terça-feira, 19 de setembro de 2023

MOMO Racing Cars

 


A MOMO Srl é uma empresa de design de Milano, Itália, que produz acessórios e peças par automóveis, tais como rodas de liga, pneus, volantes, bancos e alavancas de câmbio. A empresa também tem uma linha de vestimentas como macacões de corrida, luvas e sapatilhas para pilotos.

Fundada por Giampiero Moretti em 1964, MOMO era uma sigla das iniciais de MOrettti-Monza. Monza é uma cidade da província de Milano, cujo autódromo é palco do Grande Prêmio da Itália de Formula Um. Moretti começou a fazer volantes menores para os seus próprios carros de corrida, e o material que Moretti utilizava era mais aderente às mãos, e outros pilotos começaram a querer volantes iguais para seus carros, pois melhoravam o desempenho na pilotagem. Quando John Surtees encomendou um volante MOMO para sua Ferrari de Formula Um, e ganhou o campeonato daquele ano, foi a primeira vitória significativa da marca MOMO; e começou assim a equipar carros de corrida e também os de rua da Ferrari com seus volantes.


Em 1969, a MOMO inaugurou sua fábrica em Tregnago, província de Verona, e cresceu no mercado consumidor de acessórios automotivos como volantes, manoplas de câmbio, rodas de liga e pneus para competição, além de vestuário para os pilotos, como macacões, luvas e sapatilhas, e capacetes. Nos anos 1970 e 1980 a MOMO tornou-se fornecedora de equipamentos originais de diversos fabricantes, como Rolls-Royce, Aston Martin, Citroen, Daihatsu, Fiat, Honda, Isuzu, mazda, Mitsubishi, Nissan, Porsche, Peugeot, Renault, Saab, Subaru, Suzuki, Toyota, Volkswagen e Volvo. No automobilismo de competição, forneceu volantes para a Formula Um, e Nelson Piquet pilotava seu Brabham do bi-campeonato equipada pela primeira vez com rodas de liga da MOMO.


Volante MOMO para a LOGITECH, nos consoles de Videogame

Volantes MOMO com airbags se tornaram equipamentos standard em carros esportivos da Subaru e Mitsubishi, e até desenvolveu o volante para a LOGITECH, para ser utilizado em controladores de videogame. A marca MOMO expandiu seu universo em relógios, óculos, fragrâncias, roupas e acessórios no mercado da moda como MOMO DESIGN.

A Ferrari 333SP patrocinada pela MOMO

Moretti teve uma trajetória de sucesso nas competições, como piloto e empresário, mantinha bons relacionamentos no setor e sempre tinha um prato de comida italiana no seu trailer. Especialmente nas pistas americanas, Moretti correu com Ferrari, Porsche 935 e 962, além dos Nissan GTP. Duas vitórias se destacam em sua carreira: as 24 Horas de Daytona em 1998, correndo com a Ferrari 333SP, junto com Arye Luyendick, Didier Theys e Mauro Baldi, estavam em segundo lugar, 18 voltas atrás do líder, mas não desistiram, e nas últimas três horas, assumiram a liderança. Moretti pilotava quando recebeu a bandeira quadriculada em sua 15ª tentativa de vencer em Daytona.

O Porsche 935 "Moby Dick" de Moretti

No mesmo ano, menos de dois meses após a vitória em Daytona, Moretti, Theys e Baldi correram a 46ª 12 Horas de Sebring, conquistando a vitória depois de uma dramática saída de pista na Curva 11, que quase custou a vitória. Moretti tinha 58 anos, tornando-se o piloto mais velho a conquistar uma vitória em Sebring.

Em 1996, a MOMO foi adquirida pela Breed Technologies, fabricante de airbags para volantes, que por sua vez foi vendida para o Carlyle Management Group, e posteriormente se fundiu com a Key Safety Systems em 2003. A marca MOMO foi vendida para um Private Equity Group italiano em 2006, mas os produtos e a tecnologia desenvolvida se mantiveram em poder da Key Safety Systems. Em 2011, a marca MOMO foi adquirida por Henrique Cisneros, um empresário americano de origem venezuelana, dono do Grupo Cisneros e piloto de corridas amador. Em 2012, ele lançou uma linha de pneus MOMO para verão, inverno e uso geral, e os comercializa na Europa e Estados Unidos.

O Porsche 962 MOMO


A MOMO patrocinou diversos carros em competições, como na Série IMSA WSC, inclusive a Ferrari 333 SP; a MOMO era o volante oficial da Série Champ Car de 2004 a 2007, antes desta categoria se fundir com a Indy Racing League; e também fornecedora oficial de volantes, bancos de corrida e acessórios da Speed Car Series, um campeonato de Stock-Cars em diversas pistas no Oriente Médio e Asia. Patrocinou também a Lira Motorsports na ARCA Racing Series (sub-serie da NASCAR Americana) e na Camping World Truck Series (Stock-Cars com pick-ups nos EUA).

Da minha coleção

A MOMO Racing (fictícia da minha coleção) começa com o Team Transport, um caminhão não licenciado Fleet Flyer, que transporta um Porsche 962, do Mix 2 de 2018, quando a Mattel começou a lançar estes Set’s no mercado. Tanto o caminhão como o Porsche 962 são projetos de Mark Jones.

Os Datsun 510 e Bluebird Wagon vieram das séries JDM ─ projetos de Jun Imai, a quem se atribui a revitalização da marca MOMO decorando as miniaturas Hot Wheels ─ as decorações MOMO são de 2019 o sedan e 2020 o Wagon. O sedã também saiu na cor preta, mas é um pouco difícil de encontrar; e o Wagon também tem a versão amarela, mais difícil de achar. Ambos os Golf GTI MOMO são de 2019, projeto de Rob Matthes, adaptado do casting de 2006 do Volkswagen Golf V R GTI, com apliques de Body Kit.


Datsun 510 1971


Datsun Bluebird Wagon 1971, em preto

Datsun Bluebird Wagon 1971, em vermelho



Volkswagen Golf GTI



Volkswagen Kafer Racer

Já os Volkswagen Kafer Racer são de Mark Jones, e o tema era fazer um modelo definitivo de um VW de corrida muito radical. O design foi mostrado para a VW, visto que o Beetle é um modelo licenciado, e felizmente, aprovado para produção. Jones deve ter se inspirado no Beetle Super Saloon, e alguns VW que correm na Fun Cup; e a decoração MOMO tem como referência o Porsche 935 “Moby Dick” de Giampiero Moretti, patrocinado pela MOMO na IMSA GT Series, no início dos anos 1980. Este Fusca tem um Body Kit aerodinâmico bem agressivo, e um motor V8 com dois grandes escapes se projetando na traseira.
Mercedes-Benz 190E 2.5-16 EVO II


O Mercedes-Benz 190E 2.5-16 EVO II é da Série Car Culture: Open Track, de 2019, com base de metal e rodas especiais com pneus de borracha (Real Riders). O modelo foi produzido em colaboração com a Cosworth, somente em 1990 e 1991, e tinha este Body Kit com design de Richard Eppler, testado em túnel de vento com o enorme aerofólio traseiro aumentando sobremaneira o downforce, sem penalizar a aerodinâmica do carro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário