segunda-feira, 12 de junho de 2017

Carros e Filmes - o Batmóvel em suas várias aparições - Parte 1


Primeira aparição de Batman - 1939
Na esteira do sucesso de Superman, os editores da National Comics Publications lançaram mais títulos com o tema dos “super-heróis”. Bob Kane criou “O Batman”, e Bill Finger ficou encarregado de dar um visual para o “Homem-Morcego”. Kane tinha alguns desenhos, parecido com o Superman, com calças vermelhas e botas, mas com duas asas parecendo asas de morcego, algo inspirado no ‘Ornithopter’, de Leonardo Da Vinci.
Finger sugeriu colocar uma máscara e capa no personagem, eliminar as calças vermelhas (!)... É dele também o nome de Bruce Wayne para a identidade secreta de Batman. “O nome veio de Robert Bruce, um patriota escocês. Sendo um playboy milionário, Bruce teria de ter um sobrenome oriundo do colonialismo. Tentei Adams, Hancock,... então pensei em Mad Anthony Wayne (um oficial da Revolução americana), e ficamos com ‘Bruce Wayne’.” comenta Finger.
Diferentemente do Superman, Batman não tinha superpoderes, muito menos o dom de voar, ou a super velocidade para se deslocar rapidamente de um ponto a outro. Assim, ele precisava de um veículo, e claro, o automóvel era o melhor meio para isso. Sendo um milionário e playboy, Bruce Wayne tinha os recursos para construir um veículo especialmente preparado para suas rondas noturnas e o combate ao crime na Gotham City.
O Sedan vermelho de 1939
A primeira aparição do Batmóvel foi no número 27 da Detective Comics (Maio de 1939). Originalmente era um sedan vermelho, ainda não era chamado de “Batmóvel”, sendo citado simplesmente como “seu carro”. Nas histórias subsequentes, o carro começou a receber “bat-detalhes”, como as típicas barbatanas em forma de asas de morcego, na traseira. Com o tempo, diversos equipamentos e armas foram incorporados ao Batmóvel, inclusive blindagem e complexos sistemas de controle remoto e de camuflagem dignos dos melhores exércitos do planeta.
O Batmóvel em 1941
O nome “Batmóvel” foi aplicado ao carro na edição 48 da Detective Comics (Fevereiro de 1941), somando-se ao Bat-plano, Bat-lancha, Bat-cóptero e Bat-ciclo. Robin, com a evolução das histórias, saindo da Mansão Wayne para ir à faculdade (anos 1970), e assumindo nova identidade de Nightwing (Asa Noturna), abriu vaga para Jason Todd (1983), o novo Robin que foi morto pelo Coringa. Assim, Tim Drake entra em cena (1991) e mesmo não tendo idade para dirigir, pilota o Redbird em algumas histórias.

Com o rápido crescimento do interesse por parte do público, já na edição cinco da Revista Batman (primavera de 1941), o Batmóvel mudou de cor, ficando o preto ou em tons bem escuros, e contando com uma máscara frontal, como uma criatura da noite, atemorizando os que violavam a lei. As barbatanas em forma de asas de morcego se firmaram como uma das marcas registradas para identificar o Batmóvel.
Das histórias em quadrinhos para os seriados de TV, que faziam sucesso nos anos 1940, foi um passo. Batman e Robin usavam um Cadillac 1943 preto para se deslocar às cenas dos crimes, e Alfred Pennyworth era o motorista da Dupla Dinâmica. Eventualmente, uma limousine substituía o Cadillac preto. Na sequencia de 1949, o Cadillac foi substituído por um Mercury 1949.

BATMÓVEL – 1943

Lewis Wilson e Douglas Croft e o Cadillac 1939
Pouco divulgado, logo depois do sucesso de Batman nos quadrinhos, a partir de 1939, apenas quatro anos depois, em 1943 a Columbia Pictures lançava The Batman, um seriado com 15 capítulos com Lewis Wilson personificando Batman e Douglas Croft como Robin. Não havia um Batmóvel, mas um Cadillac 1939 conversível preto era utilizado por Bruce Wayne e Dick Grayson (dirigido por Alfred, com a capota recolhida) e também quando estavam caracterizados como Batman e Robin (com a capota fechada). Aliás, Mark S. Reinhart, autor do seriado, comenta que a inclusão de Alfred se deve ao seriado, deduzindo que os roteiristas estavam em contato com Bob Kane, e o informaram que haviam criado Alfred para o seriado, aparecendo nos gibis alguns meses antes do seriado ser lançado. Bob Kane havia desenhado um Alfred baixo, calvo e gordinho, mas William Austin, ator que foi contratado depois, era alto, magro e tinha um bigode, visual que acabou prevalecendo até hoje.

BATMÓVEL – 1949
Robert Lowery , Johnny Duncan e o Mercury Conversível
A Columbia dá sequência com Batman and Robin, mais 15 capítulos, desta vez com Robert Lowery como Batman e Johnny Duncan como Robin. Ainda não era desta vez que o Batmóvel entraria em cena. O orçamento baixo não permitia a produção de um carro exclusivo, e o Cadillac foi aposentado, substituído por um Mercury Conversível 1949. Da mesma forma, o mesmo carro era utilizado tanto em suas identidades civis como mascarados. O Comissário Gordon (Lyle Talbot) faz sua primeira aparição, e claro o Bat-sinal é usado para pedir socorro ao Batman.
As produções destes seriados não receberam muitos cuidados da Columbia, eram de baixo custo e ficaram com uma qualidade ruim, e o tom beirava a comédia; mas quem levava a sério histórias de super-heróis nos anos 1940?

BATMÓVEL 1963
O Batmóvel de Forrest Robinson - 1963
No começo dos anos 1960, Forrest Robinson, um grande fã de Batman, gastou três anos customizando um Oldsmobile 88 de 1956, com um motor Rocket 324 cid (cubic inch development – deslocamento em polegadas cúbicas), para materializar em 1963 a sua visão do que seria o Batmóvel.
Com a carroçaria em fibra de vidro, e um perfil afilado e baixo, sem capota, está presente a barbatana central no capô traseiro. As portas eram deslizantes, e o para-brisa era de um Buick, instalado de cabeça para baixo. Robinson foi enviado ao exterior quando serviu o exército, e o seu Batmóvel ficou até 1966 acumulando poeira. Quando ele retornou, a Bat-Mania estava em plena efervescência; e ele conseguiu licenciar o carro como um veículo promocional pela All-Star Dairies, que tinha um acordo legal com a National Periodical Publications (dona da DC Comics na época).
Mais tarde, o carro foi vendido, trocando de dono várias vezes, e ficou esquecido até 2008, quando foi redescoberto por Bobby Smith de Swanzey, New Hampshire, Estados Unidos. O carro foi então enviado para a Borbon Fabrications, de Sacramento, California, onde foi totalmente desmontado e restaurado. O carro começou sua vida pintado na cor prata, mas depois recebeu uma pintura em preto, e detalhes filetados em vermelho, numa referência ao Batmóvel do Seriado de 1966.

Em dezembro de 2014, foi ofertado no Heritage Auctions e arrematado por US$ 137,000. Apesar de o carro não ter participado de nenhum seriado ou filme, e não ter o seu design baseado em uma história em quadrinhos do Batman, ele é aceito pelos fãs e pelos registros históricos comprovados, é considerado como o primeiro Batmóvel que veio à existência.

EM ESCALA
O Sedan Vermelho e o Batmóvel dos anos 1940 - Escala 1:43
O Sedan vermelho foi reproduzido pela Corgi numa série a partir de 2005, na escala 1:43. Havia na coleção também o dos anos 40, com a máscara do morcego.
O Batmóvel da Corgi e o da Dambury Mint na escala 1:24
Tanto a Corgi como a Dambury Mint fizeram o Batmovel dos anos 1940 na Escala 1:24, com leves diferenças entre si, mas com o mesmo estilo.

Siga lendo em breve a parte 2 sobre os Batmóveis do Homem-Morcego.

Referências:

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