terça-feira, 12 de setembro de 2023

Whatta Drag

 

Whatta Drag Hot Wheels

Apresentados pela Mattel em 1968, os Hot Wheels se popularizaram, reproduzindo centenas de carros reais, mas também criaram diversos carros-fantasia, alguns baseados em modelos que já existiam, mas outros bem criativos. Um deles é o Whatta Drag, desenhado por Phil Riehlman em 1998, com base num BMW Isetta dos anos 1960, mas equipado com um poderoso motor V8, com apenas uma roda de Dragster na traseira.

Com o sucesso de alguns modelos, a Mattel decidiu transformá-los em realidade ─ como o Twin Mill e o Bone Shaker ─ então Bruce Weiner, colecionador de microcarros, em 2005 decidiu dar vida ao Whatta Drag. Através do Weiner Micro-car Museum, e com o apoio de John Everslay da Evermoor Engineering LTD, em Winder, estado da Georgia, iniciou o projeto de construir uma versão funcional em tamanho real do Whatta Drag. Como a Mattel tinha várias versões já comercializadas durante anos, Bruce escolheu reproduzir o modelo 213, lançado na Mainline de 2000, visto que era um dos mais detalhados exemplares do modelo.

Whatta Drag em tamanho real

Partindo da miniatura, ele tomou uma BMW Isetta original de 1959, construindo um chassi tubular de aço, onde acoplou a carcaça do Isetta e acomodou o enorme V8 502 cid (8,22 litros) Big-Block da Chevrolet, alimentado por gasolina de 93 octanas e 730 hp, equipado com um compressor BDS, dois carburadores duplos Holley de 750 CFM, coletores de escape Zoomies diretos, que lançam chamas de um metro quando fortemente acelerado.

O câmbio tem apenas duas marchas manuais, com duplo circuito de freio, para tracionar a roda traseira e aquecer o pneu para as arrancadas. Para manter as raízes BMW, a suspensão dianteira é de um M3; as rodas cromadas de cinco raios têm o logo BMW no centro e são calçadas por pneus B.F. Goodrich G-Force. A única roda traseira tem uma roda customizada de 18 polegadas de diâmetro e 13 de tala, calçada com um pneu de Dragster Sumitomo HTRZ II.

Whatta Drag modelo 213 de 2000




Bruce queria que seu carro correspondesse fielmente à miniatura tanto quanto possível, então, muitos pequenos detalhes da mini, como as coberturas cromadas das correias, e a treliça do suporte do spoiler traseiro fosse bem replicados. Até a coluna de direção foi projetada de forma a homenagear sua linhagem Isetta, ao mesmo tempo em que leva em consideração a segurança e a facilidade de entrada, incluindo a incorporação de um cubo de volante de corrida de liberação rápida.


Depois de tanto trabalho, e conseguir reproduzir fielmente o modelo para o carro real, apesar do Whatta Drag ser um veículo totalmente funcional, ele é um modelo estritamente para exibição, e não para ser usado numa pista ou andar nas ruas. A potência insana e o torque produzidos pelo motor Chevy 502 tornam perigosa sua condução por alguém sem preparo ou habilidade para lidar com tamanha força.

O V8 502 cid Big-Block da Chevrolet

De todo modo, é uma peça única, que fez o caminho inverso, partindo de uma miniatura para se tornar um carro de verdade, e sempre que possível, está presente nas convenções e eventos da Mattel.

Anúncio da Romi-Isetta

Como referência, o Isetta foi fabricado no Brasil, pelas Indústrias ROMI, chamado aqui de Romi-Isetta. Foi de fato o primeiro veículo produzido no Brasil, e não teve continuidade porque a política da época para estabelecer o parque industrial automotivo não favoreceu a Romi com subsídios ou incentivos fiscais para continuar produzindo as Romi-Isetta.

Da minha coleção



Os Whatta Drag que estão na coleção são o preto, de 2007, da Série All Stars, modelo 147/180; e o vermelho fosco e branco é de 2012, da Série Hot Wheels Boulevard: Underdogs.

Referências:

https://rmsothebys.com/en/auctions/BW13/The-Bruce-Weiner-Microcar-Museum/lots/r268-1959-bmw-isetta-whatta-drag/292858

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Whatta_Drag?file=WhattaDrag_Showcar.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário