central que cobria o piloto e passageiro foi retirada, mas
a curvatura excessiva deformava a visão à medida que se olhava para as
laterais, e as cópias feitas tiveram esse efeito suavizado; mas no Futura
original, as peças eram feitas de Lexon, que depois foram substituídas com
novas peças feitas no molde preparado para as réplicas, mas em Plexiglass.
Hubie Kerns e Victor Paul
foram os dublês que dirigiam o Batmóvel nas filmagens no lugar de Adam West e Burt
Ward, respectivamente. Segundo Kerns, o Batmóvel/Futura “era uma peça de
ferro-velho, pela idade do carro (era de 1954), e de tantas modificações que a
produção fez nele, era um carro obsoleto antes de começar a ser usado no
seriado”. As alterações e equipamentos o deixaram bem mais pesado, e o motor e
direção não eram adequados para o peso do carro, limitando a velocidade e as
manobras nas poucas perseguições que foram gravadas.
O fato interessante é que
Barris jamais deixou de ser o dono do Batmóvel #1. Ele alugou o veículo para a
Fox, para as produções, e após o final da Serie de TV, o carro foi para o museu
de Barris na California, ficando exposto na Cayman Motor Museum, na Ilha de
Grand Cayman. Os demais estão em coleções privadas.
O Batmóvel #2 era equipado
com um motor Ford V8 390 cid, e não tinha maçanetas de portas, nem faróis
dianteiros. Este exemplar foi adquirido pelo Dr. Dave Anderson, de Virginia, e
não foi reparado ou restaurado até hoje. Seu valor está avaliado em US$
225.000.
O carro #3 também tinha o
mesmo motor 390 cid, inicialmente tinha transmissão manual, mas depois foi
adaptado um cambio automático, para ficar igual aos demais. Este exemplar tinha
faróis e as maçanetas de portas, mas estas eram apenas figurativas, não sendo
funcionais. O Batmóvel nº 3 foi adquirido e restaurado por Dennis M. Danzik, de
Paradise Valley, Arizona. Comenta-se que ele pagou US$ 600.000 na compra.
Danzik também possui a maioria dos Batmobiles usados no filme de Batman em 1989
(há um dado controverso, de que o exemplar faz parte da Coleção de Pat Hart, em
Washington, Estados Unidos e também, que pertence à família Morris, de New
Jersey, que o adquiriu por US$ 600,000).
A versão #4, preparada como Dragster,
era pilotada por Wild Bill Shrewsberry. Este carro foi preparado pela oficina Holmam
Moody, parceiro da Ford nas competições; com um motor V8 de 427 cid, dois
carburadores quádruplos, uma caixa de velocidades Ford C6 automática, preparada
pela Art Carr com uma relação de 5,14:1 no diferencial. O quarto-de-milha era
coberto em cerca de 12 segundos, porque Shrewsberry gostava de sair em segunda
marcha e fazer os pneus soltarem muita fumaça. A turbina traseira era
funcional, alimentada por um tanque de gasolina ou querosene, que era bombeada
para a abertura e incendiada por um acendedor elétrico. Este carro hoje é
propriedade de Doug Jackson, do sudoeste da California (ou de Henderson, NV),
Estados Unidos, que o adquiriu por US$ 217,000.
O mais controverso Batmóvel,
chamado de #5, foi objeto de muita especulação com o passar dos anos. Era uma
réplica feita em aço, construído a partir de um Ford Thunderbird 1958, por Jim
Sermershein, que intencionava usá-lo para show locais. Com base em fotos do
Futura dos anos 1950, ele transformou o carro em uma réplica do Lincoln Futura,
um exemplar único, na cor vermelha.
O carro foi visto em uma
dessas exibições por Michael Black, um dos homens que trabalharam na conversão
inicial do Futura, com George Barris. Segundo Black, ele contatou Barris
imediatamente, e logo depois, chegaram dois policiais e apreenderam o carro. Há
comentários de que o fato foi mais amigável do que alguns relatam, e que Barris
comprou o carro de Sermershein, ou que negociaram um acordo que permitiu a
Sermershein manter o carro por um tempo.
Independentemente do que
aconteceu na época, o carro acabou sendo propriedade de Barris, sendo
armazenado nos fundos da loja de Barris por vários anos, exposto aos elementos
climáticos. Nos anos 1980, Bob Butts, adquiriu o #5 de Barris, fazendo uma
restauração completa nele, e depois o vendeu para a Sra. Scott Chinery, em 1989.
No decorrer do tempo, diversas alterações
foram feitas em todos os exemplares, e nem sempre há registros exatos destas
mudanças, especialmente o Batmóvel #1. Durante algum tempo, ele teve uma pintura
fosco-aveludada denominada “Velvet Bat-Fuzz Black” da Metalflake, Inc. (alguns
comentam que era para esconder as imperfeições da carroçaria), mas com o uso do
carro nas filmagens, sofria danos e riscos muito facilmente. Em algum momento,
a produção acabou repintando o carro com a sua cor preta brilhante definitiva.
Vários gadgets foram feitos durante as filmagens do seriado, e os controles no
painel eram modificados de acordo com os roteiros em que eles eram usados pela
Dupla Dinâmica. No final do seriado, Barris
acabou montando um painel com todos os itens, mas eram apenas botões e
alavancas falsas, pois alguns itens eram instalados e outros removidos no
decorrer das gravações.
Barris patenteou o design do
Batmóvel em 18 de outubro de 1966, e partir daí, passou a controlar todas as
réplicas existentes, e impediu que outros construíssem um Batmóvel sem a sua
autorização. Inclusive a produção de brinquedos e miniaturas foi bloqueada por
Barris durante décadas, exceção da Corgi francesa, que produziu miniaturas do
Batmóvel, Bat-Lancha e Batcóptero na escala aproximada de 1:50 de 1966 a 1983.
Finalmente, após décadas, a Mattel/HotWheels consegue fechar um contrato com
Barris, para a produção de miniaturas do Batmóvel 1966, e em 2007 lança ao
mercado o mais famoso carro do Batman, na habitual escala 1:64 (US$ 0,98 no
Wal-Mart) e também na escala 1:18, esta com dois tipos de acabamento, a padrão,
mais simplificada e a versão Elite, bem detalhada e custando o dobro da mais
simples.
Em 19 de janeiro de 2013, o
Batmóvel original foi leiloado pela Barret-Jackson Auction e vendido para
Richard Champagne, de Auwatukee, Arizona, pela quantia de US$ 4,62 milhões.
Especificações Técnicas
Peso: 4.500 lbs (2.041 kg)
Entre-eixos: 126 in. (3,20 m)
Comprimento 226 in. (5,74 m)
Largura: 90 in. (2,29
m)
Altura: 48 in. (1,22
m)
Motor: 390 cid (6,39
litros) Ford FE V8
Transmissão: B&M C-6
Automatic
Equipamentos:
Diversos equipamentos foram
montados para as filmagens, tais como: Cortador de cabos montado no nariz do
carro; Projetor de Bat-raios; Central Anti-Roubo; Bat-periscópio; Bat-visão,
Ativador da Antena; Rastreador de Rádio da Polícia; Bomba automática de inflar
pneus; Unidade de controle por Voz; Batcomputador remoto – link com o servidor
da Batcaverna; Bat-fone; Bat-farois; Bat-Girador de emergência; Ativador
Anti-Incêndio; Bat-Fumaça; Bat-Camera e outras traquitanas.
Com os dois paraquedas
instalados na traseira (diâmetro de 3 m cada), o Batmóvel podia reduzir
rapidamente sua velocidade e fazer uma curva de 180º para mudar de direção
quando precisasse. Entre os dois paraquedas, havia a turbina que produzia
chamas em fortes acelerações.
As placas utlizadas no Batmóvel no decorrer da série. |
Réplicas do Batmóvel pela Fiberglass Freaks |
Em outubro de 2010, a DC
Comics autorizou a Fiberglass Freaks, de Logansport, Indiana, a construir
réplicas oficiais do Batmóvel 1966. Estas réplicas foram vendidas para os
aficcionados na Inglaterra, Itália, Canadá e Estados Unidos. Um deles foi
leiloado pela R&M Auction por US$ 216,000. Um dos proprietários de um
exemplar da Fiberglass Freaks é Mark Racop, fã do Batmóvel 1966 desde que tinha
dois anos de idade. Ele havia construído seu primeiro Batmóvel 1966 quando
tinha apenas 17 anos.
EM ESCALA
George Barris veio a falecer
em 2015, aos 89 anos, vítima de câncer. Filho de imigrantes gregos, ele nasceu
em Chicago, em 1925, e deveria herdar o restaurante da família quando
crescesse, mas se mudou para a California quando fez 18 anos, onde abriu uma
oficina de customização de carros com o irmão. Seu estilo colorido e espalhafatoso
se refletia também nas modificações dos carros que fazia, e logo atraiu os
olhares de Hollywood para o seu trabalho.
Entre os inúmeros carros que customizou para a indústria do cinema, certamente o mais famoso foi o Batmóvel de 1966;
mas antes disso, já havia decorado o Porsche de James Dean em 1955, fez o calhambeque
da Família Buscapé, o Black Beauty do Besouro Verde, o Munster Coach da Família
Monstro, o carro dos Monkees, o K.I.T.T. (Super Máquina) de Knight Rider, o
Torino de Starsky e Hutch, entre outros.
Adam West, o ator que fez o Batman no seriado de 1966, faleceu em 09 de junho de 2017, aos 88 anos. West lutava contra uma leucemia, e recebeu inúmeras homenagens de atores famosos que encarnaram o personagem em anos recentes. Ben Affleck disse que "ele foi de um heroísmo exemplar", e que se lembrava dele como "um grande cara. Obrigado por mostrar a todos nós como ser o Batman". Mark Hamill (Luke Skywalker), que fez a dublagem do Coringa em Batman: The Animated Series escreveu no seu Twitter: "#Adamwest era um ator maravilhoso e muito gentil. Tenho muita sorte de ter trabalhado com ele e dizer o quanto significou para mim e milhões de seus fãs".
Burt Ward, que interpretou Robin na série de TV cult dos anos 1960, lembrou-se dele durante o fim de semana como "um grande pai, um grande homem de família [e] um ser humano maravilhoso".
"Eu vou sentir falta dele incrivelmente", disse ele à BBC Radio 5 Live. "É muito difícil acreditar que chegou o fim".
Adam West ficou com sua carreira marcada pelo personagem, e não teve grandes destaques além de ser Bruce Wayne/Batman. Por muitos anos, ele participou de eventos e convenções de Comics. e em todas as ocasiões era tratado com muito carinho pelos fãs, que reconheciam o seu papel na construção de um ícone que começou nos quadrinhos, mas hoje está presente nos filmes, games e milhões de produtos do nosso dia-a-dia.
Como curiosidade, Mark Hamill também teve uma situação de carreira semelhante a de Adam West. Depois de Luke Skywalker, ele nunca conseguiu outro papel de destaque.
Adam West e Mark Hamill |
Burt Ward, que interpretou Robin na série de TV cult dos anos 1960, lembrou-se dele durante o fim de semana como "um grande pai, um grande homem de família [e] um ser humano maravilhoso".
"Eu vou sentir falta dele incrivelmente", disse ele à BBC Radio 5 Live. "É muito difícil acreditar que chegou o fim".
Adam West ficou com sua carreira marcada pelo personagem, e não teve grandes destaques além de ser Bruce Wayne/Batman. Por muitos anos, ele participou de eventos e convenções de Comics. e em todas as ocasiões era tratado com muito carinho pelos fãs, que reconheciam o seu papel na construção de um ícone que começou nos quadrinhos, mas hoje está presente nos filmes, games e milhões de produtos do nosso dia-a-dia.
Como curiosidade, Mark Hamill também teve uma situação de carreira semelhante a de Adam West. Depois de Luke Skywalker, ele nunca conseguiu outro papel de destaque.
EM ESCALA
Os primeiros modelos da primeira edição da Corgi são bastante valorizados hoje, por serem os únicos que foram produzidos durante muitos anos e são raros de encontrar em bom estado.
Depois que Barris liberou os direitos para a Mattel reproduzir o Batmóvel 1966, as minis proliferaram e todas as escalas, e a própria Corgi re-editou o original dos anos 1960, e lançou uma série com diversas versões do Batmóvel conforme apareciam nos comics de Batman.
Alguns dos Batmóveis da Corgi francesa. |
O Batmóvel da Hot Wheels em 1:64
A Mattel, em junho de 2008, com sua marca Hot Wheels, saiu primeiro com o Batmóvel 1966 no tradicional blister em 1:64, e em sequencia, lançou na escala 1:18, em dois acabamentos; o mais simples e a versão ELITE, bem mais cara e melhor detalhada.
O Batmóvel Hot Wheels na escala 1:18. |
O design customizado por George Barris foi bem reproduzido, o preto brilhante da carroceria contrasta bem com os filetes em vermelho, o interior traz o painel e vários botões e controles das traquitanas da Dupla Dinâmica. Pena que não fizeram os bonecos de Adam West e Burt Ward para completar esta bela miniatura.
REFERÊNCIAS
Uma aula sobre Batmóvel, obrigado!
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