O Torino nas cores Wimbledon White,
Royal Maroon e Presidential Blue
A NASCAR (National Association for Stock Car Auto
Racing) era a vitrine onde as fabricantes americanas precisavam brilhar, e a
disputa estava um tanto equilibrada, até que a Chrysler introduziu o
revolucionário 426 HEMI em 1964, dominando a categoria, até que o motor foi proibido
de correr em 1965, mas apesar das restrições, a Chrysler volta em 1966 retomando
vitórias, com David Pearson num Dodge acumulando 15 pódios e faturando o campeonato
de 1966.
Para a temporada de 1967, o time da MOPAR conquistaram
36 vitórias, além do recorde de Richard Petty, ao volante do Plymouth Belvedere
com motor HEMI. Pelo lado da Ford, com a segunda vitória consecutiva em Le
Mans, a diretoria ficou animada e encomendou aos projetistas que precisavam ser
competitivos também no quintal de casa.
David Pearson, com o Torino em 1967
Novos Mercury Montego, Cyclone, Fairlane 500 e o
Torino, uma versão dos Fairlane com teto SportsRoof (como eram chamados os Fastback
na Ford), que se tornou um Muscle-Car com três motores V8 de alta potência,
aliados à sua boa aerodinâmica, renderam à Ford 27 vitórias em 49 corridas; com
David Pearson no seu Torino Nº 17, preparado pela Holman-Moody conquistando o
título da temporada de 1967.
Com a Chrysler se mexendo para melhorar a aerodinâmica
de seus carros, a Ford, com a ajuda da Holman-Moody começaram a preparar uma
versão ainda melhor do Torino, batizado de Talladega, em homenagem ao novo Superspeedway
que seria inaugurado no Alabama.
Ford Torino Talladega, 1969
Testando alterações no túnel de vento, Ralph Moody e
os engenheiros da Ford mudaram o painel frontal, redesenhado com uma nova
inclinação de 30º, uma grade mais lisa e faróis expostos, e não atrás da grade
como no anterior. Este design deixou a frente seis polegadas (15,2 cm) mais
avançada, e ganhou o apelido de “Drop Snoot” (algo como “nariz caído”)
O para choque dianteiro (curiosamente construído a
partir do traseiro do Fairlane) ficou mais aerodinâmico, para lamas moldados à
mão, a seção abaixo das portas com maior rigidez e com menos turbulência, altura
rebaixada em uma polegada, melhorou a pressão aerodinâmica para aumentar a
velocidade nas curvas. Os Talladega receberam o V8 de 429 recentemente
homologados para uma edição limitada do Mustang, e os Dodge e Plymouth não
foram páreo para a Ford, que venceu 26 corridas durante a temporada de 1968.
Richard Petty, com o Torino Talladega, 1968
O maior golpe foi a mudança de Richard Petty
abandonando os Belvedere para correr com os Talladega, porque a Chrysler não
permitiu que a Plymouth fizesse a sua versão do Dodge Charger Daytona. Petty
venceu dez corridas com o Talladega, mas terminou o campeonato em segundo,
atrás de Davi Pearson, campeão de 1968.
O regulamento da NASCAR pedia no mínimo 500 exemplares
de rua para homologação, e todos foram construídos pela Holman-Moody, de
Atlanta, GA. Estes eram diferenciados dos Torino normais pelo capô pintado de
preto, seu interior era espartano, o banco dianteiro era inteiriço, disponível
apenas nas cores Wimbledon White, Royal Maroon ou Presidential Blue, apenas direção
hidráulica, freios assistidos, espelhos escurecidos, rodas de aço prateadas com
pneus F70x14 e rádio AM eram oferecidos como opcionais.
O V8 FE 429 Cobra Jet
Debaixo do capô, um V8 FE 428 Cobra Jet em vez do 429
Boss, mais acessível do que o motor de corrida. Com torque de 440 lb-ft a 3400
rpm e 335 hp a 5200 rpm declarados por causa dos prêmios de seguro, alguns
argumentam que a potência chegava a reais 450 hp. A taxa de compressão era de
10,6:1 e o carburador quádruplo Holley de 735 CFM alimentava o V8.
Era equipado com radiadores de óleo para o motor e a
direção hidráulica, uma caixa de câmbio C6 Cruise-O-Matic de três velocidades,
diferencial de deslizamento limitado Traction-Lok e a suspensão Competition
para alta performance, com amortecedores de duplo estágio.
Holman-Moody tinha limitações para produção, mas
ninguém fora da Ford sabia disso, mas Bill France, chefe da NASCAR, desconfiava
que a Ford pudesse ter o mínimo de 100 unidades para homologar o carro a tempo.
Então Big Bill (como era carinhosamente chamado) foi convidado a ver os carros
por si mesmo. A Ford o recebeu em um depósito e conta a lenda que lhe deram uma
confortável poltrona para se sentar, enquanto os Talladega passavam na sua frente.
Big Bill contou 100 carros, e liberou o modelo para correr; mas o que ele não
se apercebeu é que a Ford só tinha 40 carros prontos. Depois que as unidades
passavam na frente de Big Bill, eles davam a volta e entravam novamente,
completando assim a contagem!
No final da história, a Ford construiu um total de 754
exemplares do Torino Talladega, em janeiro e fevereiro de 1969; excedendo o
mínimo de 500 carros para homologação da NASCAR.
O Torino Talladega foi o primeiro carro da NASCAR que teve estudos aerodinâmicos para aumentar sua eficiência nas altas velocidades das pistas, e foi responsável para que a Chrysler criasse o Plymouth Superbird de 1970, fazendo Richard Petty retornar aos Plymouth e conquistar outro título em sua brilhante carreira.
Os “Aero Warriors” ganharam tantas corridas que a
NASCAR teve de limitar seus motores a 305 cid (5 L) a partir de 1970, mas a importância
da aerodinâmica começou a mudar os modelos, distanciando-os cada vez mais dos
modelos de rua “normais”. Credita-se ao Torino Talladega esta herança técnica, na
busca incessante de conseguir maior desempenho e velocidade nas pistas da
NASCAR.
Da minha coleção
O Torino Talladega de 1969 é um Hot Wheels, saiu na Serie HW Speed Graphics em 2016. Tem uma decoração fantasia, com a logotipia da UNION, e estilo das pinturas dos carros que competiam na NASCAR nos anos 1960-70. Sendo um Mainline, o chassi é de plástico, assim como as rodas 5SP da maioria dos Hot Wheels, mas estas pintadas de cinza. A grade dianteira e o painel traseiro são cromados, integrados ao chassi, sem nenhum decal de faróis ou lanternas. O casting é bem feito, inclusive o rebaixamento parece coerente com o carro real.
Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Torino_Talladega
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2769_Ford_Torino_Talladega
https://leotogashi.blogspot.com/2023/03/carros-e-filmes-gran-torino-clint.html
https://www.oldcarsweekly.com/features/car-of-the-week-1969-ford-talladega
https://www.streetmusclemag.com/features/rare-rides-the-1969-ford-torino-talladega/
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