A MOMO Srl é uma empresa de design de Milano, Itália, que produz acessórios e peças par automóveis, tais como rodas de liga, pneus, volantes, bancos e alavancas de câmbio. A empresa também tem uma linha de vestimentas como macacões de corrida, luvas e sapatilhas para pilotos.
Fundada por Giampiero Moretti em 1964, MOMO era uma
sigla das iniciais de MOrettti-Monza. Monza é uma cidade da província de
Milano, cujo autódromo é palco do Grande Prêmio da Itália de Formula Um. Moretti
começou a fazer volantes menores para os seus próprios carros de corrida, e o material
que Moretti utilizava era mais aderente às mãos, e outros pilotos começaram a
querer volantes iguais para seus carros, pois melhoravam o desempenho na
pilotagem. Quando John Surtees encomendou um volante MOMO para sua Ferrari de
Formula Um, e ganhou o campeonato daquele ano, foi a primeira vitória
significativa da marca MOMO; e começou assim a equipar carros de corrida e
também os de rua da Ferrari com seus volantes.
Em 1969, a MOMO inaugurou sua fábrica em Tregnago, província de Verona, e cresceu no mercado consumidor de acessórios automotivos como volantes, manoplas de câmbio, rodas de liga e pneus para competição, além de vestuário para os pilotos, como macacões, luvas e sapatilhas, e capacetes. Nos anos 1970 e 1980 a MOMO tornou-se fornecedora de equipamentos originais de diversos fabricantes, como Rolls-Royce, Aston Martin, Citroen, Daihatsu, Fiat, Honda, Isuzu, mazda, Mitsubishi, Nissan, Porsche, Peugeot, Renault, Saab, Subaru, Suzuki, Toyota, Volkswagen e Volvo. No automobilismo de competição, forneceu volantes para a Formula Um, e Nelson Piquet pilotava seu Brabham do bi-campeonato equipada pela primeira vez com rodas de liga da MOMO.
Volante MOMO para a LOGITECH, nos consoles de Videogame |
Volantes MOMO com airbags se tornaram equipamentos standard em carros esportivos da Subaru e Mitsubishi, e até desenvolveu o volante para a LOGITECH, para ser utilizado em controladores de videogame. A marca MOMO expandiu seu universo em relógios, óculos, fragrâncias, roupas e acessórios no mercado da moda como MOMO DESIGN.
A Ferrari 333SP patrocinada pela MOMO |
Moretti teve uma trajetória de sucesso nas competições, como piloto e empresário, mantinha bons relacionamentos no setor e sempre tinha um prato de comida italiana no seu trailer. Especialmente nas pistas americanas, Moretti correu com Ferrari, Porsche 935 e 962, além dos Nissan GTP. Duas vitórias se destacam em sua carreira: as 24 Horas de Daytona em 1998, correndo com a Ferrari 333SP, junto com Arye Luyendick, Didier Theys e Mauro Baldi, estavam em segundo lugar, 18 voltas atrás do líder, mas não desistiram, e nas últimas três horas, assumiram a liderança. Moretti pilotava quando recebeu a bandeira quadriculada em sua 15ª tentativa de vencer em Daytona.
O Porsche 935 "Moby Dick" de Moretti |
No mesmo ano, menos de dois meses após a vitória em Daytona, Moretti, Theys e Baldi correram a 46ª 12 Horas de Sebring, conquistando a vitória depois de uma dramática saída de pista na Curva 11, que quase custou a vitória. Moretti tinha 58 anos, tornando-se o piloto mais velho a conquistar uma vitória em Sebring.
Em 1996, a MOMO foi adquirida pela Breed Technologies,
fabricante de airbags para volantes, que por sua vez foi vendida para o Carlyle
Management Group, e posteriormente se fundiu com a Key Safety Systems em 2003.
A marca MOMO foi vendida para um Private Equity Group italiano em 2006, mas os
produtos e a tecnologia desenvolvida se mantiveram em poder da Key Safety
Systems. Em 2011, a marca MOMO foi adquirida por Henrique Cisneros, um
empresário americano de origem venezuelana, dono do Grupo Cisneros e piloto de
corridas amador. Em 2012, ele lançou uma linha de pneus MOMO para verão,
inverno e uso geral, e os comercializa na Europa e Estados Unidos.
O Porsche 962 MOMO |
A MOMO patrocinou diversos carros em competições, como na Série IMSA WSC, inclusive a Ferrari 333 SP; a MOMO era o volante oficial da Série Champ Car de 2004 a 2007, antes desta categoria se fundir com a Indy Racing League; e também fornecedora oficial de volantes, bancos de corrida e acessórios da Speed Car Series, um campeonato de Stock-Cars em diversas pistas no Oriente Médio e Asia. Patrocinou também a Lira Motorsports na ARCA Racing Series (sub-serie da NASCAR Americana) e na Camping World Truck Series (Stock-Cars com pick-ups nos EUA).
Da minha coleção
A MOMO Racing (fictícia da minha coleção) começa com o Team Transport, um caminhão não licenciado Fleet Flyer, que transporta um Porsche 962, do Mix 2 de 2018, quando a Mattel começou a lançar estes Set’s no mercado. Tanto o caminhão como o Porsche 962 são projetos de Mark Jones.
Os Datsun 510 e Bluebird Wagon vieram das séries JDM ─
projetos de Jun Imai, a quem se atribui a revitalização da marca MOMO decorando
as miniaturas Hot Wheels ─ as decorações MOMO são de 2019 o sedan e 2020 o
Wagon. O sedã também saiu na cor preta, mas é um pouco difícil de encontrar; e
o Wagon também tem a versão amarela, mais difícil de
achar. Ambos os Golf GTI MOMO são de 2019, projeto de Rob Matthes, adaptado do
casting de 2006 do Volkswagen Golf V R GTI, com apliques de Body Kit.
Datsun 510 1971 |
Datsun Bluebird Wagon 1971, em preto |
Datsun Bluebird Wagon 1971, em vermelho |
Volkswagen Golf GTI |
Volkswagen Kafer Racer |
Já os Volkswagen Kafer Racer são de Mark Jones, e o tema era fazer um modelo definitivo de um VW de corrida muito radical. O design foi mostrado para a VW, visto que o Beetle é um modelo licenciado, e felizmente, aprovado para produção. Jones deve ter se inspirado no Beetle Super Saloon, e alguns VW que correm na Fun Cup; e a decoração MOMO tem como referência o Porsche 935 “Moby Dick” de Giampiero Moretti, patrocinado pela MOMO na IMSA GT Series, no início dos anos 1980. Este Fusca tem um Body Kit aerodinâmico bem agressivo, e um motor V8 com dois grandes escapes se projetando na traseira.
Mercedes-Benz 190E 2.5-16 EVO II |
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