segunda-feira, 1 de julho de 2024

Nissan Skyline HT 2000GT-X

Nissan Skyline HT 2000 GT-X, 1970

O Skyline foi totalmente remodelado para a terceira geração C10 em agosto de 1968. O C10 foi o primeiro Skyline após a fusão da Nissan Motor com a Prince Motors. A série começou com sedã de 4 portas com motores 1,5 e 2,0 litros e perua/van com motor 1,5 litros, mas a variação foi gradualmente se tornando mais ampla, e após o "2000GT-R" apareceram carros com altíssimo desempenho e motor 1,8 litros. Uma nova série de elegantes carrocerias de "capota rígida de 2 portas" com uma distância entre eixos mais curta em 70 mm foi lançada em 1970. Este estilo acabou apelidado de “hakosuka”, em japonês, “hako” é ‘caixa’ e ‘suka’ é a abreviação de ‘Sukairaine’, pronúncia japonesa para o inglês ‘Skyline’.

O "2000GT-X" vinha equipado com o motor 2.0 litros (1.998cc) S20 I6. Tinha comando duplo (DOHC) no cabeçote e carburador duplo SU e potência de 160 CV foi adicionado em setembro de 1971 como modelo superior da linha 2000GT. Este carro é um Hardtop 2000GT-X de 2 portas fabricado em 1972.

Os Skyline dominaram a Série Grand Champions no Japão, na primeira metade dos anos 1970, com três carros vencendo 49 vezes consecutivas, no total de 58 vitórias. Na época, dizia-se que o maior rival dos Skyline eram os próprios Skyline. 

DA MINHA COLEÇÃO

O Hot Wheels vermelho é de 2024, da Série Hot Wheels J-Imports, e o casting original de 2011 feito por Jun Imai, foi revisado em 2017, baseado num Skyline real do colecionador de Hot Wheels chamado Roy de Guzman. O modelo reproduz o radiador de óleo no para choque dianteiro, comum nos carros que competiam na época.

Nissan Skyline HT 2000 GT-X, Serie Hot Wheels J-Imports, 2017



O branco é da Série Team Transport, edição #8, com uma bela decoração, é um JDM que faz bonito em qualquer coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário