segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Alfa Romeo GTV6 3.0

 



Esta bela Alfa Romeo começou sua história em 1972 como um Notchback de três volumes (Berlina, em italiano), de quatro portas, com o nome de Alfetta (“Alfinha” em italiano), e seu nome vem de um carro do mesmo nome, o Alfetta 158/159, com que a Alfa Romeo corria na Formula Um em 1951. A referência se deve à configuração que ambos tinham, do câmbio/embreagem montado junto com o diferencial no eixo traseiro, conhecido como Transaxle, e a suspensão tipo De Dion, que otimizava o equilíbrio na distribuição de peso entre os eixos traseiro e dianteiro.

A maneabilidade do Alfetta era muito boa, devido ao Transaxle e à combinação com os braços em paralelogramo Watt’s, com discos de freio inboard, proporcionavam um bom equilíbrio e tração. Assim como no Alfetta original, a suspensão dianteira também era feita com barras de torção longitudinais, molas diretamente afixadas nos braços inferiores e amortecedores separados das molas.

Em relação à motorização, havia onze opções conforme a tabela abaixo:

Motor

Configuração

Cilindrada

Potência

Torque

Obs.

1.6

L4

1.570 cc

108 hp a 5600 rpm

105 lb-ft a 4300 rpm

 

1.8

L4

1.779 cc

120 hp a 4400 rpm

123 lb-ft a 4400 rpm

 

2.0

L4

1.962 cc

120 hp  4000 rpm

129 lb-ft a 4000 rpm

 

2.0

L4

1.962 cc

128 hp a 5400 rpm

131 lb-ft a 4000 rpm

 

2.0

L4 Turbo

1.962 cc

148 hp a 5500 rpm

170 lb-ft a 3500 rpm

GTV 2000 Turbodelta

2.5

V6

2.492 cc

158 hp a 5600 rpm

157 lb-ft a 4000 rpm

GTV6

3.0

V6

2.934 cc

183 hp a 6700 rpm

164 lb-ft a 4300 rpm

GTV6 3.0 South Africa

2.5

V6 Twin turbo

2.492 cc

230 hp a 5600 rpm

245 lb-ft a 2500 rpm

GTV6 Callaway

2.6

V8

2.593 cc

197 hp a 6500 rpm

199 lb-ft a 4750 rpm

GTV8, Autodelta Limited Edition

2.0

L4 Turbodiesel

1.995 cc

81 hp a 4300 rpm

119 lb-ft a 2300 rpm

Saloon Only

2.4

L4 Turbodiesel

2.393 cc

94 hp a 4300 rpm

145 lb-ft a 2300 rpm

Saloon Only

 

O Alfetta GT de 1974

Baseado no Alfetta Saloon, em 1974, Giorgetto Giugiaro reestilizou o carro para a configuração de cupê duas portas e quatro lugares, o Alfetta GT, com uma grade diferenciada, e design do teto em Fastback na traseira, inicialmente equipado com o motor de quatro cilindros em linha DOHC com 1.779 cc, cabeçote Cross-Flow e oito válvulas. Com a saída de linha dos Alfa Romeo GT 1300 Junior, 1600 Junior e do 2000 GTV, o Alfetta GT ganhou o status de uma linha da Alfa Romeo.


Em 1979, com algumas alterações, um motor revisado com novos comandos e avanço de ignição mecânico e a vácuo, o modelo ganhou a designação de Alfetta GTV 2000L. A Autodelta, braço esportivo da Alfa Romeo, apresentou uma edição limitada em 400 unidades para homologação no Grupo 4 da FIA, o Turbodelta. Equipado com o motor de quatro cilindros de 1.962 cc com um turbo KKK, levava a potência a 173 hp, e foi o primeiro carro de produção italiana e ser equipado com um turbo.


Reestilizado em 1980, tinha lanternas traseiras de uma só peça, para-choques de plástico em cinza, saídas de ar na coluna C e saias laterais, e o escudo triangular cromado da Alfa ganhou a cor preta fosca. O motor 1.6 foi descontinuado, e o modelo ficou conhecido apenas por Alfa Romeo GTV 2.0. O nome Alfetta deixou de designar o Saloon, mas permaneceu no cupê, que ganhou rodas de liga de 15 polegadas com pneus Pirelli Cinturato CN36 de série, ao invés das rodas de 14 polegadas anteriores.


Nesse mesmo ano, saiu o modelo Alfetta GTV6 2.5, equipada com o motor V6 de 2,5 litros da Berlina de Luxo Alfa 6, e o capô precisou de um ressalto para acomodar o sistema de alimentação do motor. Com a injeção de combustível Bosch L-Jetronic no lugar dos seis carburadores Dell’Orto do Alfa 6, o V6 ganhou muito em suavidade e facilidade de partida, além de melhorar os índices de emissões, que a Suíça e Suécia começaram a adotar em 1983. Este motor encontrou a sua verdadeira vocação debaixo do capô do Alfetta GTV, e a combinação motor/chassis foi ideal para alavancar a carreira esportiva do Alfetta.



O Alfetta (internamente designado Chassis Tipo 116) desenvolvido para as competições teve seu primeiro sucesso no Rally de San Martino de Castrozza, em 1974. Seguiu-se a consagração de quatro títulos no European Touring Car Championship, de 1982 a 1985; foi campeão no British Touring Car Championship em 1983, pilotado por Andy Rouse, e muitas outras vitórias com outros pilotos em Rallies da França e Itália. Um Alfetta GTV 6 pilotado pelo francês Yves Loubet venceu o French Supertouring Championship em 1983 e 1984, e o mesmo piloto conquistou a terceira posição no Tour de Corse de 1986, no Campeonato Mundial de Rally. Outro título do GTV 6 foi conseguido por Greg Carr e Fred Gocentas no Australian Rally Championship de 1987.

Capítulo Sul-Africano

O Alfetta GTV6 3.0 leiloado na Africa do Sul

A Automaker’s Rosslyn, de Pretoria, na África do Sul, em 1973 montava modelos da Datsun; e a partir de 1974, começou a montar modelos da Alfa Romeo na planta de Brits. Em 1982, inicialmente, eram montados os Alfetta GTV 6 2,5 totalmente produzidos na Itália, e logo começaram a montar o GTV 6 Turbo, com um turbo da Garrett e tomada NACA no capô. Estima-se que cerca de 750 unidades foram produzidas até o seu final em 1986. No ano seguinte, em cooperação com a Autodelta, foi apresentada a Alfetta GTV 6 3.0, e apenas 212 foram construídos para homologação para competições; sendo os últimos seis exemplares equipados com injeção de combustível.


A intenção era competir com os BMW 535i, com motor de 3,5 litros, e o primeiro Alfetta GTV 6 3.0 competiu na classe Lodge Group One International nas Duas horas de Kyalami, em 1983, conseguindo a vitória. Seguiu-se a Castrol Três Horas de Killarney, onde os Alfetta conquistaram o primeiro e segundo lugares no pódio. A injeção de combustível voltou a ter os seis carburadores Dell’Orto, que proporcionavam mais torque em baixas rotações do que picos de potência, e mesmo com relações mais curtas no câmbio, atingia 224,2 km/h de velocidade máxima.

Em dezembro de 2021, um dos 40 exemplares remanescentes do Alfetta GTV 6 3.0 foi leiloado  pela Creative Rides, de Johannesburg, e o cupê vermelho vibrante atraiu as atenções de 15.000 pessoas no leilão on-line, e acabou ficando nas mãos de um colecionador local, por 1,1 milhão de Rands (cerca de R$ 289.000,00 em agosto/2023)

Da minha coleção

Alfa Romeo GTV6 3.0 Hot Wheels

O Alfa Romeo GTV6 3.0 da Hot Wheels entrou na coleção em 2023, algumas miniaturas tem o casting muito bem feito, e combinam muito bem com os decalques e a decoração feita.

Adicionalmente neste caso, esta Alfa pintada na cor Rosso Alfa, traz as rodas L4, aplicadas pela primeira vez num carro da Mainline, e talvez, pela novidade, mesmo com rodas e pneus de plástico, o visual ficou bem caprichado. Ela saiu também na versão de cor branca, mas a vermelha é muito mais bonita, na minha opinião.





Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Alfa_Romeo_GTV6_3.0

https://en.wikipedia.org/wiki/Alfa_Romeo_Alfetta

https://www.timeslive.co.za/motoring/features/2021-12-09-watch-rare-alfa-romeo-gtv-6-30-auctioned-for-r11m/

https://www.dsf.my/2021/01/alfa-romeo-gtv6-came-with-a-3-0l-version-for-south-africa-only/

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