Fiat 500L, 1966
O Fiat 500 (Cinquecento, em italiano) é um carro
urbano, pequeno, construído pela Fiat de 1957 a 1975. Lançado como Nuova 500,
era o sucessor do Fiat Topolino, barato e prático compacto para as estreitas
ruas de Roma. Era equipado com um motor traseiro com dois cilindros de 479 cc,
refrigerado a ar, numa carroçaria compacta de 2,97metros, duas portas para
quatro passageiros.
No crescente mercado do pós-guerra, o Fiat 500 “Topolino”,
lançado em 1936 teve sua dianteira e traseira atualizadas em 1949, mas a metade
da década de 1950 se passou e a Fiat precisava renovar sua linha urgentemente.
Um novo carro começou a ser planejado, agora com motor
traseiro, como no Fusca alemão, e outros que estavam fazendo sucesso de público.
O novo carro seguia o layout de seu irmão maior, o Fiat 600, de 1955.
Nuova 500
Nuova 500
O novo design justificava sua denominação de Nuova
500, com linhas arredondadas, rodas nas extremidades do carro, pequenos pneus e
tamanho compacto, tinha também um teto de lona, como no Topolino, que podia ser
recolhido para aproveitar melhor o sol no verão europeu. As duas portas abriam
no sentido “suicida”. O pequeno motor de dois cilindros produzia 13 hp.
Em 1958 foi disponibilizada a versão Sport , com 21,1
hp no motor que agora tinha 499cc, podendo levar o carro a 105 km/h. Em 1960 a
Nuova 500 passou a se chamar Nuova 500D, com duas modificações significativas: a
letra “D” indicava um motor aprimorado, com 17 hp, e que foi usado até a versão
final do 500L em 1973; e o teto de lona não se recolhia para trás tanto quanto
o antigo, porém o sistema anterior continuava disponível como “Transformável”.
As portas continuaram com a abertura tipo “suicida”.
Fiat 500 Giardinera
Com o passar dos anos, diversas versões foram
acrescentadas à linha, como a 500 Giardiniera, com a carroçaria no estilo “van”,
e balanço traseiro maior, para maior espaço de carga. Também a versão
Furgoncino tinha a mesma configuração, porém sem janelas laterais, voltado mais
para o mercado comercial e não de passageiros. Uma versão voltada para os
Estados Unidos foi feita entre 1958 e 1962, apenas com o diferencial de faróis
mais proeminentes do que a versão italiana.
Fiat 500 F
Em 1965, surgiu a 500 F ou Berlina, praticamente o
mesmo carro, mas neste, as portas se abriam no sentido contrário, como nos
carros atuais, não mais “suicidas”. As designações D, F e L conviveram juntas por
muito tempo e até hoje muitos confundem os modelos. A versão L de Lusso
apareceu em 1968 com um acabamento mais luxuoso e melhor do que a 500 F. Ela
permaneceu até 1972, quando foi substituída pelo Fiat 126.
O elemento que mais identificava esta versão era a barra no para choque dianteiro e nos cantos do traseiro. Outros detalhes eram novos emblemas, calotas com novo design, frisos cromados nas canaletas do teto e na moldura do para brisa e janelas traseiras. No interior, o painel era revestido com um plástico preto antirreflexos, ao invés da pintura na cor do carro e tinha um desenho trapezoidal, que o diferenciava dos anteriores. O volante era preto, em plástico, com raios metálicos. Havia revestimentos das portas acompanhando o material dos bancos, maçanetas com novo design e porta-objetos nas portas. Havia também um porta-objetos no console central, que era revestido de carpete, assim como o piso interno, em vez do tradicional piso de borracha. Os pneus eram radiais, no ugar dos diagonais, e o restante das especificações eram idênticas ao 500 F.
Fiat 500 R
A última versão do Fiat 500 foi a 500 R, de Rinnovata
(renovada), lançada ao mesmo tempo que o 126 em novembro de 1972. Ela vinha com
o motor ampliado para 594 cc, o mesmo do 126, porém, com a mesma potência do
500 L, apenas com um torque ligeiramente maior. A caixa de câmbio ainda não era
totalmente sincronizada, e par dar uma sobrevida, até o marcador foi
substituído por uma luz de aviso de baixo nível de combustível.
Fiat Abarth
695 SS
Karl Abarth, austríaco radicalizado na Itália, ficou
conhecido como Carlo Abarth, preparador de carros normais para corridas, e o 500
preparado por ele em 1966 tinha 695 cc. Praticamente idêntico ao carro de fábrica,
exceto pelos emblemas na grade do radiador, o brasão com o escorpião nas
laterais do carro e os arcos dos para lamas alargados para as rodas mais
largas. A tampa do motor ficava levantada para garantir a refrigeração adequada
do motor.
Fiat Abarth 695 SS
A grande diferença estava no motor: com o mesmo OHV
dois cilindros, o cabeçote com duas válvulas tinha novas molas, novo comando e
novos pistões. Alimentado por um carburador SOLEX 34PBIC e taxa de compressão
aumentada para 9,8:1, o motor gerava 37 hp a 5200 rpm e 57 N-m de torque a 4000
rpm. Com o escapamento especial desenvolvido por Abarth (sua especialidade
quando começou a empresa), o pequeno Fiat atingia 140 km/h de velocidade
máxima. Abarth produziu cerca de 1.000 exemplares do 695 SS, dos quais perto de
150 ainda sobrevivem nas várias coleções de carros antigos.
Carlo Abarth fez tanto sucesso na sua parceria com a
Fiat que em 1971 foi adquirida por ela para se tornar o braço esportivo dos
carros Fiat para todos os mercados em que ela atuava no mundo.
Da minha coleção
O Fiat 500D Modificado é da Hot Wheels, saiu Serie Compact Kings, na linha normal em 2024. Seu modelo foi também o Super T-Hunt do Lote “E” de 2024, mas com pintura metalizada e rodas especiais com pneus de borracha. O casting deste modelo foi lançado em 2017, um trabalho de Mark Jones.
O outro com a decoração da GULF Racing, Real Riders, com detalhamento nos faróis, rodas especiais e pneus de borracha. Saiu na Serie Car Culture: Gulf, em 2019.
O Branco Perolizado é o primeiro que saiu na linha Hot Wheels, na Serie Car Culture: Air-Cooled, em 2017.
O design “Modificado” se justifica, com os arcos dos
para-lamas muito mais largos, com rodas e pneus bem largos, e a tampa do motor
levantada para refrigerar o motor traseiro, visível e com detalhamento simplificado
para a escala. Não tem para choques, e traz o radiador na frente, preparado
para as pistas.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2760s_Fiat_500D_Modificado
https://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_500#Abarth_695_SS_(1964%E2%80%931971)
Nenhum comentário:
Postar um comentário