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O Torino nas cores Wimbledon White, Royal Maroon e Presidential Blue |
A NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing) era a vitrine onde as fabricantes americanas precisavam brilhar, e a disputa estava um tanto equilibrada, até que a Chrysler introduziu o revolucionário 426 HEMI em 1964, dominando a categoria, até que o motor foi proibido de correr em 1965, mas apesar das restrições, a Chrysler volta em 1966 retomando vitórias, com David Pearson num Dodge acumulando 15 pódios e faturando o campeonato de 1966.
Para a temporada de 1967, o time da MOPAR conquistaram
36 vitórias, além do recorde de Richard Petty, ao volante do Plymouth Belvedere
com motor HEMI. Pelo lado da Ford, com a segunda vitória consecutiva em Le
Mans, a diretoria ficou animada e encomendou aos projetistas que precisavam ser
competitivos também no quintal de casa.
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David Pearson, com o Torino em 1967 |
Novos Mercury Montego, Cyclone, Fairlane 500 e o Torino, uma versão dos Fairlane com teto SportsRoof (como eram chamados os Fastback na Ford), que se tornou um Muscle-Car com três motores V8 de alta potência, aliados à sua boa aerodinâmica, renderam à Ford 27 vitórias em 49 corridas; com David Pearson no seu Torino Nº 17, preparado pela Holman-Moody conquistando o título da temporada de 1967.
Com a Chrysler se mexendo para melhorar a aerodinâmica
de seus carros, a Ford, com a ajuda da Holman-Moody começaram a preparar uma
versão ainda melhor do Torino, batizado de Talladega, em homenagem ao novo Superspeedway
que seria inaugurado no Alabama.
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Ford Torino Talladega, 1969 |
Testando alterações no túnel de vento, Ralph Moody e os engenheiros da Ford mudaram o painel frontal, redesenhado com uma nova inclinação de 30º, uma grade mais lisa e faróis expostos, e não atrás da grade como no anterior. Este design deixou a frente seis polegadas (15,2 cm) mais avançada, e ganhou o apelido de “Drop Snoot” (algo como “nariz caído”)
O para choque dianteiro (curiosamente construído a
partir do traseiro do Fairlane) ficou mais aerodinâmico, para lamas moldados à
mão, a seção abaixo das portas com maior rigidez e com menos turbulência, altura
rebaixada em uma polegada, melhorou a pressão aerodinâmica para aumentar a
velocidade nas curvas. Os Talladega receberam o V8 de 429 recentemente
homologados para uma edição limitada do Mustang, e os Dodge e Plymouth não
foram páreo para a Ford, que venceu 26 corridas durante a temporada de 1968.
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Richard Petty, com o Torino Talladega, 1968 |
O maior golpe foi a mudança de Richard Petty abandonando os Belvedere para correr com os Talladega, porque a Chrysler não permitiu que a Plymouth fizesse a sua versão do Dodge Charger Daytona. Petty venceu dez corridas com o Talladega, mas terminou o campeonato em segundo, atrás de Davi Pearson, campeão de 1968.
O regulamento da NASCAR pedia no mínimo 500 exemplares
de rua para homologação, e todos foram construídos pela Holman-Moody, de
Atlanta, GA. Estes eram diferenciados dos Torino normais pelo capô pintado de
preto, seu interior era espartano, o banco dianteiro era inteiriço, disponível
apenas nas cores Wimbledon White, Royal Maroon ou Presidential Blue, apenas direção
hidráulica, freios assistidos, espelhos escurecidos, rodas de aço prateadas com
pneus F70x14 e rádio AM eram oferecidos como opcionais.
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O V8 FE 429 Cobra Jet |
Debaixo do capô, um V8 FE 428 Cobra Jet em vez do 429 Boss, mais acessível do que o motor de corrida. Com torque de 440 lb-ft a 3400 rpm e 335 hp a 5200 rpm declarados por causa dos prêmios de seguro, alguns argumentam que a potência chegava a reais 450 hp. A taxa de compressão era de 10,6:1 e o carburador quádruplo Holley de 735 CFM alimentava o V8.
Era equipado com radiadores de óleo para o motor e a
direção hidráulica, uma caixa de câmbio C6 Cruise-O-Matic de três velocidades,
diferencial de deslizamento limitado Traction-Lok e a suspensão Competition
para alta performance, com amortecedores de duplo estágio.
Holman-Moody tinha limitações para produção, mas
ninguém fora da Ford sabia disso, e Bill France, chefe da NASCAR, desconfiava
que a Ford pudesse ter o mínimo de 100 unidades para homologar o carro a tempo.
Então Big Bill (como era carinhosamente chamado) foi convidado a ver os carros
por si mesmo. A Ford o recebeu em um depósito e conta a lenda que lhe deram uma
confortável poltrona para se sentar, enquanto os Talladega passavam na sua frente.
Big Bill contou 100 carros, e liberou o modelo para correr; mas o que ele não
se apercebeu é que a Ford só tinha 40 carros prontos. Depois que as unidades
passavam na frente de Big Bill, eles davam a volta e entravam novamente,
completando assim a contagem!
No final da história, a Ford construiu um total de 754
exemplares do Torino Talladega, em janeiro e fevereiro de 1969; excedendo o
mínimo de 500 carros para homologação da NASCAR.
O Torino Talladega foi o primeiro carro da NASCAR que teve estudos aerodinâmicos para aumentar sua eficiência nas altas velocidades das pistas, e foi responsável para que a Chrysler criasse o Plymouth Superbird de 1970, fazendo Richard Petty retornar aos Plymouth e conquistar outro título em sua brilhante carreira.
Os “Aero Warriors” ganharam tantas corridas que a
NASCAR teve de limitar seus motores a 305 cid (5 L) a partir de 1970, mas a importância
da aerodinâmica começou a mudar os modelos, distanciando-os cada vez mais dos
modelos de rua “normais”. Credita-se ao Torino Talladega esta herança técnica, na
busca incessante de conseguir maior desempenho e velocidade nas pistas da
NASCAR.
Da minha coleção
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Torino Talladega, Hot Wheels |
O Torino Talladega de 1969 é um Hot Wheels, saiu na Serie HW Speed Graphics em 2016. Tem uma decoração fantasia, com a logotipia da UNION, e estilo das pinturas dos carros que competiam na NASCAR nos anos 1960-70. Sendo um Mainline, o chassi é de plástico, assim como as rodas 5SP da maioria dos Hot Wheels, mas estas pintadas de cinza. A grade dianteira e o painel traseiro são cromados, integrados ao chassi, sem nenhum decal de faróis ou lanternas. O casting é bem feito, inclusive o rebaixamento parece coerente com o carro real.
Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Torino_Talladega
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2769_Ford_Torino_Talladega
https://leotogashi.blogspot.com/2023/03/carros-e-filmes-gran-torino-clint.html
https://www.oldcarsweekly.com/features/car-of-the-week-1969-ford-talladega
https://www.streetmusclemag.com/features/rare-rides-the-1969-ford-torino-talladega/
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