A maneabilidade do Alfetta era muito boa, devido ao
Transaxle e à combinação com os braços em paralelogramo Watt’s, com discos de
freio inboard, proporcionavam um bom equilíbrio e tração. Assim como no Alfetta
original, a suspensão dianteira também era feita com barras de torção
longitudinais, molas diretamente afixadas nos braços inferiores e amortecedores
separados das molas.
Em relação à motorização, havia onze opções conforme a
tabela abaixo:
Motor |
Configuração |
Cilindrada |
Potência |
Torque |
Obs. |
1.6 |
L4 |
1.570 cc |
108 hp a 5600 rpm |
105 lb-ft a 4300 rpm |
|
1.8 |
L4 |
1.779 cc |
120 hp a 4400 rpm |
123 lb-ft a 4400 rpm |
|
2.0 |
L4 |
1.962 cc |
120 hp 4000
rpm |
129 lb-ft a 4000 rpm |
|
2.0 |
L4 |
1.962 cc |
128 hp a 5400 rpm |
131 lb-ft a 4000 rpm |
|
2.0 |
L4 Turbo |
1.962 cc |
148 hp a 5500 rpm |
170 lb-ft a 3500 rpm |
GTV 2000 Turbodelta |
2.5 |
V6 |
2.492 cc |
158 hp a 5600 rpm |
157 lb-ft a 4000 rpm |
GTV6 |
3.0 |
V6 |
2.934 cc |
183 hp a 6700 rpm |
164 lb-ft a 4300 rpm |
GTV6 3.0 South Africa |
2.5 |
V6 Twin turbo |
2.492 cc |
230 hp a 5600 rpm |
245 lb-ft a 2500 rpm |
GTV6 Callaway |
2.6 |
V8 |
2.593 cc |
197 hp a 6500 rpm |
199 lb-ft a 4750 rpm |
GTV8, Autodelta Limited Edition |
2.0 |
L4 Turbodiesel |
1.995 cc |
81 hp a 4300 rpm |
119 lb-ft a 2300 rpm |
Saloon Only |
2.4 |
L4 Turbodiesel |
2.393 cc |
94 hp a 4300 rpm |
145 lb-ft a 2300 rpm |
Saloon Only |
O Alfetta GT de 1974
Baseado no Alfetta Saloon, em 1974, Giorgetto Giugiaro
reestilizou o carro para a configuração de cupê duas portas e quatro lugares, o
Alfetta GT, com uma grade diferenciada, e design do teto em Fastback na
traseira, inicialmente equipado com o motor de quatro cilindros em linha DOHC
com 1.779 cc, cabeçote Cross-Flow e oito válvulas. Com a saída de linha dos
Alfa Romeo GT 1300 Junior, 1600 Junior e do 2000 GTV, o Alfetta GT ganhou o
status de uma linha da Alfa Romeo.
Em 1979, com algumas alterações, um motor revisado com novos comandos e avanço de ignição mecânico e a vácuo, o modelo ganhou a designação de Alfetta GTV 2000L. A Autodelta, braço esportivo da Alfa Romeo, apresentou uma edição limitada em 400 unidades para homologação no Grupo 4 da FIA, o Turbodelta. Equipado com o motor de quatro cilindros de 1.962 cc com um turbo KKK, levava a potência a 173 hp, e foi o primeiro carro de produção italiana e ser equipado com um turbo.
Reestilizado em 1980, tinha lanternas traseiras de uma só peça, para-choques de plástico em cinza, saídas de ar na coluna C e saias laterais, e o escudo triangular cromado da Alfa ganhou a cor preta fosca. O motor 1.6 foi descontinuado, e o modelo ficou conhecido apenas por Alfa Romeo GTV 2.0. O nome Alfetta deixou de designar o Saloon, mas permaneceu no cupê, que ganhou rodas de liga de 15 polegadas com pneus Pirelli Cinturato CN36 de série, ao invés das rodas de 14 polegadas anteriores.
Nesse mesmo ano, saiu o modelo Alfetta GTV6 2.5, equipada com o motor V6 de 2,5 litros da Berlina de Luxo Alfa 6, e o capô precisou de um ressalto para acomodar o sistema de alimentação do motor. Com a injeção de combustível Bosch L-Jetronic no lugar dos seis carburadores Dell’Orto do Alfa 6, o V6 ganhou muito em suavidade e facilidade de partida, além de melhorar os índices de emissões, que a Suíça e Suécia começaram a adotar em 1983. Este motor encontrou a sua verdadeira vocação debaixo do capô do Alfetta GTV, e a combinação motor/chassis foi ideal para alavancar a carreira esportiva do Alfetta.
O Alfetta (internamente designado Chassis Tipo 116) desenvolvido para as competições teve seu primeiro sucesso no Rally de San Martino de Castrozza, em 1974. Seguiu-se a consagração de quatro títulos no European Touring Car Championship, de 1982 a 1985; foi campeão no British Touring Car Championship em 1983, pilotado por Andy Rouse, e muitas outras vitórias com outros pilotos em Rallies da França e Itália. Um Alfetta GTV 6 pilotado pelo francês Yves Loubet venceu o French Supertouring Championship em 1983 e 1984, e o mesmo piloto conquistou a terceira posição no Tour de Corse de 1986, no Campeonato Mundial de Rally. Outro título do GTV 6 foi conseguido por Greg Carr e Fred Gocentas no Australian Rally Championship de 1987.
Capítulo Sul-Africano
O Alfetta GTV6 3.0 leiloado na Africa do Sul
A Automaker’s Rosslyn, de Pretoria, na África do Sul,
em 1973 montava modelos da Datsun; e a partir de 1974, começou a montar modelos
da Alfa Romeo na planta de Brits. Em 1982, inicialmente, eram montados os Alfetta
GTV 6 2,5 totalmente produzidos na Itália, e logo começaram a montar o GTV 6
Turbo, com um turbo da Garrett e tomada NACA no capô. Estima-se que cerca de 750
unidades foram produzidas até o seu final em 1986. No ano seguinte, em
cooperação com a Autodelta, foi apresentada a Alfetta GTV 6 3.0, e apenas 212
foram construídos para homologação para competições; sendo os últimos seis
exemplares equipados com injeção de combustível.
A intenção era competir com os BMW 535i, com motor de 3,5 litros, e o primeiro Alfetta GTV 6 3.0 competiu na classe Lodge Group One International nas Duas horas de Kyalami, em 1983, conseguindo a vitória. Seguiu-se a Castrol Três Horas de Killarney, onde os Alfetta conquistaram o primeiro e segundo lugares no pódio. A injeção de combustível voltou a ter os seis carburadores Dell’Orto, que proporcionavam mais torque em baixas rotações do que picos de potência, e mesmo com relações mais curtas no câmbio, atingia 224,2 km/h de velocidade máxima.
Em dezembro de 2021, um dos 40 exemplares remanescentes do Alfetta GTV 6 3.0 foi leiloado pela Creative Rides, de Johannesburg, e o cupê vermelho vibrante atraiu as atenções de 15.000 pessoas no leilão on-line, e acabou ficando nas mãos de um colecionador local, por 1,1 milhão de Rands (cerca de R$ 289.000,00 em agosto/2023)
Da minha coleção
Alfa Romeo GTV6 3.0 Hot Wheels
O Alfa Romeo GTV6 3.0 da Hot Wheels entrou na coleção
em 2023, algumas miniaturas tem o casting muito bem feito, e combinam muito bem
com os decalques e a decoração feita.
Adicionalmente neste caso, esta Alfa pintada
na cor Rosso Alfa, traz as rodas L4, aplicadas pela primeira vez num carro da Mainline,
e talvez, pela novidade, mesmo com rodas e pneus de plástico, o visual ficou
bem caprichado. Ela saiu também na versão de cor branca, mas a vermelha é muito
mais bonita, na minha opinião.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Alfa_Romeo_GTV6_3.0
https://en.wikipedia.org/wiki/Alfa_Romeo_Alfetta
https://www.dsf.my/2021/01/alfa-romeo-gtv6-came-with-a-3-0l-version-for-south-africa-only/
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