Whatta Drag Hot Wheels |
Apresentados pela Mattel em 1968, os Hot Wheels se popularizaram, reproduzindo centenas de carros reais, mas também criaram diversos carros-fantasia, alguns baseados em modelos que já existiam, mas outros bem criativos. Um deles é o Whatta Drag, desenhado por Phil Riehlman em 1998, com base num BMW Isetta dos anos 1960, mas equipado com um poderoso motor V8, com apenas uma roda de Dragster na traseira.
Com o sucesso de alguns modelos, a Mattel decidiu transformá-los
em realidade ─ como o Twin Mill e o Bone Shaker ─ então Bruce Weiner, colecionador
de microcarros, em 2005 decidiu dar vida ao Whatta Drag. Através do Weiner Micro-car
Museum, e com o apoio de John Everslay da Evermoor Engineering LTD, em Winder, estado
da Georgia, iniciou o projeto de construir uma versão funcional em tamanho real
do Whatta Drag. Como a Mattel tinha várias versões já comercializadas durante
anos, Bruce escolheu reproduzir o modelo 213, lançado na Mainline de 2000, visto
que era um dos mais detalhados exemplares do modelo.
Whatta Drag em tamanho real
Partindo da miniatura, ele tomou uma BMW Isetta
original de 1959, construindo um chassi tubular de aço, onde acoplou a carcaça
do Isetta e acomodou o enorme V8 502 cid (8,22 litros) Big-Block da Chevrolet,
alimentado por gasolina de 93 octanas e 730 hp, equipado com um compressor BDS,
dois carburadores duplos Holley de 750 CFM, coletores de escape Zoomies
diretos, que lançam chamas de um metro quando fortemente acelerado.
O câmbio tem apenas duas marchas manuais, com duplo
circuito de freio, para tracionar a roda traseira e aquecer o pneu para as
arrancadas. Para manter as raízes BMW, a suspensão dianteira é de um M3; as
rodas cromadas de cinco raios têm o logo BMW no centro e são calçadas por pneus
B.F. Goodrich G-Force. A única roda traseira tem uma roda customizada de 18 polegadas
de diâmetro e 13 de tala, calçada com um pneu de Dragster Sumitomo HTRZ II.
Whatta Drag modelo 213 de 2000
Bruce queria que seu carro correspondesse fielmente à
miniatura tanto quanto possível, então, muitos pequenos detalhes da mini, como
as coberturas cromadas das correias, e a treliça do suporte do spoiler traseiro
fosse bem replicados. Até a coluna de direção foi projetada de forma a
homenagear sua linhagem Isetta, ao mesmo tempo em que leva em consideração a
segurança e a facilidade de entrada, incluindo a incorporação de um cubo de
volante de corrida de liberação rápida.
Depois de tanto trabalho, e conseguir reproduzir fielmente o modelo para o carro real, apesar do Whatta Drag ser um veículo totalmente funcional, ele é um modelo estritamente para exibição, e não para ser usado numa pista ou andar nas ruas. A potência insana e o torque produzidos pelo motor Chevy 502 tornam perigosa sua condução por alguém sem preparo ou habilidade para lidar com tamanha força.
O V8 502 cid Big-Block da Chevrolet
De todo modo, é uma peça única, que fez o caminho
inverso, partindo de uma miniatura para se tornar um carro de verdade, e sempre
que possível, está presente nas convenções e eventos da Mattel.
Anúncio da Romi-Isetta
Como referência, o Isetta foi fabricado no Brasil,
pelas Indústrias ROMI, chamado aqui de Romi-Isetta. Foi de fato o primeiro veículo
produzido no Brasil, e não teve continuidade porque a política da época para
estabelecer o parque industrial automotivo não favoreceu a Romi com subsídios
ou incentivos fiscais para continuar produzindo as Romi-Isetta.
Da minha coleção
Os Whatta Drag que estão na coleção são o preto, de 2007, da Série All Stars, modelo 147/180; e o vermelho fosco e branco é de 2012, da Série Hot Wheels Boulevard: Underdogs.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Whatta_Drag?file=WhattaDrag_Showcar.JPG
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