O Cadillac que foi projetado nos anos 1930, mas jamais foi construído, e só se tornou real nos anos 1990.
A história deste curioso
caso começa com Lawrence P. Fischer, que junto com mais dois irmãos, fundou a
Fischer Body Company, em 1908 para encarroçar chassis para a Cadillac, como era
comum naqueles tempos. Na estratégia de Alfred P. Sloan, presidente da General
Motors, de ampliar sua corporação, em 1919 integrou a Fischer Body Company sob
a marca da GM. Larry (como era conhecido) Fischer, se tornou o Diretor Geral da
Cadillac em 1925, cargo que ocupou até 1934. Sob a sua direção, a Cadillac teve
carrocerias exclusivas e personalizadas em seus carros, e Fischer supervisionou
a compra da Fleetwood Metal Body Corporation em setembro de 1925.
Cadillac V16 1934 |
O nome desta empresa vinha da cidade de Fleetwood, Pennsylvania, sede da companhia, e havia sido fundada por Harry Urich no século 19. Ela tinha como origem uma pequena comunidade de artesãos organizada por Henry Fleetwood em Penwortham, próximo de Lancaster, Inglaterra, nos anos 1700. A família Fleetwood floresceu nos 200 anos seguintes especializando-se na construção de carruagens, e na migração para a América, um dos seus herdeiros fundou a cidade do mesmo nome, na Pennsylvania, e claro, veio fazer na América o que sabia de melhor: construir carruagens. Nos anos 1900, 300 anos de reputação na construção de carruagens foram aplicadas na produção de carrocerias para a crescente indústria automotiva, e eles atendiam a diversos ricaços para encaroçar os automóveis que adquiriam.
Assim, a Cadillac, que
se posicionava como marca de luxo da GM, em 1934 passou a oferecer em todos os
seus modelos, as carrocerias Fleetwood como opçãp aos seus clientes; mas para
manter a exclusividade, em 1938 apenas os Cadillac da Série 75 ou 90, e o Cadillac
Sixty Special podiam ter a opção Fleetwood. Esta designação ficou tão consagrada
que permaneceu identificando modelos da Cadillac até o ano de 1996.
O Cadillac Sixteen,
com motor em V de 16 cilindros era o carro mais sofisticado produzido em 1934.
Com 154 polegadas (3,88 m) entre-eixos, era um dos modelos mais longos (cerca
de 8,60 m) e esbanjava em luxo. O motor tinha 452 cid (7,4 litros) com 185 hp, comando
no cabeçote, cambio de três marchas manuais, suspensão dianteira independente
com molas espirais e traseira com eixo rígido e molas semi-elípticas; freios a
tambor com auxílio a vácuo nas quatro rodas.
O modelo Sixteen
Custom Roadster ─ projeto do designer John Hampshire ─ era um dos modelos que a
Cadillac podia fazer sob encomenda, mas apesar de existirem plantas do projeto,
a Cadillac não tem registros que um deles foi fabricado, devido às dificuldades
do período pós-depressão de 1929 e com os rumores da guerra na Europa, os
clientes deste tipo de veículo não estavam encorajados para adquirir tais
modelos tão sofisticados.
Cadillac V16 Phaeton 1934 |
O carro teria permanecido no anonimato se Fran Roxas ─ renomado restaurador de carros antigos na região de Chicago ─ não tivesse decidido construir o carro que nunca existiu. De posse do catálogo da Cadillac para carrocerias personalizadas Fleetwood, com a ajuda de Strother MacMinn, estilista veterano da indústria automotiva e instrutor no prestigiado Art Center College of Design em Pasadena, California, ambos contaram com os recursos de David Holls, chefe de design avançado da General Motors, que produziu um conjunto de projetos de chassis para o Sixteen. Renderizando os projetos para o tamanho real, Roxas partiu de um chassi Sixteen de 1937 e o Cadillac Style 5859 Custom Phaeton, um elegante modelo de capota dupla se tornou realidade 50 anos depois de ter sido projetado. O carro foi apresentado no Peeble Beach Concours d’Elegance em 1984, conquistando o primeiro lugar em sua classe (New Coachwork Class), e passou a fazer parte da Coleção Milhous em 1998.
Cadillac V16 Roadster e Phaeton construídos por Fran Roxas |
Já nos anos 1990, Fran Roxas voltou sua atenção para o outro modelo da Cadillac, o Sixteen Roadster Style 5802, como o Phaeton, projetado, mas jamais construído; e novamente com MacMinn e Holls, começaram a dar vida ao carro. O Roadster tinha alguns detalhes que desafiaram a reconstrução do modelo: As plantas mostravam um compartimento traseiro coberto, e uma porta depois da porta do motorista para acomodar uma bolsa de tacos de golfe; e isso indicava que o modelo, como muitos roadsters da época tinha um “Rumbleseat”, ou o famoso assento no porta-malas que ganhou o apelido de “Banco da Sogra”. Era um recurso para transportar mais dois passageiros num carro que só tinha dois lugares, normalmente quem ia nestes lugares ficava à mercê dos elementos, como vento e chuva.
MacMinn desenvolveu o Rumbleseat
com uma cobertura que deslizava para trás quando aberta, e como a distância
entre-eixos do Sixteen era bem generosa, pode camuflar uma porta no lado
direito do carro, para acessar o Rumbleseat sem muitas dificuldades.
O Cadillac V16 Roadster 1934 com o compartimento lateral para os tacos de golfe. |
Uma limusine Cadillac Sixteen 1935 de sete passageiros tornou-se o doador do chassi e motor, e a carroceria do roadster feita em aço tomou forma. Algumas adaptações foram feitas, como o design mais leves dos para-choques de 1934. O carro foi pintado de amarelo creme, com interior em couro verde escuro e tapetes também na cor verde. O volante “Flex Wheel” com raios de banjo e aro preto combinam bem com o painel de instrumentos cuidadosamente restaurado, e o compartimento de bagagens, no lugar do assento do passageiro, recebe uma cobertura para quando a capota estiver rebaixada.
O Cadillac Sixteen
Custom Roadster é imaculado pela construção complexa e sofisticada; notável
pela sua beleza de linhas de um carro esportivo dos anos 1930. O modelo havia
sido incorporado à Coleção Milhous em 1995 (antes do Phaeton), tendo também
participado em Pebble Beach na década de 1990.
Em 2012, ambos foram
levados à leilão pela Sotheby’s, com o Phaeton alcançando US$ 962,000 e o Roadster
atingindo US$ 1,001,000 (R$ 4.812.500,00 e R$ 5.005.000,00 respectivamente pelo
câmbio de agosto de 2023).
O Cadillac V16 de Sam Mann |
Outro construtor, Sam Mann também decidiu construir este carro, e usando desenhos em escala real e renderizações do antigo projeto da Fleetwood, executou os detalhes que não eram aparentes. Partindo de um motor V16 de um sedã, a carroçaria foi fabricada na Inglaterra e enviada para Sam Mann nos Estados unidos. Depois de cinco anos, o carro foi concluído em 1998, e deduzo que esta seja a foto do único modelo que ele construiu. Não há relatos do destino atual deste exemplar feito por Sam Mann.
Da minha coleção
'34 Custom Cadillac Fleetwood, da Hot Wheels |
O Custom Cadillac Fleetwood de 1934 da Hot Wheels tem o estilo baseado com liberalidade no modelo V16 Rumbleseat Roadster. Como na época, os encarroçadores nunca faziam dois carros iguais, até porque modelos deste tipo eram sob encomenda. O assento do passageiro tem uma cobertura como uma extensão do vidro da janela. O casting é bem-feito, longo de apenas dois lugares, na elegante e sinistra cor preta tradicional, preferida dos clientes da Cadillac.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Custom_Cadillac_Fleetwood
https://en.wikipedia.org/wiki/Cadillac_Fleetwood
https://www.conceptcarz.com/profile/15006,10282/1934-cadillac-model-452d-v16.aspx
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